sexta-feira, 23 de junho de 2006

CRIMINALIDADE NA CIDADE

PONTE DE SOR

FALTA SEGURANÇA


MAIS UM ASSALTO



Do Correio:

... pedia ao senhor Zé da Ponte, que prestasse os seus serviços para o bem da população de Ponte de Sor e averiguasse os índices de criminalidade, nomeadamente assaltos, fazendo uma comparação desses mesmos índices no tempo do Capitão Vieira e desde o inicio da chefia deste alferes ou tenente ou lá o que ele é, que quase ninguém o vê, quase ninguém o conhece nem sabe o nome dele.
Uma figura que chefia a GNR deve ser uma figura de proximidade e actuação junto da população.
Deve demonstrar e transmitir confiança a todos aqueles (população) que exigem, por direito, e têm direito, à sua segurança e dos seus próximos, e desde que esse senhor veio para cá, só tem demonstrado incompetência digna de um líder permissivo ao afirmar que não há crime nesta cidade e que a mesma e segura.
Isto para dizer que há bocado houve mais um assalto, numa ourivesaria, e que parece ter sido à mão armada.
Juntado este caso a muitos outros, consumados ou não, porque tentativas de roubo também é crime, o sr. Comandante da GNR continua a afirmar,


pelo que parece, divergindo da opinião dos restantes agentes da GNR, que a cidade è segura enquanto isto parece que estamos numa guerra civil com pilhagem e tudo
.
Peço isto porque se querem fazer algo de realmente útil aos nossos cidadãos, averigúem isto, porque o que se esta a passar aqui, em tão pouco tempo, e muito estranho e perigoso, quando devíamos confiar nas nossas autoridades.

31 Comments:

At 23 de junho de 2006 às 15:39, Anonymous Anónimo said...

agradecido pela atençao. Acho que é assunto que diz respeito a todos. Temos direito à nossa segurança e a GNR tem, não o dever, mas sim a OBRIGAÇÃO, de a assegurar, pois foi para isto que as autoridades policiais foram criadas primeiro que tudo, e só depois è que apareceram os medidores de alcoolémia como o "balao".

 
At 23 de junho de 2006 às 17:19, Anonymous Anónimo said...

A secção da GNR de Ponte de Sôr não crumpe as directivas da própria GNR:

«O policiamento comunitário assenta numa filosofia e estratégia organizacional que permita à Guarda Nacional Republicana trabalhar em conjunto com a comunidade, no intuito de através deste mútuo apoio se dar uma satisfação à resolução dos problemas da sociedade.

Existem duas estratégias principais:

O desenvolver e implementar novas formas de organização policial e novas técnicas de proximidade e visibilidade no relacionamento diário entre o guarda e o cidadão.


O estabelecer programas específicos focados em problemas concretos e naqueles em que os grupos sociais são mais vulneráveis.
Neste modelo são estabelecidas parcerias para a resolução de problemas (chamadas parcerias e mediação, integradas nos diversos programas que constituem a Segurança Solidária).

A prevalência da dimensão preventiva na acção policial constitui um factor altamente dissuasivo dos comportamentos desviantes, investindo a Guarda na concretização de partenariados e de mediações com outros actores sociais, visando a redução dos níveis subjectivos e objectivos de insegurança local, bem como a eliminação dos focos geradores de actos ilícitos.

A aliança existente entre as autarquias, os serviços sociais, a Guarda, a comunidade em geral, é reconhecida como um mecanismo para combater as causas geradoras de comportamentos desviantes de natureza criminal, constituindo um exemplo do trabalho em equipa, o que vem permitir a obtenção de elevados ganhos de eficiência para todos os interventores, principalmente para aqueles que são flagelados por sentimentos de insegurança.»

 
At 23 de junho de 2006 às 17:20, Anonymous Anónimo said...

No comentário anterior onde está «crumpe» deve-se ler cumpre.

 
At 23 de junho de 2006 às 17:44, Anonymous Anónimo said...

Este graduado da GNR devia ler mais os manuais da própria guarda e aplicar os mesmos:



Quais são os objectivos do policiamento comunitário?


Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, pelo que incumbe aos militares da Guarda actuar como agentes dinamizadores do civismo, da coesão social e da segurança, pessoal e colectiva;


Territorializar as acções de prevenção criminal, de acordo com as expectativas de insegurança das populações;


Aumentar o grau de integração, melhorar a comunicação e promoção da ligação com todos os actores sociais relevantes, para o aumento da qualidade de vida das populações, através da redução sustentada da criminalidade e do aumento do sentimento de segurança das populações;


Fomentar a noção de serviço público, baseado na qualidade do serviço prestado, na satisfação dos destinatários, na transparência e numa cultura de compromisso, contrato e parceria com as comunidades e organizações, públicas e privadas;


Incrementar dentro da Guarda duma filosofia de policiamento pró-activo, desenvolvendo uma atitude positiva de prevenção e antecipação dos problemas;


Aumentar a qualidade da acção policial.

 
At 24 de junho de 2006 às 13:50, Anonymous Anónimo said...

Temos que compreender que a função da GNR em Ponte Sor e andar atras dos automobilistas a multar, o que e mais rentavel e nao da trabalho.
De retso a GNR esta como o nosso Pais a deriva e no salve-se quem puder

 
At 26 de junho de 2006 às 21:51, Anonymous Anónimo said...

A secção da GNR Ambiente, para justificar a sua própria existência e sobrevivência, enche livros de autos de contra-ordenações, uns atrás dos outros.
Mais uma vez dá pouco trabalho e rende milhões.

A.Soares

 
At 27 de junho de 2006 às 11:50, Anonymous Anónimo said...

não custa criticar a G.N.R.no seu todo so que o velho ditado diz"quando faz trovõens lembra-se de santa Barbara", não tens olhos para ver que este ambiente em que vivemos está cada vez pior , ve o que se passa a tua volta, tudo se estÁ A TRANSFORMAR , não critiques aquilo que não sabes ajuda as forças policiais a cumprir o seu trabalho que de serto não faras melhor e não digas aquilo que não es capaz de fazer, o teu silencio já ajuda. Se não ouver quem proteja o que resta deste planeta não sei onde iremos parar, a não ser que se invente para ai uma formula magica.
Continuem oseu trabalho senhores do anbiente e da G.N.R., porque vozez leva-as o vento.

 
At 27 de junho de 2006 às 12:10, Anonymous Anónimo said...

Este núcleo da GNR (AMBIENTE) quando é que multa a Câmara Municipal pelos despejos ilegais no Rio Sôr?

 
At 28 de junho de 2006 às 01:06, Anonymous Anónimo said...

Realmente Ponte de Sôr está muito mal, numa cidade tão pequena, só se fala de crime.Pois é depois a GNR é que paga, e com razão, se um gajo bebe uns copos, lá estão eles, os pintas vão gamar e a GNR nunca os apanha; É triste, mas é verdade.Segundo informações até existe um agente que multa os automobilistas sem os mandar parar.Isto é que é!!!
Por fim temos que nos calar e fazer como cidadão que fez o comentário dia 27 ás 11;50;36 AM-Ele é que sabe pois escreve:de serto não faras melhor, em vez de: de certo não farás melhor,pois deve ser por falta de faro que tudo acontece e mais diz que vozez leva-as o vento.eh,eh,eh isto cheira-me a jornal da caserna.
-Pois eu tenho outra ideia, Habitantes de Ponte de Sôr, temos que por mão na situação.Saudações

 
At 29 de junho de 2006 às 18:33, Anonymous Anónimo said...

Mas o Posto da Cidade e engraçado, tem de ir para o Guiness, ate tem um GNR que nao foi capaz de tirar a carta de conduçao e ate sabe multar.
Nao brinquemos vao-se embora ja que nada fazem e venha a PSP sempre sao melhores.

