segunda-feira, 14 de março de 2005

AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO...

Conferência
«Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável
- Um desafio para o Século XXI»

Nos dias 7 e 8 de Abril, a Câmara Municipal de Vendas Novas promove a “Conferência: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, um desafio para século XXI”.

"O concelho de Vendas Novas possui um riquíssimo património natural claramente demonstrado pela importância que a Reserva Ecológica Nacional assume no quadro do espaço concelhio (mais de 60% do território) e pela presença de inúmeros habitats prioritários definidos no quadro da Directiva Habitats – 92/43/CEE. Destes últimos, destacam-se, pela sua representatividade e grau de conservação os Vales das Ribeiras da Landeira e Marateca, além dos pinhais e montados adjacentes.

Por outro lado, o concelho possui, igualmente importantes recursos naturais de importância concelhia e supra-regional, de que é de realçar o sistema hidrológico na orla do qual o concelho se situa e que constitui, não só uma reserva estratégica de maior importância para o abastecimento de água local, como a maior reserva de água subterrânea nacional.

Acessoriamente, verifica-se que o concelho apresenta um potencial de desenvolvimento económico muito significativo que importa promover, salvaguardando e promovendo, ao mesmo tempo os valores patrimoniais existentes….” (in memória descritiva do PMA, 2003)

Concomitantemente, “o movimento que se tem vindo a verificar nos últimos anos, quer a nível nacional, quer a nível internacional, visando novos modelos de desenvolvimento, mais sustentáveis…” (in Civitas, 2004), tem levado a que um conjunto de territórios, tal como o nosso, procurem assegurar a implementação e desenvolvimento de um conjunto de projectos de ordenamento e qualificação urbanística e de desenvolvimento estratégico.

Conscientes de que tal como nós, outras cidades e vilas prosseguem o objectivo de “…alcançar o desenvolvimento local sustentável, retirando inspiração dos princípios da sustentabilidade presentes na Carta de Aalborg…” (in Civitas, 2004), tomámos a decisão de promover a “Conferência: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, um desafio para século XXI” para a qual convidamos todos a participarem.

O Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas
José Filipe Godinho Barradas"

In:http://www.cm-vn.pt/cmvn/conferencia/inicio.htm


Custos de Participação

Estudantes: 35 €
Outros: 70 €
Descontos
5 Inscrições – 10%
10 Inscrições – 15%
Formas de Pagamento
Transferência Bancária
NIB: 0007 0373 00003890001 27
Banco: Banco Espírito Santo - Vendas Novas
Cheque à ordem do Tesoureiro do Município de Vendas Novas

Nota: No caso do pagamento ser efectuado através de transferência bancária, o comprovativo da mesma deverá ser anexada à ficha de inscrição, tal como deverá anexar o cheque se optar por esse modo de pagamento.

Inscrição (Data Limite de Inscrição: 31 de Março de 2005)
A inscrição inclui: documentação, dois almoços, quatro coffee-breaks e CD-ROM com as comunicações apresentadas.

A ficha de inscrição deverá ser correctamente preenchida e remetida para:
Câmara Municipal de Vendas Novas
GIADES
Av. da República
7080-099 Vendas Novas
ou pelo fax 265 892 152

Se necessário, a ficha de inscrição poderá ser fotocopiada ou poderá fazer download da mesma na página de Internet www.cm-vn.pt.

Informações e Contactos:
Pedro Ferreira
César Florindo
Telefone 265 807 731
Fax 265 892 152
E-mail: giades@cm-vendasnovas.pt