quinta-feira, 8 de novembro de 2007

OH LUIZ VAZ DE CAMÕES, ANDA CÁ VER ISTO


"As principais universidades europeias estão a ponderar a possibilidade de todos os segundos ciclos do ensino superior (Mestrados) passarem a ser leccionados em inglês nos países signatários do Processo de Bolonha, revelou ontem o ministro da tutela, Mariano Gago."


Ou sou eu que sou muito burro ou esta gente anda toda maluca?
Será que querem que, quem andou uma vida inteira a estudar, a falar e a ouvir aulas em português e num altura em que a linguagem se torna mais exigente, some ás dificuldades do Mestrado a necessidade de se adaptar a aulas dadas em Inglês?
Compreendo que queiram facilitar a mobilidade entre estudantes com línguas diversas, mas poderá isso ser feito à custa dos estudantes que ficam no seu país?
É que a somar às dificuldades dos alunos tenho muitas dúvidas que os próprios professores se sentissem à vontade em fazer isso.
Saberão o inglês suficiente para se explicarem de forma escorreita nessa língua?
Irão eles dar uma aula de filosofia, medicina, direito ou de estudos portugueses em Inglês com a mesma qualidade se o fizerem em Inglês ou Português?
Não entendo que por um lado falem na necessidade de defender a língua portuguesa e por outro se torne o Inglês na língua oficial das faculdades.

Anda tudo louco.

K.

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 14 de novembro de 2007 às 00:25, Anonymous Anónimo said...

As competências dos portugueses, ou melhor, dos estudantes portugueses ficam cada vez mais a desejar. Pelo que li neste artigo, agora é necessário esperar pelo início do mestrado para que os alunos se "adaptem" à língua inglesa. Julgava eu que essa adapção se iniciva no 5º ano de escolaridade. Eis o que dá licenciaturas de três anos.

 

Enviar um comentário

<< Home