segunda-feira, 19 de junho de 2006

UM HOMEM...


Joaquim Miranda,

Portalegre, 7 de Setembro de 1950 - 17 de Junho de 2006



O funeral de Joaquim Miranda, antigo eurodeputado do PCP, realiza-se hoje, em Portalegre, às 12h00. Joaquim Miranda faleceu no sábado, no Hospital de Portalegre, onde estava internado há uma semana.

Economista de formação, Joaquim Miranda nasceu a 7 de Setembro de 1950, na freguesia de São Lourenço, em Portalegre.

Joaquim Miranda foi vereador da Câmara de Portalegre e membro da Assembleia Municipal entre 1979 a 1985, deputado à Assembleia da República entre 1980 e 1986 e, a partir de 1987, eurodeputado.

No Parlamento Europeu, foi vice-presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia e presidente da Comissão para o Desenvolvimento e Cooperação.

Manteve-se como eurodeputado até Janeiro de 2004, altura em que renunciou ao mandato por motivos de saúde, sendo o deputado com mais anos de permanência na instituição europeia (18 anos).

A nível nacional, foi membro do Comité Central do PCP, da concelhia de Portalegre e integrou também a Direcção de Organização Regional de Portalegre (DORP).
Joaquim Miranda foi ainda membro do Movimento Renovador Comunista (MRC), tendo sido um dos elementos mais activos no Alentejo. Num comunicado divulgado ontem, a comissão permanente do MRC lamenta a sua morte, caracterizando-o como um "defensor convicto da entrada de Portugal na União Europeia e profundo conhecedor da política comunitária", destacando as suas tomadas de posição em defesa da agricultura portuguesa.

Em Janeiro de 2004, numa entrevista à Lusa, Joaquim Miranda garantiu que a sua renúncia ao mandato do Comité Central foi uma "saída pacífica" e "em clara articulação com a direcção" comunista. Admitiu, porém, ter havido "questões políticas" que contribuíram para a decisão, sublinhando a intenção de não voltar a representar o PCP em qualquer cargo institucional ou autárquico.


Durante a campanha para as últimas eleições presidenciais, Joaquim Miranda apareceu publicamente ao lado do candidato Manuel Alegre, considerando-o como "um velho amigo", cuja campanha disse ter a particularidade de mobilizar a sociedade civil, "cidadãos que estavam apáticos" e "pessoas desencantadas".

11 Comments:

At 19 de junho de 2006 às 10:11, Anonymous Anónimo said...

Faleceram precocemente os renovadores João Amaral, Luis Sá, Edgar Correia, Barros Moura, Lino de Carvalho e Joaquim Miranda. O segredo para a longevidade parece ser a cristalização do ideário comunista.

 
At 19 de junho de 2006 às 11:12, Anonymous Anónimo said...

O Movimento Renovação Comunista destaca o papel de Miranda em defesa da agricultura nacional no Parlamento Europeu.
"Defensor convicto da entrada de Portugal na União Europeia e profundo conhecedor da política comunitária, foi dos mais activos e prestigiados eurodeputados portugueses", sustenta em comunicado.

É também a capacidade política que Carlos Brito, grande amigo de Joaquim Miranda, sublinha.
Em declarações, o ex-líder parlamentar do PCP, que auto-suspendeu a militância, nota que "o seu prestígio era reconhecido por todas as bancadas", o que justificou a escolha para comissões de enorme responsabilidade.

"A democracia perde muito e Portalegre também, pelo que fez pela região. Falava-se nele e pensava-se em Portalegre", diz Carlos Brito. "Não era homem de fracturas; procurava sempre consensos". Perfil que o tornou "querido e muito respeitado pelas várias tendências de Esquerda".

 
At 19 de junho de 2006 às 11:34, Anonymous Anónimo said...

Faleceu, vítima de doença prolongada, um dos portugueses que mais prestigiou o país no Parlamento Europeu ao longo de praticamente duas décadas.
Independentemente das identidades e leituras políticas, quem segue com alguma atenção o trabalho dos eurodeputados portugueses sabe que Joaquim Miranda foi um dos melhores parlamentares, com um trabalho muito assinalável e qualificado. Prestigiou o seu país, a sua família política e o projecto europeu.

 
At 19 de junho de 2006 às 12:55, Anonymous Anónimo said...

