sexta-feira, 19 de novembro de 2004

JOSÉ LUIS PEIXOTO


Nasceu em 1974, em Galveias.
É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou, durante vários anos, textos de poesia e prosa no suplemento DN Jovem.
Foi, durante alguns anos, professor do ensino secundário, tendo dado aulas na Lousã, em Oliveira do Hospital e na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

Vencedor do Prémio Jovens Criadores do Instituto Português da Juventude nos anos de 1998 e 2000, tinha já publicado, antes de Nenhum Olhar, vários conjuntos de poemas, nos cadernos Átis, e a ficção breve Morreste-me, dada à estampa em Maio de 2000, numa edição de autor rapidamente esgotada.

Em Outubro de 2000 publicou, na Temas e Debates, o seu primeiro romance, Nenhum Olhar, que lhe valeu de imediato um largo reconhecimento da crítica, plenamente confirmado com o facto de ter vencido, no ano seguinte o Prémio José Saramago, da Fundação Círculo de Leitores (destinado à melhor obra de ficção em língua portuguesa escrita por um autor com menos de 35 anos), e foi considerado finalista (facto raro para uma primeira obra) para a atribuição de dois dos mais importantes prémios literários desse mesmo ano: o Grande Prémio de Romance e Novela da APE e o Prémio do Pen Club.

Foram estes dois livros que, já traduzidos em quatro línguas e em negociação para várias outras, lhe garantiram o lugar que hoje ocupa como um dos jovens romancistas de maior destaque na Europa.

O livro de poesia A Criança em Ruínas, lançado em 2001 e com edições sucessivas, constituiu um novo êxito de público e de crítica.

O lançamento de Uma Casa na Escuridão (romance) e de A Casa, a Escuridão (poemas), feito em simultâneo em Outubro de 2002, é outro marco importante no percurso do autor, pela originalidade de uma ficção e de um livro de poemas que remetem para um mesmo e fortíssimo universo ficcional.

Tendo representado Portugal em diversos eventos literários internacionais (Paris, Madrid, Frankfurt, Zagreb, entre outros), foi em 2002 o primeiro autor português convidado para a residência de escritores na Ledig House, em Nova Iorque, encontrando-se já a preparar o seu terceiro romance.

É colaborador regular de vários jornais e revistas como o DNA (Diário de Notícias), e o Jornal de Letras.
OBRAS PUBLICADAS
Ficção:
Morreste-me. Lisboa, ed. Autor, 2000; Lisboa: Temas e Debates, 2001 (4ª edição, Outubro de 2002)
Nenhum Olhar (romance). Lisboa: Temas e Debates, 2001 (5ª ed., Outubro 2002)
Uma Casa na Escuridão (romance). Lisboa: Temas e Debates, 2002.
Poesia:
A Criança em Ruínas, Vila Nova de Famalicão: Quasi, 2001.
A Casa, a Escuridão, Lisboa: Temas e Debates, 2002.
PRÉMIOS LITERÁRIOS
Prémio "Jovens Criadores" do Instituto Português da Juventude de 1998 e 2000
Prémio José Saramago, da Fundação Círculo de Leitores, 2001.
TRADUÇÕES de Nenhum Olhar:
Espanhol - Nadie nos Mira. Trad. Bego Montorio. Hondarribia: Hiru, 2001(2ª edição, 2002)
Italiano - Nessuno Sguardo. Trad. Silvia Cavallieri, Roma:La Nuova Frontiera, 2002.
Estão neste momento em curso traduções para francês (Éditions Grasset) e croata (VBZ)