quinta-feira, 25 de novembro de 2004

COMEÇA HOJE EM PORTALEGRE


Festival Cores e Sabores


Produtos protegidos com menções comunitárias, modos de produção particular (Agricultura Biológica e protecção Integrada), oficinas, exposições, palestras, música, conferências, provas, danças e desfiles, são os atractivos do Festival Cores e Sabores que arranca hoje, em Portalegre.
O Festival Cores e Sabores que decorre até ao próximo domingo, visa afirmar Portalegre como capital dos produtos protegidos, realizando-se pelo segundo ano consecutivo, nas instalações do mercado municipal da cidade.
O certame que será inaugurada quinta-feira às 17:00 pelo ministro-adjunto do Primeiro-Ministro, Henrique Chaves, integra uma mostra de produtos tradicionais de qualidade, bem como produtos de todo o mundo, como o Brasil, a Polónia, a Espanha, ou a França.
O presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Mata Cáceres, disse que este o aproveitamento deste tipo de produtos pode contribuir para o desenvolvimento da região.
"Nós não temos nenhum poço de petróleo, nem nenhum outro tipo de riqueza para sobrevivermos e se projectar-mos este tipo de produtos poderemos estar perante uma via de rendimento alternativa".
O autarca lamentou que este tipo de produtos não sejam ainda levados a sério a não ser nestes dias festivos.
"Esta feira não pode ser banalizada porque nela só estão representados os produtos que obedecem aos critérios de qualidade previamente definidos".
O Festival Cores e Sabores que tem como principais promotores a Câmara Municipal de Portalegre, a Região de Turismo do Norte Alentejano, a Associação de Produtores Florestais do Norte Alentejano e a Natur-al-Carnes, contará ainda com a presença de um reconhecido chefe de cozinha, entendidos, artistas e figuras públicas apreciadoras destes produtos.
O programa do "Cores e Sabores" integra ainda a assinatura, na sexta-feira, de um protocolo que consagra a adesão à rede Origin, de quatro agrupamentos de produtores, dois dos quais do Norte Alentejano.
A importância desta assinatura tem a ver com o facto de estes serem os primeiros produtores portugueses a estar inseridos nesta rede internacional de protecção a produtos com indicação geográfica.
A rede Origin (Organização para um rede internacional de indicações geográficas) foi lançada em Genéve (Suiça) em 11 Junho de 2003 por produtores com indicações geográficas de África, Ásia, América Latina e do Norte da Europa, encontrando-se sedeada na Suiça e representando actualmente mais de um milhão de produtores de produtos tradicionais de mais de 30 paises.
A Origin tem como objectivos promover as indicações geográficas como um instrumento de desenvolvimento e como um forma de proteger os conhecimentos locais, bem como procurar uma melhor protecção das indicações geográficas ao nível regional, nacional e internacional.
A partir de sexta-feira os Agrupamentos de Produtores APAFNA e Natur-al-Carnes, a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha e a Associação de Produtores de Maça de Alcobaça farão parte de uma vasta rede internacional.
Para Carlos Vacas de Carvalho, presidente dos Agrupamentos de Produtores APAFNA e Natur-al-Carnes, "os agrupamentos de produtores que vão aderir a esta rede passam a ter um espaço alargado de diálogo e de partilha de experiências importantes para conseguir projectar de forma mais eficaz os seus produtos no mundo".