 
At 29 de junho de 2006 às 19:56, Anonymous Anónimo said...

ehhhhh!!!!!!!! Nao metam o cortes ao barulho coitado. So sei que uma vez para o ultrapassar, a caminho das Galveias, foi dificil. O homem assapa bem naquela coisa. Um dia e multado por excesso de velocidade. O problema nao esta principalmente nos seus agentes como o cortes, que ate mete respeito. O problema esta nesse comandante de merda. corram com o homem!!! Nao sei qual o numero de populacao minima para trazer para ca a psp...mas ja vai tendo uma certa justificaçao a sua vinda

 
At 29 de junho de 2006 às 21:23, Anonymous Anónimo said...

Já agora o senhor Zé da Ponte também prestava um bom serviço à população se explicasse aos blogger's que a segurança depende de todos, pois cabe a cada um de nós a simples tarefa de dar conhecimento das situações e assumir essa responsabilidade.
É muito fácil criticar por detrás desta "máscara" onde cada um diz o que quer, ocultando a sua identidade.
Não se esqueçam que as instituições não se constroém à custa de uma pessoa, são as pessoas que a constituem que constroém a identidade dessa instituição.
Vejo por exemplo, que 99% dos post's aqui colocados criticam o Presidente da Camara, já pensaram que a maior parte das situações criticadas podem ter sido motivadas pela acção dos seus trabalhadores?
Isto para dizer que nem os bombeiros evitam todos os incêndios, nem a GNR evita todos os assaltos.
Acho que devia dar-se valor a quem trabalha quando todos estão a dormir ou descansar, procurando proteger as pessoas e bens da comunidade.
Dir-me-ão que existe pouco profissionalismo na actuação dos agentes, mas onde é que isso não acontece? Será que à excepção da GNR, todoas as empresas e instituições prestam o seu serviço de forma eficiente? Não me parece...
Não me parece justo que critiquem uma pessoa comparando-a com outra, a sociedade evolui de mãos dadas com a criminalidade e delinquência, os restantes elemntos que integram a instituição também mudam com frequência, existe um ciclo da vida que contribui para que as situações sejam diferentes e não possam ser comparadas.
De qualquer modo posso adiantar que a criminalidade dve mesmo ter aumentado, mas segundo sei, 80% dos crimes são detenções em flagrante delito,aqueles blogger's que conduzem com alcool, aqueles bloggers que conduzem sem carta, aqueles bloggers que cometem furtos e fumam umas "ganzas", que caçam ilegalmente, ...
Meus senhores o melhor auxilio que podemos dar é auxiliar e não só criticar.
Já agora o nome da "figura" é Tenente João Santos", às vezes surge nos artigos dos jornais da terra.

 
At 30 de junho de 2006 às 12:11, Anonymous Anónimo said...

pois mas nao e nos jornais que ele devia so aparecer meu caro. Obviamente que ninguem o esta a comparar a ninguem, mas que boa parte da populaçao nunca o viu na rua como o Vieira nem a actuar como ele, isso e pura verdade. E caso nao tenha reparado, o senhor e um Blogger a partir do momento que aqui escreveu. E caso tambem nao tenha reparado, esta em anonimo. Portanto volte para tras da sua secretaria ou va dar voltinhas no Skoda da GNR, que e so para isso que serve. O seu texto cheira a Tenente que se farta

 
At 2 de julho de 2006 às 09:12, Anonymous Anónimo said...

é impressao minha ou a maioria dos comentadores andou em premiscuidade com codigo da estrada e foi-lhe indicado o caminho correcto, pelo que julgam alguns que a troca da PSP pela GNR irá trazer mais premissividade com as (azelhices) que cometemos ao volante

 
At 2 de julho de 2006 às 11:42, Anonymous Anónimo said...

e verdade que os ultimos 2 tem alguma razao...mas ontem viu-se quem tem mais razao com os festejos (palhaçada) na rotunda e a bela actuaçao da GNR

 
At 2 de julho de 2006 às 14:43, Anonymous Anónimo said...

