quinta-feira, 7 de abril de 2005

ECOFAMÍLIAS

Quercus PROCURA
famílias que queiram poupar energia em casa:
candidaturas até 15/Abril



As EcoFamílias são agregados familiares seleccionados que durante um ano serão acompanhadas por técnicos especializados na tentativa de reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto térmico das casas, avaliando-se essa melhoria através de algumas visitas às residências associadas à monitorização de determinados parâmetros, desde a temperatura e a humidade ao consumo de gás e electricidade.



A situação energética em Portugal é demasiado dramática para que os portugueses não dêem o seu contributo e procurem poupar energia em casa:

- O aumento do consumo de electricidade entre 2003 e 2004 foi de cerca de 6%, numa altura em que a economia estava parada, com a variação do Produto Interno Bruto em recessão técnica, abaixo de 1%;

- Comparando os meses de Janeiro de 2004 e de 2005, o aumento do consumo de electricidade foi de cerca de 9%;

- Em período de seca, quase toda a produção de electricidade em Portugal é feita através de centrais termoeléctricas, reflectindo-se numa maior poluição do ar, quer de poluentes atmosféricos como os óxidos de azoto, o dióxido de enxofre, partículas e outros, quer de dióxido de carbono, um dos principais gases de efeito de estufa.

- A Quercus estima que em 2004 Portugal possa já ter atingido 50% de aumento nas emissões de gases de efeito de estufa em relação a 1990 quando o Protocolo de Quioto não permite um aumento superior a 27% para o período 2008-2010;

Assim, os portugueses estão a consumir mais energia, facto que não se reflecte num aumento equivalente do conforto, e a componente de energias renováveis (que não a grande hídrica) continua a ser muito diminuta, na oferta de energia mais limpa, em termos de emissões, e que não tem um custo e uma disponibilidade dependentes dos mercados externos.

O Projecto EcoCasa

O Projecto EcoCasa pretende apoiar os cidadãos a pouparem energia em suas casas, em questões como a iluminação, os electrodomésticos, o fogão, o aquecimento de água, o conforto térmico da sua casa e informá-los sobre como se pode planear e construir uma habitação energeticamente mais eficiente.

Este projecto é uma das iniciativas da Quercus com maior expressão na área da educação e formação ambiental. O projecto teve início em Janeiro de 2004 e prolongar-se-á até pelo menos Dezembro de 2006, integrando várias componentes de sensibilização entre elas as que agora são iniciadas: a componente EcoFamílias e o início de funcionamento, após um período experimental, da linha EcoCasa.

Quercus procura ECOFAMÍLIAS que queiram fazer um esforço concreto na poupança de energia em casa

Uma das componentes do Projecto EcoCasa é as EcoFamílias e Tele-EcoFamílias:

- As EcoFamílias serão agregados familiares seleccionados, dos concelhos de Lisboa e Oeiras, que durante um ano serão acompanhadas por técnicos especializados na tentativa de reduzir o consumo de energia e melhorar o conforto térmico das casas, avaliando-se essa melhoria através de algumas visitas às residências associadas à monitorização de determinados parâmetros, desde a temperatura e a humidade ao consumo de gás e electricidade.

- As Tele-EcoFamílias serão agregados familiares dispersos por todo o país onde a avaliação da situação e as sugestões de poupança serão feitas por telefone, correio electrónico e/ou correio, acompanhando-se também a evolução das contas de gás e electricidade ao longo do tempo.

Como pode um agregado familiar candidatar-se?

A Quercus receberá candidaturas de agregados familiares através do correio electrónico info@ecocasa.org ou do telefone 21-7782090 até ao dia 15 de Abril. Posteriormente, de acordo com a selecção efectuada, cada um dos agregados familiares será contactado, ficando a saber se foi ou não seleccionado. Na selecção vários factores serão ponderados, tais como o tamanho do agregado familiar, o tipo de habitação e a zona do país.

Numa primeira fase o número de ecofamílias a seleccionar será de vinte e o número de tele-ecofamílias de cinquenta.