segunda-feira, 15 de novembro de 2004

NA VILA DE GALVEIAS



500 euros a cada bebé
Galveias paga a crianças que nascerem na vila


A Junta de Freguesia de Galveias, distrito de Portalegre, considerada a mais rica do país, anunciou que vai passar a pagar 500 euros a cada criança que nascer na vila, num incentivo à natalidade.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia, António Delgadinho, explicou que a iniciativa pretende contribuir para a fixação de população e promover o crescimento demográfico na vila, actualmente com dois mil habitantes.

Localizada no concelho de Ponte de Sôr, distrito de Portalegre, a autarquia de Galveias é considerada a mais rica do país, administrando cerca de dois terços de uma herança legada à freguesia, cujo o valor global ascende a 50 milhões de euros. Com recursos financeiros e preocupada com a desertificação populacional da terra, a Junta de Freguesia tem vindo a tomar várias medidas para fixar habitantes. António Delgadinho adiantou à Lusa que a Junta de Freguesia já suporta o pagamento de uma percentagem das mensalidades das crianças que frequentam os infantários, além de atribuir bolsas de estudo a alguns alunos residentes no concelho. "Vamos agora instituir o pagamento de 500 euros por cada criança que nasça nesta freguesia para promover o aumento da taxa de natalidade", sublinhou. Segundo o autarca, a Junta de Freguesia está igualmente a apostar na criação de postos de trabalho, tendo já adquirido terrenos para criar uma zona industrial. "Sem emprego também não conseguimos fixar os habitantes", justificou. Com cerca de dois mil habitantes, a vila de Galveias está situada na encosta de uma colina, é fértil em azeite, frutas e cortiça. É atravessada pela Estrada Nacional 244, que liga Avis à Sertã. A Junta de Freguesia de Galveias é apontada como a mais rica do país, administrando aproximadamente dois terços da herança legada à freguesia pelo Comendador José Godinho de Campos Marques. A herança engloba prédios rústicos e urbanos, distribuídos pelos concelhos de Lisboa, Torre Vedras, Borba, Estremoz, Monforte, Crato, Avis e Ponte de Sor e o seu valor ultrapassa 50 milhões de euros.

Etiquetas: