quarta-feira, 16 de março de 2005

O PINTO BEM SE ESFORÇOU ...



Parece que o sistema de vigilancia a incêndios
utilizando os ultraleves
fabricados em Ponte de Sor,
afinal não vai para a frente.... (é pena)
"As suspeitas apresentadas por diversas entidades ligadas ao sistema de protecção e socorro acabaram por se comprovar. A maioria das medidas anunciadas em Dezembro de 2004 pelo primeiro-ministro Santana Lopes para melhorar as acções de prevenção e combate aos fogos florestais ficaram a meio.
O próprio secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna, Paulo Pereira Coelho, admite ao DN que "poderá haver uma catástrofe neste Verão em termos de incêndios florestais".
Questionado sobre o que já foi executado do ambicioso plano contra os incêndios, o secretário de Estado cessante destacou que "está concretizado o comando único para as acções de vigilância, detecção e combate a fogos florestais, aprovado por unanimidade por todas as entidades envolvidas e que fica sob coordenação do ministro da Administração Interna".Sobre o mesmo plano - orçado em 131 milhões de euros, 17 milhões dos quais destinados ao aluguer de aviões e helicópteros -, Paulo Coelho deverá falar publicamente amanhã para "deixar ficar bem claro o que já foi feito e o que está a ser feito", revelou ao DN."Deixei pronto para ser lançado o concurso para aquisição de sistemas de comunicações mais eficazes, que possam estar operacionais já neste Verão e depois ser integrados no futuro SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal) para não se perder o investimento", adiantou.vigilância. Por concretizar ficou também a "vigilância em ultraleves fabricados em Ponte de Sor, equipados com sistemas de vídeo e infravermelhos, que quase detectam uma ponta de cigarro a arder na floresta", referiu o governante.
Em curso estão as acções de formação, na Lousã, para a criação das brigadas helitransportadas. "Temos de formar um grupo coeso, com nível académico e boas aptidões físicas para constituírem uma força de elite
de combate a fogos", diz Paulo Coelho. Por resolver em definitivo está ainda a forma de legalmente proceder à contratação desses elementos (ver texto abaixo).
Na sua opinião, "se o Governo não tivesse mudado, tudo ficaria pronto até ao final de Maio. Nesta altura já estávamos prontos para receber os equipamentos e dar formação aos elementos que os vão utilizar. Penso que quem vier a seguir - a nova equipa do Ministério da Administração Interna toma, em princípio, posse no sábado - deve rapidamente implementar as medidas contidas neste plano, que fariam evoluir muito a capacidade de prevenção e intervenção".
A "receita" de Paulo Pereira Coelho para esta evolução assenta numa "boa vigilância para detecção precoce dos incêndios e em forças rápidas de intervenção, de preferência aéreas para evitar os maus acessos do terreno e apagar o fogo logo à nascença". Em vésperas de abandonar o cargo, o secretário de Estado denuncia que neste sistema de protecção e socorro "há pequenos interesses instalados, que tentam impedir a mudança para não os perderem"."
in:http://dn.sapo.pt
walk in the bridge

4 Comments:

At 16 de março de 2005 às 12:44, Anonymous Anónimo said...

Agora com o governo do PS, isto muda tudo.
Vai ser desenvolvimento a potes.
É só pena que não chova para eu ter pasto para as minhas vacas.

 
At 16 de março de 2005 às 12:54, Anonymous Anónimo said...

"Atão nã" vai?
Eles voavam, voavam, voavam...
Os areoplanos, os pássaros, as abelhas, os pintos, porra os pintos não voam, já me esquecia.
Como dizia aquele escritor famoso que andou em Espanha em 1934:
...todos os animais são iguais, mas...
Eles voam também muito, mas é para ir ao estrangeiro, no cartão de ouro deles, já devem ter muitas milhas.

 
At 16 de março de 2005 às 13:28, Anonymous Anónimo said...

Um Presidente;
Uma Assembleia;
Um Governo;
Um Governador Civil;
Uma Câmara Municipal;
Tudo da mesma cor "rosa".

Vai ser desenvolvimento atrás de desenvolvimento, assim Ponte de Sor, ainda vai para capital do Distrito, ai se vai.

 
At 16 de março de 2005 às 16:38, Anonymous Anónimo said...

QUEREM SER CAPITAL DE DISTRITO?
TEM QUE APRENDER MUITO COM O ENGº MATA CÁCERES E RESTANTE EXECUTIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTALEGRE.
O TAVEIRA DEVE-SE DEDICAR À PESCA.

 

Enviar um comentário

<< Home