Para começar, gostaria de dizer, que sim, o direito pela critica é um direito consagrado na Constituição da Republica Portuguesa. Mas no entanto acho bem que quem o queira fazer, possa e deva faze-lo mas com um conhecimento mínimo de causa.
Agora falar por falar, isso é coisa que toda a nossa gentinha sabe fazer( inclusive o autor deste blogger). E interessa ainda acrescentar que quem faz uma critica deste género, com tais afirmações e taís respostas há-de de ser alguém que minimamente deveria conhecer a realidade das coisas, mas que por contrário, escreve para dizer que não esta quieto. Ps: desta vez, não houve lugar a PLÀGIO

 
At 2 de julho de 2006 às 20:17, Anonymous Anónimo said...

É UMA AUTENTICA VERGONHA O Q ACONTECEU NO DIA DO JOGO PORTUGAL INGLATERRA! DEPOIS DO SUCEDIDO COM OS CIGANOS E LÁ O OUTRO DA TRAMAGA A GNR PARA ALÉM DE CHEGAR TARDE E MÁS HORAS, QUANDO JÁ TD S TINHA DADO E NÃO TER EVITADO NADA, NÃO IMPEDIU OS CIGANOS DE IREM ATRÁS DO OUTRO.

COMANDANTE DE MERDA. BAZA DESTA TERRA!!!!!

 
At 2 de julho de 2006 às 22:25, Anonymous Anónimo said...

Uma autentica vergonha...quando lá cheguei já o espectáculo tinha começado, e o que me passou 1º pela cabeça foi pensar se estávamos numa reunião de pessoas que queriam festejar, ou se simplesmente aquilo era uma concentração de bichos do mato. Mas o pior de tudo, e não pensem que o que vou dizer, é com o intuito de atacar quem porventura tenta ser o mais profissional possível, dentro das suas capacidades e dentro das capacidades materiais e humanas da instituição que chefia, mas o que aconteceu foi inadmissível. Não digo que o problema esta no facto de não ter havido intervenção, porque se houvesse teria de ser a bastonada, mas sim no facto de não estar, no mínimo, uma equipa da GNR no local, preparada para receber os pontessorenses na festa como modo de prevenção. Estas concentrações que deveriam ser de festa, e merecida, por vezes podem trazer um ou outro problema, que com uma equipa de GNR e BOMBEIROS por perto, pode ser tratada convenientemente. Mas não! não havia lá ninguém. A GNR só aparece meia hora depois e com dois agentes, em que um deles controla o trânsito e o outro pouco ou nada faz, enquanto havia ali paulada que ate fervia. Uma verdadeira vergonha aqueles comportamentos. E depois foi isso. Parece que a perseguição por parte dos ciganos ao outro não teve qualquer impedimento por parte da GNR. Ao que parece aquilo parecia o gato e o rato e pedrada e garrafada lá para os lados do hotel. Não me venham dizer que agora dependia das pessoas que estavam presentes, sem nada a haver com o assunto, deveriam ter ajudado. Quem fosse louco, que lá se enfiasse. Aquilo era assunto de intervenção das autoridades, e não dos civis, ou agora vão dizer que a culpa e de todos?! No tempo do Vieira, acho que ele era o primeiro a mandar-se para o meio da festa. Este comandante devesse ter enfiando debaixo da secretaria ou barricou-se na casa de banho.
Homem desapareça. E quem é responsável pelo destacamento destes senhores que mande para a Ponte de Sor alguém mais competente.

 
At 3 de julho de 2006 às 11:13, Anonymous Anónimo said...

Entao mas expliquem porque e que dantes, no tempo do Vieira, e desculpem voltar a mensiona-lo, mas porra que o Vieira era competente e este nao, havia sempre agentes da GNR em todo o lado, a avenida estava sempre policiada em mais que um ponto, e sempre que havia problemas a GNR estava sempre pronta a intervir. Lembro-me de algumas actuaçoes da guarda desse tempo, e havia ordem. Agora isto e uma bandalheira completa. As unicas actuaçoes que vejo sao junto ao largo da Camara, em frente a CGD, periferia, e outros locais. Nao digo que nao seja importante punir os infratores e aqueles que conduzem sobre alcool, mas porque e que para isto ja existem meios materiais e humanos? Entao se as vezes os carros da GNR sao em maior quantidade do que os carros que sao mandados parar. As vezes mais parece feiras de leiloes de carros da GNR.

