sexta-feira, 19 de novembro de 2004

FÚRIA


Ainda bem que não perdi a capacidade de ficar furioso, é a palavra certa, furioso, com determinados actos políticos. A pergunta aprovada por PSD-PP-PS para o referendo europeu é um insulto a todos os portugueses, e mostra, melhor do que nenhuma outra coisa, o desprezo que quem a aprovou tem pelo povo, por Portugal, palavra com que enchem a boca na razão directa do mau trato que dão ao país onde nasceram e a todos nós.

Voltarei ao assunto, mas penso que é importante discutir já se, em vez de uma campanha para votar "não", se devia organizar um movimento cívico de recusa deste falso referendo e de contestação da sua legitimidade.

(Só depois de ter escrito esta nota comecei a ler o que se diz no mesmo sentido em vários blogues. Não são muito importantes aqui as autorias, mas o protesto colectivo e a exigência que esse protesto tenha meios de se expressar nos grandes meios de comunicação social com a mesma relevância dos defensores do "sim" que votaram esta pergunta manipuladora.)

*

A "pergunta" : "Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?"

José Pacheco Pereira

in:http://abrupto.blogspot.com