sexta-feira, 28 de setembro de 2012

SÁBADO 29 DE SETEMBRO


Etiquetas: , , ,

terça-feira, 20 de maio de 2008

ÚLTIMAS: PONTE DE SOR DELPHI ENCERRA: 500 TRABALHADORES PARA O DESEMPREGO [ XX ]

TRABALHADORES DA DELPHI CUMPREM HOJE O 3 DIA DE GREVE


Os trabalhadores da unidade idustrial Delphi de Ponte de Sor, cumprem hoje o terceiro dia de greve, a paralização teve inicio às 0 horas desta terça-feira.
Para hoje está prevista uma manifestação dos trabalhadores da Delphi pelas ruas da cidade de Ponte de Sor.

Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, 15 de maio de 2008

ÚLTIMAS: PONTE DE SOR DELPHI ENCERRA: 500 TRABALHADORES PARA O DESEMPREGO [ XIX X]

Delphi/Ponte de Sor:
Trabalhadores mantêm greve de terça-feira 20 de Maio de 2008 e manifestação nas ruas de Ponte de Sor




Ponte de Sor, 15 Maio - Os trabalhadores da Delphi em Ponte de Sor, hoje em greve, decidiram manter o protesto previsto para terça-feira, seguido de uma manifestação pelas ruas da cidade, revelou à agência Lusa um dirigente sindical.

A decisão dos trabalhadores foi tomada em plenário realizado durante a tarde de hoje, no mesmo dia em que decorre uma greve de 24 horas em protesto contra o impasse negocial com a empresa em torno das indemnizações, devido ao fecho da fábrica no primeiro trimestre de 2009.

Vamos realizar a greve já marcada para terça-feira, durante 24 horas, e, associada ao protesto, vamos fazer uma manifestação pelas ruas de Ponte de Sor, disse à agência Lusa José Simões, secretário-geral do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA).

A manifestação, segundo o mesmo dirigente sindical, deverá ter início por volta das 16:00, após um plenário de trabalhadores às 15:30, percorrendo várias artérias da localidade, até ao edifício da Câmara Municipal.

Queremos responsabilizar ainda mais a empresa, que não está a dar resposta para encontrar uma solução para toda esta situação, disse José Simões.

O SIMA já tinha garantido, durante a manhã, que a greve de hoje, nos dois primeiros turnos (noite e manhã), rondou os 90 por cento.

No terceiro turno, que deveria ter começado a trabalhar de tarde, a adesão foi mesmo total, segundo José Simões.

Todos os trabalhadores do terceiro turno estiveram em bloco à porta da empresa e não trabalharam, garantiu.

Já a administração da multinacional norte americana, em declarações à Lusa, refutou os números do sindicato, garantindo que a adesão ao protesto, no conjunto dos três turnos, só atingiu os 37 por cento.

Além disso, a administração da Delphi negou que a produção, ao contrário do que o secretário-geral do SIMA tinha avançado, tenha parado.

Confrontado pela Lusa sobre estas garantias, o responsável sindical manteve que a produção esteve completamente parada durante todo o dia devido à greve e exigiu à administração da empresa mais seriedade.

Ao dizerem isso [administração], estão a abandalhar toda a seriedade e credibilidade que deveriam ter. Uma administração que gere uma empresa tem que ter seriedade e honestidade, senão engana-se a si própria, argumentou.

A administração da Delphi, em comunicado enviado à Lusa, garantiu também que a proposta de indemnização apresentada aos trabalhadores [dois salários por cada ano de trabalho] é justa.

A Delphi confia que os trabalhadores, e todas as partes envolvidas, reconheçam isso e acredita que a mesma é do interesse de todas as partes de forma a chegar-se a um acordo o mais breve possível, acrescenta o comunicado.

Para José Simões, tais afirmações não passam de aldrabice.

Acredito que a proposta é justa para a administração, mas não é justa para os trabalhadores e seus representantes sindicais, afiançou.

Os mais de 400 operários da fábrica realizam hoje a segunda greve de 24 horas devido ao impasse no processo negocial com a empresa em torno das indemnizações e outras eventuais compensações.

A fábrica de Ponte de Sor, que emprega 439 operários efectivos, além de cerca de 80 a contrato, produz apoios, mecanismos para portas de correr automatizadas e sistemas de protecção de ocupantes para vários modelos de veículos automóveis.

Os operários defendem indemnizações de 2,8 salários, enquanto a administração propõe dois salários por cada ano de trabalho.


RRL.

Lusa

Etiquetas: , , , , ,