terça-feira, 12 de abril de 2005

EM PORTALEGRE CIDADE...

A 5ª edição da Feira de Doçaria Conventual de Portalegre decorre entre 15 e 17 de Abril, na capital de distrito, e irá contar com a presença de mais de 50 doceiros, nacionais e internacionais.

O certame abre portas nos próximos dias 15, 16 e 17 de Abril, nos claustros da fachada do Mosteiro de S. Bernardo, o qual vai reunir mais de meia centena de doceiros, "com doces conventuais de todo o país e da Europa, como Alemanha, Espanha e França", salienta o município portalegrense.


Assim sendo, neste certame dedicado à doçaria conventual, os visitantes podem encontrar, entre muitos outros, lampreia de ovos, papos de anjo, manjar branco, ovos moles, sopa dourada, trouxas de ovos, palha de Abrantes, toucinho do céu, castanhas de ovo, pão de rala, yemas, pastas e pasteles, almendrados, friture lait, macarons pâtes d’amandes, pâte de fruits, croquets aux amandes ou madeleines.


Além disso, a "arte destes doceiros será posta à prova num concurso de Doces, com as categorias «O melhor Toucinho do Céu» e «O melhor Doce Conventual», sob a égide da Confraria Gastronómica do Norte Alentejano", sublinha a autarquia de Portalegre.


A mostra “O Licor e a arte do vidro”, vai estar patente ao público na Sala do Capítulo, e inclui uma ampla colecção de licoreiros, garrafas, copos e licores alemães, espanhóis, franceses e portugueses, na qual os visitantes poderão observar objectos de diversas épocas.


Em termos de animação deste certame, para a Igreja do Mosteiro estão agendados concertos, de Música Barroca com os Vox Angelis, e com o grupo A Naifa, na alpendrada do Mosteiro.


A V Feira da Gastronomia vai estar aberta ao público no dia 15 entre as 18 e as 23 horas, dia 16 entre as 14 e as 23 horas e dia 17 entre as 14 e as 21 horas, sendo que as entradas têm o preço de um euro.

A organização deixa um apelo para que venham "deliciar-se no Mosteiro de S. Bernardo, Portalegre".


Programa:
Dia 15 de Abril
18h – Inauguração da Feira e da Exposição “O licor e a arte do vidro”
19h – Lançamento do desdobrável turístico “Portalegre, cidade dos 7 conventos”
21h30 – Concerto de música clássica com o Quarteto Barroco Vox Angelis (Igreja do Mosteiro)
23h – Encerramento da Feira


Dia 16 de Abril
14h – Abertura da Feira
15h – Concurso de doçaria (Confraria Gastronómica do Norte Alentejano)
16h – Animação alusiva à época barroca pela Tempos e Ventos
17h – O fazer dos doces
21h30 – Concerto pelo Grupo A Naifa (alpendrada do Mosteiro)
23h – Encerramento da Feira


Dia 17 de Abril
14h – Abertura da Feira
17h – O fazer dos doces
18h – Entrega de prémios referentes ao Concurso de doçaria
21h – Encerramento da Feira