quinta-feira, 5 de maio de 2005

2005 ANO DE AUTÁRQUICAS


As inaugurações começam.
Qual partido político que se preze, neste cantinho á beira mar plantado, o Partido Socialista declara aberta a época especial de caça ao voto, são permitidas todas as estratégias de marketing e linguagem social que tenham como uníco objectivo o poder e só o poder.

Ponte de Sor não foge á regra, depois da tão esperada inauguração do secular estádio municipal no infame dia da morte de Sua Santidade, apraz coincidência, a caminho já vem as festas da cidade com o melhor cartaz de sempre (ao que julgo saber) e uma panóplia de inaugurações, que muito ao jeito dos nossos pequenitos políticos, será recheada de toneladas de fogo de artifício, cavalo´s, malabaristas e derivados circenses.
A estratégia é boa, depois de um reinado de vários anos, serve-se de bandeja ao povo as obras arrastadas no tempo e inúteis.
O povo agradece e á falta de alternativas, iludidos pelo aroma sedutor socialista, deposita o voto na caixa mágica.
São cerejas para os nossos governantes, são cerejas.
É um ciclo vicioso que se inicia e quer infelizmente no nosso concelho teima em acabar.

Um facto bastante importante, a caracterização de Ponte de Sor, aos olhos de qualquer bom observador.
Alguns chamam-lhe a cidade mais desenvolvida do distrito, neo-industrializada e neo-endividada.
O interesse e o controlo das despesas públicas não interessam, é hora de gastar, gastar.

Com um comércio de fazer inveja a qualquer 5ª avenida, qual panóplia de chineses em proliferação exponencial com produtos e preços que servem para tudo menos para usar, a brigada dos hiper quasi instalada deixou o comércio tradicional em dispneia.

A saúde essa é tratada por espanhóis qual salvadores do SNS, tanto médicos e enfermeiras formados em modo fast-food no país de nuestros hermanos, enquanto em Portugal( incluindo a nossa Ponte) alunos de médias excepcionais ficam á porta, porque as faculdades são pequenas, tem que haver vagas para o pessoal do tacho(militares, estrangeiros das autonômas, blá blá blá equiparados e afins).

Mas voltando á terra, onde está o hospital?
Então mas o doutor Pinto passa uma eternidade do poder e nem um hospital foi capaz de pedir aos amigos socialistas no poder?

Posso pensar que existem prioridades mais importantes como piscinas cobertas e descobertas, mini-campos de golfe, rotundas e mais rotundas... mas custa-me a crer que alguém de um partido de esquerda( esquerda essa, que se auto proclama guardião da justiça social dos pobres e desfavorecidos com rendimento mínimo ou sem !) não tenha investido na área social em Ponte de Sor

Em termos de habitação e equipamentos de utilidade pública notória é uma anedota pegada, a Ponte de Sor tem hoje, uma especulação imobiliária digna dos grandes centros urbanos, os terrenos para quem quer comprar casa não são caros são impossíveis de comprar.

Em termos de Biblioteca temos uma amostra, talvez com um número de livros equivalente ao que o Prof: Marcelo Rebelo de Sousa recebe por dia, quanto aos filmes que vimos no nosso Cine-Teatro,primeiro saem em DVD e só depois passam por lá.

A zona ribeirinha é hoje um importante polo de lazer na nossa cidade, mas perdoem-me a ingenuidade: para quê??
Se os bares e o campo de ténis estão fechados, no anfiteatro bailam moscas , porque está tudo ás moscas?

É vergonhoso que numa terra onde existam mais de uma centena e meia de jovens a estudar no ensino universitário, só haja um ou dois comboios por dia(com uma quantidade enorme de horas de viagem) e dois ou três expressos para Lisboa!
É um desrespeito enorme por aqueles que á mercê de vontade de crescer e vencer na vida têm de viajar todas as semanas.
Gostava de perguntar de uma forma específica, que condições têm os nossos governantes criado para o retorno destes jovens depois de formados?

Resposta:NADA!


Mas que cidade é esta?


Falta fazer muito por Ponte de Sor, ou melhor falta quasi tudo!
É por isso que os Pontessorenses tem de pensar antes de darem novamente o poder ao Partido Socialista.
Existem cada vez mais alternativas com pessoas jovens trabalhadoras e dinâmicas que querem fazer de Ponte de Sor, uma cidade para o futuro e com futuro, e não é preciso procurar muito para encontrar essa alternativa, é altura de lhe dar uma oportunidade


Martin

3 Comments:

At 5 de maio de 2005 às 12:23, Anonymous Anónimo said...

...Em trinta anos de roda-livre, deram cabo da paisagem urbana, desordenaram o território, cometeram os maiores atentados contra o ambiente e a preservação das zonas protegidas, mancomunaram-se com empreiteiros, clubes de futebol e investidores imobiliários sem escrúpulos para tornarem Portugal um país mais feio, mais degradado, mais inviável.
Nada escapou à sua cobiça ou à sua ignorância, não houve nem há dinheiro que jamais lhes chegue, gastando sem pudor nem vergonha numa proliferação de obras sumptuárias que custam dez vezes o que custariam a um particular, de rotundas idiotas semeadas de horrendas estátuas da autoria do primo, do cunhado ou do compadre ...

Miguel Sousa Tavares

 
At 5 de maio de 2005 às 15:35, Anonymous Anónimo said...

exactamente, o que tem feito o Taveira Pinto pelos jovens do nosso concelho, sem ser equipamentos desportivos, apoios ao electrico?
nada, até parece que a juventude vive em função do desporto, onde estão equipamentos culturais e sociais?
Fora com o Taveira e com a cambada de anafados que compõem o executivo

 
At 6 de maio de 2005 às 10:52, Anonymous Anónimo said...

João Pedro Amante para presidente, já!

 

Enviar um comentário

<< Home