quinta-feira, 16 de junho de 2005

ECONOMIA [parte XIV]



PEC - PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO - 2005/2009 do Governo de José Sócrates pode consultar aqui.

1 Comments:

At 16 de junho de 2005 às 15:12, Anonymous Anónimo said...

MALDITO DESVIO-PADRÃO

O ministro da Economia, o grande interruptor do choque tecnológico que este Governo nos prometeu (cá por mim que há problemas com a bateria) chegou a uma brilhante conclusão: fez umas contitas e concluiu que com um crescimento médio de 3% os portugueses ganharão o dobro daqui a cerca de 27 anos. Conclusão digna de um Nobel da Economia que se ia perdendo nos corredores do Grupo Espírito Santo (Ámen!), a minha reacção instintiva foi pensar “se o homem estivesse aqui dava-lhe um beijinho”; mas não estava e fui caindo na realidade.

Agarrei na fórmula da regressão simples do senhor ministro e apliquei-a à minha realidade estatística. e cheguei a conclusões bem diferentes do competente economista; se aplicar a sua regressão simples aos meus rendimentos e dado nos últimos três anos perdi 15% conclui que daqui a 15 anos estarei na fila da sopa dos pobres; apliquei a mesma regressão ao Grupo Espírito Santo, o patrão do ministro, e conclui que daqui a 27 anos terei que pagar uma taxa ao GES por passear nas ruas que hoje são públicas; e se aplicasse a mesma regressão a alguns brilhantes funcionários que conheço que o governo promoveu a vogais de institutos, sem sequer lhes ter dado um curso rápido de gestão, concluiria que daqui a 27 anos todos eles teriam um empregado de mesa chamado Jardim Gonçalves.

Mas o ministro é capaz de ter razão, a média destas situações irreais resultará na realidade que o ministro prevê para daqui a 27 anos; quer dizer que o ministro acerta na média, eu sou na vítima do maldito desvio padrão. A estatística é assim, uns ganham com a média os outros são valores desprezíveis

 

Enviar um comentário

<< Home