terça-feira, 15 de março de 2005

SOU PRESIDENTE DESDE SÁBADO...




A atitude de Santana Lopes fala por si própria, se ainda faltassem provas, quanto à preparação que não tem para exercer cargos públicos. Falta-lhe preparação e uma condição basilar em democracia: respeito pelos eleitores

Pedro Santana Lopes deveria ter concretizado ontem, sem drama nem tabu político, uma de três opções: reassumir, suspender ou renunciar ao cargo de presidente da Câmara de Lisboa.
A lei é clara mas Santana Lopes não conseguiu evitar a emoção, o suspense, o prolongado silêncio sobre um futuro que podia estar para lá do regresso ao município.
À sua maneira...
O filme montado ao longo de todo o dia progrediu para a glória das aberturas, ou quase, dos telejornais televisivos mas depois, já com a tensão dramática a atingir momentos insuportáveis - não havia notícia do homem nem na câmara nem na residência oficial de Monsanto -, eis que o mágico aparece sob a forma de comunicado e tranquiliza os lisboetas, os vereadores, a oposição, os amigos e os inimigos: ele vai voltar à presidência da câmara.
Mais: que já é presidente da câmara desde sábado passado.
Onde está, afinal, o problema?
O patético silêncio de Santana Lopes foi um acto de irresponsabilidade que o deixa numa situação indefensável. Mesmo que viesse argumentar com a necessidade de clarificar a questão da câmara no plano partidário, ou seja, assumir se é ou não candidato nas próximas autárquicas ou passa o testemunho e, por isso, precisar de mais tempo, nunca seria razoável tal opção. Isso significaria meter as conveniências partidárias à frente das suas obrigações enquanto presidente do município lisboeta, ou seja, subverter por completo o compromisso que assumiu com os eleitores que lhe deram o mandato autárquico.
Não é preciso citar Jorge Miranda para saber que a lei é clara nesta matéria: assim que cessou as funções de primeiro-ministro, sábado passado, Santana Lopes reassumiu automaticamente e sem necessitar de cumprir qualquer formalidade burocrática o lugar de presidente da Câmara de Lisboa. De qualquer maneira, tal como explicaram ontem tanto Jorge Miranda como Bacelar Gouveia - este professor de Direito Constitucional nunca escondeu sequer que politicamente é uma pessoa próxima de Santana -, o facto de o cargo de primeiro-ministro ser incompatível com qualquer outro significa que, quando cessa o exercício de funções neste lugar, o titular assume automaticamente o anterior lugar na administração. O mínimo que se esperaria numa pessoa consciente dos seus deveres enquanto homem com responsabilidades públicas era que tivesse esclarecido imediatamente, logo após a posse do novo Governo no sábado, que reassumia o lugar e que segunda-feira se apresentaria ao trabalho.
Teria evitado as figuras tristes de si próprio, de Carmona Rodrigues, da maioria que governa a autarquia lisboeta. Teria evitado deixar o município mergulhado na indefinição enquanto almoçava demoradamente com Carmona Rodrigues na residência de Monsanto, "no âmbito de um processo de plena concertação entre os dois".
Mais palavras para quê?
A atitude de Santana Lopes fala por si própria, se ainda faltassem provas, quanto à preparação que não tem para exercer cargos públicos.
Falta-lhe preparação e uma condição basilar em democracia: respeito pelos eleitores.

Eduardo Dâmaso

3 Comments:

At 15 de março de 2005 às 11:12, Anonymous Anónimo said...

Como simpatizante do PPD, não me revejo neste indivíduo, que é um autentico parasita, que a única preocupação que tem é agarrar-se a qualquer tacho.
Nas próximas eleições autarquicas vai arrastar o PPD para uma derrota em Lisboa e levar o PS e outros à liderança da câmara.
Era altura que afastar este tipo de gente do PPD.
A. Soares

 
At 15 de março de 2005 às 15:18, Anonymous Anónimo said...

Lisboa já sobreviveu a Incêndios, Cheias e a Terramotos.
Irá sobreviver ao Pedro Miguel Santana Lopes?
Para os blogues portugueses o regresso do Pedro Miguel à Câmara Municipal de Lisboa é uma boa notícia, sempre podem bater mais no "animal".
Quanto ao PPD/PSD, vai de derrota em derrota até ao final esperado.

 
At 15 de março de 2005 às 16:24, Anonymous Anónimo said...

Eu pobre contribuinte à beira da reforma, fui hoje à segurança social, saber com quanto ficava de reforma.
O funcionário lá me disse o valor:
- Abri a boca de espanto com o valor que vou receber.
Como é que este senhor não havia de voltar para a Câmara, no fim do mandato fica com uma bela reforma, 13 vezes superior à que eu vou começar a receber em Maio deste ano.

 

Enviar um comentário

<< Home