sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005

O DEBATE DE ONTEM [ Parte III ]

QUEM GANHOU O DEBATE?




Santana Lopes:

Partiu para o debate perseguido pela síndrome da incompetência e optou por fazer um número, ou melhor, um jogo de número; e do Santana Lopes que introduziu no debate económico conceitos como “folga”, passámos para um Santana que mais parecia o porta-voz do Instituto Nacional de Estatística.

Em relação ao Santana do Henrique Chaves e do Gomes da Silva pode dizer-se que o Santana do Mexia melhorou, a peça estava melhor escrita, mas se dantes ninguém o percebia agora ninguém o leva a sério.

E cometer um erro grave, persistir no golpe baixo usando a táctica mais conhecida de qualquer dona de casa, fazendo constar algo dizendo precisamente que nunca disse tal coisa.

Santana domina a estratégia do boato, resta agora saber se os votos que consegue junto de eleitores marginais são suficientes para compensar os prejuízos desta estratégia.

Sócrates:

Não basta ganhar graças às fragilidades mais do que evidentes de Santana e aproveitar a situação para alcançar a vitória eleitoral sem grandes compromissos. De quem vai governar e conta com uma equipa de um nível elevado espera-se mais ideias e melhor sustentação dos objectivos. E o que se disse sobre administração pública, política fiscal ou política económica foi muito pouco ou nada.

Sócrates tem razão para recear a situação que vai encontrar, tem razão para duvidar da situação das contas púbicas, mas isso não o deve impedir de avançar com projectos e ideias. Tem quinze dias para o fazer.

Os eleitores:

Duvido que algum eleitor que já tenha feito opção tivesse mudado a sua orientação de voto; o problema é os chamados indecisos e aí também tenho dúvidas de que o tenham deixado de ser.

Há dois tipos de indecisos: os que estão indecisos porque pensam muito e os que estão indecisos porque penam pouco.

Para os que pensam muito Santana foi fraco e a estratégia da difamação pode ser perigosa; para os que pensam pouco Santana não foi o vencedor de debates que tanto se arvora; ainda por cima um discurso que mais parecia uma fita da caixa registadora de um qualquer café de bairro dificilmente capta estes eleitores.

Santana saiu deste debate como entrou, igual a si próprio e com o apoio incondicional da claque que tinha lá fora. Santana ganhou … em telefonemas para a SIC Notícias.

Sócrates perdeu a melhor oportunidade que teve para acabar com Santana Lopes, se é que ele já não está mesmo acabado.
R.

9 Comments:

At 4 de fevereiro de 2005 às 14:29, Anonymous Anónimo said...

Quem diz que o Dr. Santana Lopes perdeu? Para além do Sr. Luís Osório d'A Capital (jornal favorito da Opus Gay), de Vicente Jorge Silva (o bobo da Madeira que perdeu tudo o que havia para perder na vida) e do gajo do "lacinho" do Expresso? Ninguém! Até os dois únicos diários de referência em Portugal, Público e Diário de Notícias, atribuiram a vitória, ainda que ténue, ao Dr. Santana Lopes.

O Dr. PSL desmontou um por um, os argumentos do Eng. Sócrates. Nos boatos, só se sente insultado daquela maneira quem tem algo a esconder. Há 20 anos que o Dr. PSL vê a sua vida pública na lama das mentiras e insultos e ninguém o viu a vitimizar-se daquela maneira.

No desemprego, tá visto que o pico foi atingido em 1996, Governo PS. Mesmo com o argumento que a culpa foi do Prof. Cavaco Silva, o mesmo se pode dizer da sítuação actual, culpa do Eng Guterres que se pirou antes que o pântano se transformasse em areia movediça.

Na economia, o PS promete mundos e fundos. Pudera, agora que o trabalho impopular tá feito e o ciclo da economia é de crescimento lá vem a promessa de criar 150000 empregos; esqueceu-se que a função do Estado não é criar empregos; a noção de Estado Providência não diz nada ao Eng. José Sócrates.

