quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

EM AVIS

Escola e Bombeiros de Avis desenvolvem programa único no País


A Escola Básica 2,3 Mestre de Avis e os Bombeiros Voluntários Avisenses, criaram um programa designado “Jovens Seguros”, projecto este, único no país.
O projecto “Jovens Seguros”, consiste na abertura da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a um conjunto de medidas de auto-protecção, relativas à segurança em múltiplas vertentes, tais como comportamentos em situações de catástrofe, na escola, em casa, na via pública, nas brincadeiras, na protecção florestal, entre outras.
Estas sessões serão ministradas por elementos dos Bombeiros Voluntários Avisenses, com o objectivo de minimizar os comportamentos de risco por parte dos jovens e inseri-los num contexto de prevenção e de intervenção em situações de perigo.
Este programa divide-se em dois planos de conteúdos: um vocacionado para os alunos do 5º ao 8º ano e um, especialmente, dedicado ao estudantes do 9º ano, que difere do primeiro, por incluir noções de socorro, bem como uma vertente prática que procura habilitar os jovens a prestar primeiros-socorros em caso de necessidade.
No âmbito deste programa, realiza-se no próximo dia 3 de Fevereiro, a partir das 14 horas, no Auditório Municipal José Carlos Ary dos Santos, em Avis, um colóquio destinado ao pessoal docente de todo o Concelho.
Os oradores deste colóquio serão: o Presidente da Câmara Municipal de Avis, o Coordenador Distrital de Bombeiros e Protecção Civil, o Comandante do Destacamento da GNR, o Responsável pela Saúde Escolar no Centro de Saúde de Avis e a Psicóloga da Câmara Municipal de Avis, que também presta apoio à Escola.
No dia 9 de Fevereiro realiza-se, ainda, um colóquio destinado ao pessoal não docente dos estabelecimentos de ensino de todo o Concelho.
Pretende-se com estes colóquios transmitir aos professores e auxiliares, algumas noções básicas de segurança, bem como salientar o importante papel preventivo e activo que desempenham junto dos jovens.
In: Jornal Fonte Nova

Etiquetas: