sexta-feira, 22 de abril de 2005

DIA MUNDIAL DO LIVRO NO ALENTEJO

Ponte de Sor
Hoje às 21,30 horas na Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, encontro com a jornalista Paula Moura Pinheiro.
Portalegre
Sábado às 17 horas, na sala polivalente 1, da Biblioteca Municipal, «CHÁ DAS CINCO», ciclo de Conversas e Debate o tema é «Liberdades» com a Escritora Luísa Costa Gomes e o Arquitecto Nuno Teotónio Pereira
Centro de Évora transformado em livraria ao ar livre no sábado

A Praça do Giraldo, em Évora, vai ficar transformada, no sábado, Dia Mundial do Livro, numa autêntica livraria ao ar livre, com inúmeras obras à venda a preços reduzidos.

A iniciativa "Praça do Livro" integra as comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor que, naquela cidade, vão ser promovidas pela Biblioteca Pública de Évora, câmara municipal e livrarias do concelho.

Entre as 10h00 e as 19h00, a Praça do Giraldo, no centro histórico da cidade, acolherá as bancas das diversas livrarias, que vão vender livros novos e usados a preços especiais, além de oferecerem uma flor aos clientes.

Para assinalar a efeméride, no ano em que comemora 200 anos de existência, a Biblioteca Pública de Évora promove também uma maratona de leitura sem interrupções das 10h30 às 18h00.

A sessão de contos é outra das propostas, a partir das 18h30, na biblioteca. As celebrações do Dia Mundial do Livro, naquela cidade, terminam com a representação, também na biblioteca, a partir das 21h30, da peça de teatro "Farsa Chamada Auto da Fama", pelo Centro Dramático de Évora.

A Biblioteca Pública de Évora, uma das mais antigas e ricas bibliotecas do país, conta no seu espólio com exemplares "raros e únicos no Mundo", além de 664 incunábulos e 6445 livros impressos do século XVI.

Comemorações em Beja

Em Beja, a Biblioteca Municipal José Saramago é o "palco" escolhido para a maior parte das comemorações do Dia Mundial do Livro, embora, durante a manhã, 50 lugares públicos da cidade sejam tomados de "assalto" por uma "Arruaça de palavras".

"O objectivo é que, à mesma hora, meia centena de jovens leiam 50 textos de vários autores em 50 lugares públicos da cidade, como hipermercados, largos, jardins, esplanadas ou cafés", explicou hoje o director daquela biblioteca, Figueira Mestre.

Quanto à programação na biblioteca, os destaques vão para várias sessões de contos, uma conversa sobre "Letras Hispânicas", com os escritores Rosa Montero e António Sarabia, e um debate sobre a escrita de humor em Portugal, com Ricardo Araújo Pereira, da equipa do "Gato Fedorento".

"Eu blogo, tu blogas, ele bloga..." é o encontro que, já de madrugada, vai reunir vários criadores de blogues nacionais para uma conversa em torno desse novo instrumento de comunicação.