sexta-feira, 17 de junho de 2005

UMA BATALHA, MAS A GUERRA AINDA NÃO ESTÁ GANHA

Constuição europeia suspensa



Os 25 países da União Europeia concordaram em adiar a ratificação do tratado.

Os países membros optaram por fazer uma pausa para reflectir sobre o documento. No entanto, a maioria mantêm a convicção de que o tratado irá sobreviver ao “Não” francês e holandês.



Jean-Claude Juncker, primeiro ministro do Luxemburgo anunciou que os processos de tomada de decisões não serão aprovadas até meados de 2007.

O primeiro ministro luxemburguês confirma que a ratificação prevista para Novembro, já não é viável. Assim, Os países que planeiam referendar a constituição necessitam de mais tempo para convencer os seus cidadãos.

A Dinamarca e a Irlanda já fizeram saber que vão cancelar o referendo. A Suécia e a República Checa preferem adiar o referendo, até que o futuro do tratado seja decidido.
O Luxemburgo ainda não sabe se irá realizar ou não a consulta popular sobre a constituição.

A França, a Alemanha e a Bélgica, são os únicos países a insistir que a ratificação do tratado prossiga. Os três países alegam que sem o tratado, a Europa fica sujeita ao complicado Tratado de Nice, que ao contrário da constituição não favorece grandes mudanças institucionais.

De acordo com Jen-Claude Juncker, a Europa "vai entrar agora num período de reflexão, explicações e debate sobre as expectativas dos seus cidadãos."

Esta cimeira é vista como um teste para ver se a Europa é capaz de ultrapassar os desafios de alargamento e a derrota nos referendos, ou se as rivalidades entre os seus líderes enfraquecidos colocam a união na corda bamba.