terça-feira, 16 de novembro de 2004

PORQUE SERÁ QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE SOR NÃO CUMPRE?


"Projecto Limpeza da Paisagem"
«Com a implementação do Sistema Multimunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos e a criação da VALNOR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos S. A. e com o encerramento e recuperação das 22 lixeiras de grande dimensão existentes no Distrito ficaram criadas as condições necessárias a uma adequada gestão dos resíduos sólidos urbanos. Subsistem no entanto algumas situações que importa salvaguardar, estudando e disponibilizando soluções adequadas que satisfaçam as necessidades dos munícipes de forma a solucionar as questões que ainda perduram e que impeçam o alastramento de locais ilegais de deposição de resíduos. Referimo-nos neste caso ao eventual alargamento do horário de recepção dos ecocentros, onde se depositam as grandes quantidades de resíduos ou os ‘monstros’ domésticos e a adequada gestão dos circuitos de recolha. Referimo-nos também à questão dos resíduos industriais. Não pode existir uma política sustentável de atracção e fixação de investimentos se não pudermos proporcionar soluções ambientalmente correctas para o tratamento deste tipo de resíduos. Subsiste também a questão dos resíduos provenientes da indústria de construção civil, nomeadamente os entulhos e sua eventual futura reutilização nomeadamente na construção (compactação) de vias públicas.
Surge assim, por proposta da DRAOT Alentejo,
o projecto ‘Limpeza da Paisagem’ que visa por um lado terminar com a existência de locais não autorizados para a deposição de resíduos, eliminando um factor de desestabilização da paisagem alentejana e por outro lado encontrar soluções para a deposição dos resíduos provenientes das demolições e construções de edifícios (entulheiras).
Não se esquecerá também neste projecto a educação e sensibilização ambiental, nem também e parte importante deste processo a existência de Regulamentos Municipais de Higiene Urbana, prevendo medidas sancionatórias do incumprimento.
Durante o ano de 2003, foi elaborado o projecto de candidatura que foi apresentado na DRAOT e mereceu parecer favorável daquela entidade, embora necessitando de reformulação financeira. Acresce ainda dizer que é necessário programar qual a estrutura de custos que permitirá sustentar este projecto, bem como a definição da entidade gestora e respectivo enquadramento. Este processo foi iniciado no final de 2003, pelo que estas definições ocorrerão certamente durante o primeiro trimestre de 2004.»

In:http://www.amna.pt/actividades.htm#10%20-%20Energia,%20Ambiente%20e%20Metrologia

No plano de actividades da AMNA - Associação de Municípios do Norte Alentejano, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, consta o texto acima reproduzido.
Porque será que a Câmara Municipal de Ponte de Sor, não cumpre o plano e projecto « "Limpeza da Paisagem" que visa por um lado terminar com a existência de locais não autorizados para a deposição de resíduos, eliminando um factor de desestabilização da paisagem alentejana e por outro lado encontrar soluções para a deposição dos resíduos provenientes das demolições e construções de edifícios (entulheiras).»?

2 Comments:

At 17 de novembro de 2004 às 14:53, Anonymous Anónimo said...

Este Pinto é mesmo uma grande "BESTA", defende uma coisa para o distrito e faz outra na Câmara Municipal de Ponte de Sor...
ESTRUMEIRAS É COM ELE E COM OS SEUS CAPANGAS...
CHEGA DFE MERDA POR TODO O LADO DO CONCELHO DE PONTE DE SOR!

Joana Reis

 
At 17 de novembro de 2004 às 15:05, Anonymous Anónimo said...

Pobre concelho o nosso...
Governado por uma amostra de ave de capoeira!

Fátima

 

Enviar um comentário

<< Home