sexta-feira, 11 de março de 2005

ALERTA - APENAS 150 LINCES EM TODO O MUNDO



Com uma população de apenas 150 indivíduos, este felídeo Ibérico poderia desaparecer dentro de 2 anos - é de mexer - AGORA !



Situação Actual

Em Portugal, o declínio do Lince Ibérico teve início no princípio deste século e fins do século passado, desaparecendo das serras do Norte e Centro, à exepção de duas ou três áreas, enquanto que no Sul, o processo de fragmentação ocorreu mais tardiamente. Com efeito, nas primeiras décadas deste século o lince aparecia ainda em muitas regiões de planicie e em todas as regiões montanhosas do Alentejo e Algarve.

Parece ter sido em especial durante as décadas de 30 e 40 que se registou a regressão geral do lince em grande parte do Sul, acompanhando a campanha de transformação de vastas áreas de matos e bosques em searas, vulgarmente denominada "Campanha do Trigo". Ao mesmo tempo, o Governo estimulou a matança indiscriminada de predadores, considerados "daninhos" para as espécies de caça e domésticas - ponta da vista ainda mantida por muitos caçadores e habitantes rurais. Entretanto, pesquisas recentes mostram que em locais onde este predador ainda existe, e devido ao seu temperamento agressivo e territorial, as densidades de outros carnívoros, como a raposa e o mangusto, são muita baixas, que quer dizer que existe uma densidade maior de coelho e perdiz para o Lince.

Em Portugal as populações de lince ocupavam principalmente certas regiões montanhosas, mas também algumas áreas planas do Sul e Centro. Como resultado dessa perda de habitat e da escassez de coelho-bravo, a espécie apresenta no nosso País (à semelhança do que sucede em Espanha) uma distribuição extremamente fragmentada (ver figuras), cuja área deverá constituir menos de 2% da distribuição Ibérica. Os núcleos portugueses acabaram de reduzir-se para os extremos ocidentais de populações transfronteiriças, nas quais grande parte da área se inclui em território espanhol.

Várias ocorrências residuais registam-se em diferentes regiões, reflectindo a distribuição geográfica passada. Actualmente talvez não haja mais de 6 ou 8 indivíduos em todo o País. As estimativas populacionais mais recentes efectuadas em Espanha referem a 150 linces em todo o território, dos quais cerca de metade serão indivíduos adultos.



walk in the bridge

Mais informações em:

http://lynxpardinus.naturlink.pt

http://lynx.uio.no/jon/lynx/lyxpt02p.htm

http://carnivora.fc.ul.pt/lince.htm

1 Comments:

At 12 de março de 2005 às 18:22, Anonymous Anónimo said...

walk in the bridge, gosto dos teus posts continua. És demais....

Antónia do Vale

 

Enviar um comentário

<< Home