segunda-feira, 2 de maio de 2005

PROFESSORES E EXPLICADORES - QUE CLASSE!?



Cá estou eu de volta depois de algum tempo sem escrever mas atento aos blogs cá da terrinha…..continua uma terrinha…..agora até nos blogs há zangas de comadres…como na vida real da nossa terrinha….mas não é disto que quero falar.
A “determinadas páginas” da troca de insultos ou recados no blog “ponte do sor” sobre as eleições de um órgão qualquer (sem querer denegrir) da escola secundária fala-se de explicações. Ora é um tema de que gostava de recolher opiniões e naturalmente deixar-vos a minha. Gostava em especial de ler a opinião dos próprios professores e muito em particular dos que nas horas vagas (e que parecem ser muitas) que a profissão lhes oferece praticam tal hobby.
Não é a minha área e por isso não quero ensinar nada a ninguém sobre concursos de colocações ou concursos e mini-concursos…queixas porque foram colocados longe de casa..etc….etc….etc…
Também estudei até onde me foi possível nas minhas modestas capacidades intelectuais…modéstia agora á parte, fui aluno um pouco acima da média (especialmente da que classifica o ensino em Ponte de Sor) mas ainda assim não entrei para a universidade dita do “estado”. Como não sou de ficar a pensar no que é que falhei, segui o meu caminho como foi possível.
No entanto durante toda a minha carreira académica nunca recorri ás famosas explicações pós horário escolar. Não digo que felizmente….digo que não necessitei. Não por ter qualquer apoio em casa…Foi com o meu empenho que aprendi e naturalmente com “alguns” bons professores (nas aulas)…poucos é certo….pensei sempre que, se não aprendia nas aulas não seria fora delas com o professor que isso ía mudar…o defeito não era meu mas sim dos professores isso tenho certeza…porque sozinho eu aprendi aquilo que não conseguia compreender nas aulas.
Mas uma questão que me incomoda, até determinado ponto, é o sentimento de um professor que não consegue que os alunos aprendam…hoje são cada vez menos os alunos que não recorrem ás explicações…e cada vez mais cedo….será que não pensam que podem ser mesmo maus professores e que podem sem bons profissionais noutra área qualquer!? Se todos fizessem este exame de consciência certamente que não havia tantos professores (com uma enorme “lata”) em manifestações á porta do Min. Da Educação ou á frente das escolas todos os anos. Nem estariam outros tantos sem emprego que talvez tenham mais vocação pra ensinar.
Não se queixem se são colocados longe de casa….quando optaram por essa profissão não sabiam que era assim!? Eu fui bastantes vezes alertado durante a minha formação para as dificuldades que me surgiriam e mesmo assim continuei…mas não me queixo caramba…
Contribuem em muito para a destabilização dos governos com as greves que fazem (o Dr. Santana que o diga)…quando estão nas manifestações não se lembram que estão a prejudicar os alunos!!?? Nessa altura não estão a dar aulas….mas os atrasos nas colocações é o fim do mundo!! Vejam durante o ano lectivo quantas faltas dão sem motivos ou para fazerem pontes nos feriados…etc…etc…
E os que dão as tais explicações no quartinho lá de casa não se esqueçam que devem passar uns recibozitos do que recebem em vez de virem dizer que os outros (sempre os outros) fogem aos impostos e que vocês não podem fugir em nada porque são “da função pública”. Tenham vergonha!!!
Não se sintam os que dignamente não o fazem….as criticas são bem dirigidas em exclusivo aos prevaricadores e não á classe em geral.


Zé Merda
in: http://www.merdasdaponte.blogspot.com

2 Comments:

At 5 de maio de 2005 às 15:26, Anonymous Anónimo said...

PORRA...
NINGUEM COMENTA...
NA SECUNDÁRIA HÁ MUITA GENTE A GANHAR DINHEIRO, POR BAIXO DA MESA, (LIVRE DE IMPOSTOS)
LÁ VAI O TEMPO EM QUE O DR.PEQUITO E OUTROS PROFESSORES PREPARAVAM OS ALUNOS EM TROCA DE NADA.
OS TEMPOS SÃO OUTROS...

 
At 11 de maio de 2005 às 21:56, Anonymous Anónimo said...

Olhe, diga lá você! Tenho a certeza que os-as conhece!
Tratam os explicadores como senhores doutores...é preciso...doutores vendidos, que nada fazem nas aulas a não ser lerem velhos apontamentos amarelecidos!
Os alunos que falem.

 

Enviar um comentário

<< Home