 
At 3 de julho de 2006 às 12:35, Anonymous Anónimo said...

Agora chegou o momento de eu dar a minha opinião acerca disto tudo que vocês falam. Já à algum tempo que ando a assistir a uma lavagem de roupa suja, através de comentários, alguns com alguma razão e outros sem nenhuma, mas o que eu tenho a dizer, não vai ser nem dizer que os que escreveram tem razão ou não, vou sim lembrar que vocês se estão a esquecer de uma figura muito importante, no desenrolar destas situações todas, talvez este seja um dos principais causadores de toda esta polémica, pois ele é...., ainda não adivinharam? é aquele gordo, de óculos, aquele que se baba quando vê um rabo de sáias, sim é este mesmo, por isso meu senhores vejam as acções deste tipo e enquandrem-nas nas situações que criticam e pois pensem, analisem um bocado para vêr se tem razão em estar a fazer acusações a este e aquele.
Isto é a opinião de quem observa a coisa de uma maneira distante do seio da instituição. Mas porventura até posso tar enganado, estarei? Pois se for caso disso terão de me desculpar, pois também sou humano.
Já agora gostaria de fazer uma pequena observação, denunciem o que acham que esta errado, pois só assim poderemos ter uma mudança, para melhor ou para pior.
Os meus agradecimentos pelo tempo disposto

 
At 3 de julho de 2006 às 17:33, Anonymous Anónimo said...

ora ai esta tambem um facto que quase passava despercebido.

 
At 5 de julho de 2006 às 11:37, Anonymous Anónimo said...

Para além de tudo o que aqui é relatado não podem ser esquecidas as pessoas a quem o país paga para serem selvagens. Para viverem do rendimento mínimo garantido são cidadãos e como tal a lei protege-os para não irem à escola nem trabalharem, `paga-lhes a comida, as roupas, dá-lhes casas, compra-lhes carros de marca "Alfa Romeo"...Para serem selvagens já não são cidadãos, coitados, vivem à margem da lei e subjugam os outros às suas leis selváticas. Na rotunda passou uma senhora que tinha ido buscar o seu pai ao centro de dia, um velhote de 81 anos, que há pouco veio do hospital, a quem abriram a porta do carro e despejaram um balde de água em cima do velhote.......Pois claro, a culpa é da filha que passou por lá com o pai, porque o que é preciso é festejar, não interessa onde, quando e como. Com ou sem tenente Vieira, com ou mais intervenção da GNR, o problema é básico, só os políticos o podem resolver e não têm vontade política nem força.

 
At 12 de julho de 2006 às 19:51, Anonymous Anónimo said...

A autoridade não quer chatiçes...quer é passar multas e coimas aos veraneantes ,pois isso é que lhes enche os bolsos

 
At 14 de julho de 2006 às 19:16, Anonymous Anónimo said...

Só um comentário da rua, ouvi dizer que existe aí um guarda, ou coisa que veste farda, que tem um veiculo automovel, anda ai, e multa tudo e todos mas não tem seguro nem inspecção, no seu veiculo. sera verdade?

 
At 18 de julho de 2006 às 23:32, Anonymous Anónimo said...

De tudo o que li fico com a impressão de que vivo em Portugal, mas não no meu Portugal, mas sim num Portugal de pessoas que apenas sabem com a sua critica contribuir ainda mais para o poço que todos ajudamos a construir todos os dias.Meus senhores parem de criticar , ofender estes que são pais, filhos e avos , e ajudem a construir uma sociedade melhor, de paz e tranquilidade em que todos juntos seremos poucos para tapar o dito poço que todos ajudamos a cavar todos os dias. Todos os que aqui escrevem se encondem como eu mas se tudo o que dizem é verdade porque razão se encondem e não encaram as pessoas e as instituiçõens que elas representam, sejam educados e se tem de criticar façam-no com respeito e com dignidade, que pelo menos isto todo o ser humano merece, e já agora gostaria de não voltar a abrir este espaço bem longe de Ponte de Sor e ver tudo na mesma ajudem a mudar essa que tambem é a minha cidade .

