segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

IV EDIÇÃO DOS JOGOS DO NORTE ALENTEJANO
JOVENS EM MOVIMENTO NUMA PRÁTICA DESPORTIVA SAUDÁVEL


A Associação de Municípios do Norte Alentejano (AMNA) juntamente com as Autarquias do Norte Alentejano contando com a colaboração do Movimento Associativo e Escolas vai levar a efeito mais uma iniciativa que já ganhou projecção com o objectivo de proporcionar aos jovens uma prática desportiva mais efectiva e saudável; os IV Jogos do Norte Alentejano com início marcado para o próximo dia 29 de Janeiro prolongando-se até ao mês de Junho A apresentação dos Jogos realizou-se na Sede da AMNA com presença de autarcas, Técnicos, e representantes de Associações de modalidade desportiva. A nível da AMNA esteve presente o Dr. Taveira Pinto, (Presidente) a Dra. Maria do Rosário (Administradora Delegada) Carlos Nogueiro que teceu breves considerações saudando as 13 Autarquias aderentes, e José Mercês a quem competiu apresentar a estratégia (bem elaborada) que vai servir de suporte aos Jogos assente entre outros, nestes pressupostos.

População alvo muito abrangente
Pretendem promover a prática desportiva em que todos possam participar, tendo em conta as características e possibilidades de cada um, de acordo com os escalões etários definidos pelos regulamentos de cada actividade e as suas motivações.A População - Alvo que se pretende atingir com estes Jogos podem ser todo o tipo de participantes em representação de clubes, escolas, colectividades, empresas ou outras entidades, podendo também participar a título individual ou através de grupos informais.Assim podemos referir os seguintes grupo-alvo: jovens, trabalhadores, deficientes, idosos e reformados, atletas, antigos atletas e famílias.

A opinião dos responsáveis
O Professor Ricardo Graça, Delegado do Instituto Desporto Portugal(IDP) observou que os Jogos vão possibilitar uma prática desportiva mais alargada, com a preocupação de enquadrar pessoas com deficiência, uma mais valia para o Distrito. Sublinhou ainda que os Jogos se identificam com os ideais do (IDP) daí o apoio desde a primeira edição. Sérgio Luz, Vereador do Desporto da CMP falou das actividades do dia inaugural com palco central no Pavilhão do Nerpor, felicitando a AMNA pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo. É importante realçar a prática desportiva, a Câmara de Portalegre assume a organização do Festival de Abertura com a (AMNA) que terá uma corrida pela Cidade com Vitor Cordeiro, atleta de valor a transportar o Facho, é nosso trabalhador, e mais dois atletas com a abertura dos Jogos marcada para as 14h.A encerrar o Dr. Taveira Pinto, também Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, realçou com grande convicção o espírito que norteia os Jogos do N/ Alentejano dando possibilidade a milhares de jovens de praticarem desporto. É com imensa mágua que não vejo nos Jogos a participação das Câmaras de Fronteira e do Crato, daí lançar-lhes um apelo; juntem-se ás outras 13 Câmaras e deixem os seus jovens praticar várias modalidades desportivas.
Coordenação de esforços e descentralização
Ainda em relação aos Jogos, importa destacar os seguintes factos; O processo organizativo assenta em dois princípios fundamentais: Coordenação de Esforços: Entre todas as entidades que têm a ver directa ou indirectamente com o desporto (o movimento associativo, as autarquias locais, o sistema de ensino, etc.); Descentralização da Organização: De forma a garantir a participação de todas as localidades, freguesias e concelhos. Estes Jogos têm como objectivos principais: Contribuir para o desenvolvimento desportivo e cultural da Região, procurando corrigir assimetrias e implantando um processo de melhoria progressiva da qualidade técnica e formativa das actividades procurando ao mesmo tempo a promoção da organização de um vasto quadro de actividades abertas a todos, com finalidades de integração social e de formação individual e colectiva.

Actividades em três fases
Os Jogos do Norte Alentejano assentam num processo organizativo dividido em três fases assim ordenadas: Freguesia, Concelhia e Distrital.A Fase de Freguesia consiste no apuramento das melhores equipas de cada freguesia, através de torneios realizados pelo movimento associativo, com o apoio dos serviços municipais;A Fase de Concelhia consiste no apuramento das melhores equipas de cada concelho, através de torneios realizados pelo movimento associativo, com o apoio dos serviços municipais;A Fase Distrital sendo da área de intervenção da Associação de Municípios do Norte Alentejano, consiste na realização de torneios regionais, com o apoio dos serviços municipais de desporto, das Associações Regionais, Federações ou de outras entidades.

Jogos adaptados presentes
Estes Jogos do Norte Alentejano procuram ao mesmo tempo abranger um grande número de actividades desportivas, desde as mais praticadas e com mais tradição até aquelas que por vários motivos a sua implantação na realidade desportiva do Distrito de Portalegre não se encontram muito divulgadas encontrando nestes Jogos uma grande forma de divulgação das suas actividades. Nestes Jogos do Norte Alentejano irão decorrer em simultâneo também os Jogos Adaptados proporcionando momentos de alegria a todas as pessoas com deficiência que fazem parte das Instituições do nosso distrito que trabalham com este tipo de pessoas: CERCI Portalegre, APPACDM Portalegre, APPACDM Elvas, CRM Assumar e CRIP‘S Ponte de Sor. Está previsto também a inserção de actividades para Idosos denominado "Caminhada Sénior", e porque foi visto como uma lacuna na programação das actividades existentes nos Jogos do Norte Alentejano. Esta actividade consistirá numa caminhada a realizar em Marvão sendo intercalada com outros tipos de actividades físicas. Finalmente refira-se que os Jogos envolvem 29 modalidades, e como habitualmente acontece, criam naturais expectativas entre os seus promotores técnicos , com uma acção fundamental, e os milhares e participantes com abertura (louvável) a pessoas deficientes.As Actividades Principais dos Jogos irão desenrolar-se durante os meses de Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho envolvendo Fases Distritais em cerca de 29 modalidades a disputar ao Fim de Semana englobando as várias Fases em que se encontram estruturadas estes Jogos do Norte Alentejano: Fases Freguesia, Concelhia e Distrital, estando a sua organização a cargo dos Municípios com o apoio do movimento associativo e das escolas.
Jornal Fonte Nova

Etiquetas: