quinta-feira, 4 de novembro de 2004

AO ESTADO A QUE ISTO CHEGOU!

/>

foto: Rui Cabral
Era uma vez uma ponte que dava o nome à cidade e ao concelho.
Em nome do progresso da "treta", autoriza-se a destruição da ponte...
O resto é uma "história de pasmar":
Lá vem a Nau Catrineta
Que tem muito que contar
Dom João José de Bugalheira à Proa
Santanás a comandar
Ouvi agora senhoresuma história de pasmar

D. Bagão conta o pilim
D. Morais trata das velas
D. Guedes limpa com VIM
tachos pratos e panelas
D. Pereira na enfermaria
conta pensos e emplastros
E o D. António Mexia
põe vaselina nos mastros

Rumava a Nau certo dia
Rio Sor abaixo até Montargil
passando por Ponte do Sor
já perto do Açude
quando esta história se deu
e a qual passo a contar
tal e qual aconteceu
assim sem pôr nem tirar

Ia ao leme o capitão
Dom João José de Bugalheira
com o sextante na mão
a ver se era capaz
de medir correctamente
a'ltura do astro rei
poder dizer finalmente
"até que enfim, acertei!"

Nas aulas de marear
fôra uma nódoa pegada
na arte de calcular
a'ltura que o sol levava
Cem vezes fôra a exame
e por cem vezes chumbara
sendo alvo do vexame
de todos com quem cursara

Tantava agora sozinho
sem ninguém em seu redor
com calma, devagarinho
sempre dando o seu melhor
Mas logo voltou a ver
que o seu cálculo falhara
e que não podia ser
verdade o que calculara

Fizera tudo certinho
como manda o manuall
era todo aquele livrinho
desde o início ao final
Só que aquilo que extraía
ao fazer a medição
é que em vez do Açude
estava era perto do Sume

"Que me valha N.ª Sra. dos Prazeres
padroeira da marinha
já fiz merda novamente
mas que triste sina a minha
mas porque é que não atino
com o raio da medição?
será obra do destino
será praga ou maldição?"

Ao drama de toda a cena
bem escondido num cantinho
junto à vela da mezena
assistia Dom João Manuel da Bugalheira
"Pobre do meu capitão
por todo o bem deste mundo
daixa-me dar-lhe uma mão
ou espeta a barca no fundo!"

"Senhor meu, não reparais?
trocasteis direita e esquerda
perdesteis os cardeais
por isso a conta deu merda!
O Oeste é à canhota
sendo que o Sul fica atrás
tomando o Norte por rota
é sempre assim que se faz!"

"Ai troquei os cardeais
sua bichola maluca?
por acaso vós pensais
que já estou xéxé da cuca?
sei bem onde fica o Norte
não fiquei desnorteado
tive foi a pouca sorte
do sextante estar marado!"

Temendo desmascarara
desculpa esfarrapada
e do acto resultar
ver a barca escaqueirada
com um sorriso postiço
disse p'ró seu capitão:
"Então se calhar é isso...
deveis ter toda a razão!"

Vendo que D. Santanás
papara linha e anzol
qual raposinho sagáza
pontou então p'ró sol
"Ou é aquele mariola
que anda sempre a brincar
querendo lixar-lhe a carola
anda a mudar de lugar!"

Vós Senhor meu capitão
tendes um ar tão cansado
escutai minha opinião
ide dormir um bocado
podereis ter a certeza
e confiança também
que atracarei em beleza
a Nau chegando a Montargil !"

"Acabasteis o sermão?
pois então ouvi agora
seu boiola quarentão
antes que vá borda-fora
ou que lhe ponha na mão
a esfregona e a vassoura
o balde, a pá e o sabão
e a tal cabeleira loura...

Como explicava a El-Rei
minha bichona cegueta
ter posto o Capitão Gay
ao leme da Catrineta?
mandava-me fuzilar
ou punha-me a pão e sopa
ao ver a Nau atracar
não de bordo, mas de pôpa!"
Maria da Fonte da Vila

PS: Qualquer semelhança com a realidade é pura imaginação do leitor


Etiquetas:

2 Comments:

At 11 de novembro de 2004 às 13:48, Anonymous Anónimo said...

É mesmo uma história de pasmar...
Dr. Bugalheira vai ficar na história como "O DESTRUIDOR" do património histórico da cidade de Ponte de Sor.
Já é tempo de mandar o bugalheira à MERDA...

 
At 11 de dezembro de 2004 às 01:24, Anonymous Anónimo said...

Me diga e a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais? por acaso isso que fala aqui é verdade? Pasmei... deve ter por aí algum doido surtado...

 

Enviar um comentário

<< Home