Nas finanças promete baixar o défice abaixo de 3% sem recurso a medidas extraordinárias, mas não diz como, visto que quer gastar mais umas centenas de milhões com as pensões dos idosos e não aumenta os impostos (cruzes canhoto!). Deve estar a contar com o combate à fuga e evasão fiscal. Engraçado, ainda hoje foi publicado no DN o artigo: "A administração fiscal realizou, no ano passado, penhoras no valor de 1400 milhões de euros, o dobro do ano anterior. No conjunto foram recuperados 1000 milhões de dívidas de impostos atrasados." Assim também eu!

Coligação com o BE: os eleitores têm de ser confrontados com a seguinte realidade: no dia 20 têm duas hipóteses. Votam no PSD, sabendo que, se formar Governo, será com o CDS; ou então votam no PS, com a certeza que não terá maioria absoluta e que terá de governar com o BE; (a CDU está moribunda, não conta)
Ora, esta última hipótese deve assustar quem tem algum vestígio de inteligência. Estamos a falar de um pequeno partido de extrema-esquerda, cujo líder bem falante é trotskista e admirador de ditadores que assolaram o século XX com a miséria e destruição. Toda a agenda nacional estará condicionada por uns imberbes cujo único objectivo é destruír os pilares de valores da sociedade portuguesa. o Dr. Louçã acha que Portugal devia sair da NATO, que os polícias deviam andar desarmados nas ruas, casamentos gay à descrição com oferta de uma criança para adopção, aborto à la carte, reforma de bailarinos aos 30 anos, etc.

No dia 20, um voto no PS significa meio voto no BE.

 
At 4 de fevereiro de 2005 às 16:51, Anonymous Anónimo said...

Vale mais votar no Bloco de Esquerda do que nos outros:
O Sr.Portas e o Sr.Lopes, já vimos do que são feitos.
O Sr.Sócrates é afilhado do Sr.Guterres.
O Sr. Sousa está fora de tempo.
Por isso só nos resta votar no Bloco de Esquerda, que esses vão chatear os outros todos no parlamento.

José Vital

 
At 4 de fevereiro de 2005 às 17:05, Anonymous Anónimo said...

VOU TAMBÉM VOTAR NO BLOCO DE ESQUERDA.
CONTRA OS CARETAS SÓ RESTA VOTAR NO BLOCO DE ESQUERDA.

Ana Margarida

 
At 4 de fevereiro de 2005 às 17:25, Anonymous Anónimo said...

Vou votar CDU
Estes sempre disseram o mesmo ao longo da vida.

João Filipe

 
At 4 de fevereiro de 2005 às 17:27, Anonymous Anónimo said...

Como cá em casa é tudo muito democrático eu vou votar no Bloco de Esquerda.

Ana Luísa

O pai vota PS
A mãe vota PSD
O mano vota CDU
A mana vota CDS
O mano mais velho vota MRPP
Eu como já disse voto BE

 
At 4 de fevereiro de 2005 às 18:19, Anonymous Anónimo said...

Esta familia podia ir para o Algarve uns dias....se não for votar dá no mesmo....vão mas é curtir....um voto pra cada um serve pra q?

 
At 5 de fevereiro de 2005 às 16:24, Anonymous Anónimo said...

Votar BE é um voto na arrogância de esquerda,na esquerda demagógica e hipócrita.Votar no PS é votar nos fulanos que puseram o país no pântano.Votar PSD será que é dar mais uma oportunidade?!

 
At 9 de fevereiro de 2005 às 17:39, Anonymous Anónimo said...

Uma oportunidade a quêm?
Aos tios e tias?

 
At 10 de fevereiro de 2005 às 20:14, Anonymous Anónimo said...

Aqui está uma boca á classe baixa...sempre a nivelar a sociedade por baixo,nao é?é melhor sermos todos pobres porque assim não há tios nem tias e nem patrão nem empregado...

 

Enviar um comentário

<< Home