segunda-feira, 15 de novembro de 2004

NO CONCELHO DE AVIS



V Mostra Gastronómica do Concelho de Avis
com Festival de Sabores

O desenvolvimento local é indissociável daquilo que uma região tem de mais típico. É este espírito que preside à realização da V Mostra Gastronómica do Concelho de Avis que irá decorrer de 19 a 21 de Novembro.
O certame deste ano está subordinado ao tema “Migas da Minha Terra” e conta com a participação de seis restaurantes do concelho, que durante três dias vão incluir nas suas ementas alguns pratos típicos da região, entre os quais tem que constar, “obrigatoriamente”, um prato de migas.
Assim, no dia 20 às 16 horas, os visitantes podem degustar alguns pratos e vinhos típicos da gastronomia avisense na prova “A Tradição à Mesa”, que se realiza no Museu de Avis – Etnografia e Arqueologia, onde cada um dos restaurantes aderentes à iniciativa apresenta uma mini-ementa composta por vários pratos, entre entradas, sopas, pratos de peixe, de carne e doces.
A Mostra inclui um concurso gastronómico, que se realiza no dia 21 a partir das 12 horas, intitulado “Migas da Minha Terra”, em que o júri, composto por elementos da associação Slow Food Portugal, se deslocará aos restaurantes participantes para provar e eleger os melhores pratos de migas em concurso.Finalmente, também no dia 21, o salão da Junta de Freguesia de Avis recebe as iguarias de “Ao Sabor dos Doces e Licores Regionais”, uma exposição organizada pelo Rancho Folclórico de Avis que apresenta bolos, doces e licores tradicionais elaborados pelo grupo etnográfico e pela população, que pode, assim, participar activamente nesta iniciativa. Por um preço simbólico, os visitantes poderão deliciar-se com os acepipes expostos, cujas receitas serão reunidas com o objectivo de enriquecer o património cultural do grupo e salvaguardar a tradição gastronómica do concelho. Recorde-se que a edição de 2003 deste certame de doçaria foi organizada pela Câmara Municipal de Avis, com o objectivo de reunir receitas tradicionais para, posteriormente, elaborar um guia a ser editado.
A V Mostra Gastronómica do Concelho de Avis é organizada pelo Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Avis, com a colaboração do Rancho Folclórico de Avis.
Através desta iniciativa, o Município de Avis pretende valorizar e divulgar a riquís-sima gastronomia do concelho, que reflecte as suas remotas raízes culturais.
Quem passar pelo concelho nestes dias tem paragem obrigatória nos restaurantes “Água Doce”, “Martins”, “Mestre de Avis” e “Retiro da Ponte”, em Avis; “Tasca do Montinho”, em Alcórrego e “O Êrico”, em Benavila.
Os amantes da gastronomia ou, simplesmente, curiosos, podem aproveitar esta deliciosa oportunidade para visitar o concelho de Avis

Etiquetas:

1 Comments:

At 4 de dezembro de 2007 às 19:43, Anonymous Anónimo said...

sugeriram-me um restaurante em ponte de sor...... é fantastico tem entradas espetaculares e uma optima comida caseira e uma salada de fruta divinal...para quem admira este tipo de comida vai adorar!

 

Enviar um comentário

<< Home