Um Homem com um "H" muito grande sim senhor.
Este senhor serviu o distrito de Portalegre em todos os cargos em que foi eleito.
Nunca se serviu da política para nada, ele sempre desempenhou todos os cargos com sentido de estado.
Mais um senhor que nos deixa e deixa o distrito de Portalegre mais pobre.

 
At 19 de junho de 2006 às 14:10, Anonymous Anónimo said...

Já cá faltavam os "ninnos" e outros bocas usuais. Em seu entender são os comunistas que os matam, não?!

Eu sou comunista como o Miranda o foi. Concordo onde tenho que concordar. Discordo onde acho que há razões para discordar, aliás, igual a tantos milhares de outros comunistas...
E quando morrer, espero ter deixado a marca da minha passagem, como o Miranda deixou. Ficará sempre na memória o grande militante do PCP.

 
At 19 de junho de 2006 às 15:52, Anonymous Anónimo said...

Longe vão os tempos que ambos estudamos juntos, longe vão os tempos da 1ª manifestação em que participamos, longe vão os tempos do 1º primeiro de maio em liberdade no rossio da cidade da cortiça...
Apesar de amigos de longa data, seguiu cada um nós a sua ideologia, o Joaquim mais à esquerda eu mais à direita, sempre tivemos uma grande amizade entre nós, sempre nos respeitamos ideologicamente.
Aprendi cada dia que passou com o Joaquim a gostar da Liberdade.
Obrigado grande amigo.
Até um dia.

 
At 20 de junho de 2006 às 15:47, Anonymous Anónimo said...

Corpo de Joaquim Miranda cremado



O ex-eurodeputado comunista morreu sábado vítima de doença prolongada






O corpo do antigo eurodeputado comunista Joaquim Miranda, que morreu sábado vítima de doença prolongada, foi cremado esta segunda-feira à tarde em Ferreira do Alentejo (Beja), após um cortejo fúnebre que juntou dezenas de familiares e amigos.









O cortejo saiu cerca das 12h00 da capela do Hospital de Portalegre, com a bandeira do PCP a cobrir a urna que transportou o corpo de Joaquim Miranda até Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, onde existe o único forno crematório de toda a região alentejana.

O vice-presidente da Assembleia da República, Manuel Alegre, os dirigentes do PCP José Soeiro e José Catalino, o eurodeputado Miguel Portas, do Bloco de Esquerda, e Paulo Sucena, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), foram algumas das pessoas que assistiram às cerimónias fúnebres.

Luís Pargana, dirigente do PCP de Portalegre, disse à Agência Lusa que Joaquim Miranda, que estava internado há cerca de uma semana no Hospital de Portalegre, tinha manifestado a vontade de ser cremado aquando da sua morte.

O dirigente comunista adiantou que as cinzas foram entregues à família do ex-eurodeputado, desconhecendo-se o seu destino.

O antigo eurodeputado do PCP Joaquim Miranda, que morreu sábado, cerca das 20h00, vítima de doença prolongada, nasceu em 7 de Setembro de 1950, na freguesia de São Lourenço, concelho de Portalegre.

Joaquim Miranda foi vereador da Câmara Municipal de Portalegre de 1979 a 1985 e deputado da Assembleia da República entre 1980 e 1986.

Em 1986 integrou o grupo de portugueses indicados pelos partidos políticos para a então Comunidade Económica Europeia (CEE), vindo a ser eleito eurodeputado pelo PCP em 19 de Julho de 1987, nas primeiras eleições europeias realizadas em Portugal.

Lusa/SIC

 
At 20 de junho de 2006 às 22:52, Anonymous Anónimo said...

é mais uma morte que deixa o pcp bem pobre. e digo-o sem ser militante nem simpatizante do partido. Lamento a perda deste que foi um grande Homem que ainda tive o privilégio de conhecer!

 
At 11 de julho de 2006 às 15:37, Blogger mir said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 11 de julho de 2006 às 15:39, Anonymous Anónimo said...

:)

(a filha de Joaquim Miranda)

 
At 21 de fevereiro de 2007 às 20:09, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! Dental plna Watson 336 acyclovir m6 shoulder washer Dentist maine portland Weaning off oxycontin safely Bams magera heartagram lamborghini group health and dental benefits Rosacea ipl uk

 

Enviar um comentário

<< Home