 
At 25 de julho de 2006 às 17:07, Anonymous Anónimo said...

Eu gostaria de relatar o seguinte:
um belo dia quando circulava no meu veiculo, fui abordado por um desses que falam, e o que me calhou na rifa foi extremamente bem educado, mandou-me parar com o telemovel na orelha e o cigarro nos lábios, achei que deveria de ser piada, mas o gajo ainda por cima ripo-me, pergunto após ter esperado que o gajo acabasse a sua chamada particular ainda me viesse multar. acho eu que ele não podia fazer o que faz, mas hoje em dia cada um faz o que quer, e ningúem reclama, eu faria-o mas tenho medo.
Meus amigos isto vai de mal a pior ou não???? como eu deve haver mais.... juntem-se ao clube...

 
At 25 de julho de 2006 às 23:01, Anonymous Anónimo said...

Ao ler os vários comentários aqui expressos fiquei com a sensação de que muitos dos que escrevem neste blog não estão por dentro das dificuldades que é ser policia ou gnr hoje em dia.
Em muito do serviço prestado pelas Policias aos cidadãos (com excepção do Código da Estrada) o Agente pouco pode fazer pois está muito limitado e condicionado pela interpretação de quem decide mais acima fizer da Lei.
Quantas vezes os Policias ou GNRs são criticados por determinado individuo apanhado a furtar em flagrante delito após ser apresentado em Tribunal sair em liberdade muitas vezes ainda primeiro que os Policias.
E acham que é fácil andar a correr e arriscar a vida para deter um bandido e depois levá-lo a Tribunal e ser enchovalhado pelos Advogados que querem á viva força fazer do Policia ladrão e do ladrão fazer Policia?
Deêm graças a Deus por ainda terem alguêm que apesar das míseras condições de trabalho, das Leis complicadas e do horário de serviço pesado terem disponibilidade para acudir em hora de aflição. Não se esqueçam que ainda há Militares da GNR nomeadamente em Ponte de Sor que fazem 24 horas de serviço seguido sem poderem abandonar o Quartel.Entram ás 09h00 de 2ª e saiem ás 09h00 de 3ª feira ok
Gostava de ver a disposição de alguns que escrevem nesta página para atender pessoas após 20 horas de serviço seguido.
Se me permitem um conselho " antes de criticar informem-se primeiro sobre a razão de algumas decisões ou actuações dos Policias ok "
JBA

 
At 2 de março de 2007 às 03:01, Anonymous Anónimo said...

Ponte de Sor, onde é que isso fica???
Deviam era rebentar com essa cidadezita toda.

 
At 23 de junho de 2008 às 13:59, Anonymous Anónimo said...

O tempo que os soldados da Gnr de Ponte de Sôr andam escondidos junto ao Liceu, à caça da multa, multando tudo e todos por dá cá aquela palha, mais valia que tivesse aulas de boas maneiras no tratamento para com o cidadão.
Parecem abutres em busca de presas fáceis.

 
At 29 de agosto de 2010 às 16:37, Anonymous Anónimo said...

Os guardas da GNR apenas fazem aquilo que lhes mandam..os CMDT de posto apenas fazem aquilo que lhes mandam!querem o que?a culpa nao é dos postos mais baixos desta instituição....ou pensam que se um GNR pudesse apontar uma pistola a um cigano e dar-lhe um tiro que não o faria??

 
At 13 de agosto de 2011 às 12:10, Anonymous Anónimo said...

pela 1ª vez fiquei com noçao que o alentejo so tem ladroes de ma qualidade pois ser furtado e ter um monte arrombado por um tractor pequeno nao e razao para tanto estrago ter a resposta tardia das forças de segurança igual modo tudo é devagar devagarinho se aumentar a criminalidade nao sei como iriam resolver ,mas tambem e certo que nao ha condiçoes economicas das forças de segurança para combater o crime e da crise e da falta de brio profissional

 

Enviar um comentário

<< Home