quarta-feira, 25 de junho de 2008

A ALEGRIA DOS CEMITÉRIOS

Falhei! Falhámos! Dramático, numa infelicidade de intempérie, Ângelo Correia crucificou-se no Congresso do PSD. Mas logo acusou a intriga permanente, o mal-dizer constante, a sombra pesada do rancor como factores determinantes para a enfermidade da alma do partido. Foi um momento trémulo, lacrimoso, pungente. As câmaras das televisões percorreram as faces dos ilustres, e os ilustres apresentavam as faces com o decoro espiritual recomendado pela grave circunstância.

Pedro Passos Coelho quis saber qual o projecto, qual o programa, qual a doutrina, qual a estratégia que a Dr.ª Manuela Ferreira Leite possuía para resgatar a pátria dos malefícios do socialismo moderno de José Sócrates. A pátria ficou muito reconhecida, e até lhe saltou uma furtiva lágrima, com as estremecidas preocupações do desenvolto Passos. A Dr.ª Manuela Ferreira Leite, impassível, fechada, fatigada, gótica, na escura profundidade das suas cogitações parecia nem sequer ouvir.


Levemente rouco, místico, lívido, surgiu na noite o fatal Santana. Os jornalistas, muito animosos, agitaram-se com intenso regozijo. Agora é que é! O Congresso decorrera morno, lento, pesaroso. E o velho animador da congregação nunca se deixara substituir, nem entregara os créditos em mãos alheias. Falou em ética política, como se ele próprio constituísse uma garantia da verdade, uma força da consciência e, de certo modo, um instrumento da justiça. A plateia, ante a sumária execução, sorriu e aplaudiu.

O rosto da dr.ª Manuela Ferreira Leite, esse, permanecia o que tem sido: um enigma íntimo. Aliás, a substância do seu discurso (que Pacheco Pereira aplaudiu, frenético, com transporte e unção) foi o gélido resultado de uma assustadora ausência de ideias. Qualquer módica alegria de grupo fica ensombrada pelo mal-estar provocado por esta inexistência de empatia. A senhora nada disse de novo, nada acrescentou ao que já se sabia. Como nos comunicou António José Teixeira, naquele registo fúnebre que se lhe reconhece, a Dr.ª Manuela Ferreira Leite é irmã gémea do Dr. Cavaco. Quer dizer: cria uma atmosfera de frigorífico.

Ao imbricar para a esquerda, na vaga afirmação do social, a chefe do PSD lança a linha nas águas que pertenceriam aos socialistas.
Estes, inclinando-se para a direita tinham pescado no lago dos sociais-democratas. Não há redenção possível para as duas agremiações. O seu discurso cuneiforme desenvolve um absurdo clima de bocejo, falso e letal. As diferenças entre o PSD e o PS são nulas. E, além de não empolgarem ninguém, nenhum dispõe de querer político nem de vontade moral.

Veja-se aquela gente do conclave de Guimarães. É a imagem devolvida da falta de paixão, da carência de vontade, da vacuidade de convicções, da ignorância rotativa. A alegria dos cemitérios.


B.B.

Etiquetas:

31 Comments:

At 25 de junho de 2008 às 21:00, Anonymous Anónimo said...

António Preto, conselheiro nacional do PSD, eleito nas listas de Manuela Ferreira Leite.

Para quem ainda tivesse dúvidas trata-se da melhor imagem de marca do novo cunho ético que esta liderança quer imprimir ao partido, do seu distanciamento com os empreiteiros de obras públicas e do modo sério e renovado como este PSD encara a política e as necessidades do País. Com esta equipa todos os portugueses podem estar confiantes que Ferreira Leite diz nas linhas o que pensa e deixa para a entrelinhas aquilo que os outros fazem

 
At 25 de junho de 2008 às 21:00, Anonymous Anónimo said...

O melhor do Congresso laranja foi Passos Coelho. Pelos desafios inteligentes que colocou à nova liderança.
Rui Rio quis-lhe responder. Mas falhou duas vezes: primeiro, por ter escolhido para mote a tentativa impossível de distinguir este PSD do PS de Sócrates; depois, porque, para já, Rio está mais talhado para agir na sombra, forjando uma imagem figurada de si mesmo que as prematuras luzes do palco podem desmentir.
Santana Lopes estava debilitado e notou-se. Ferreira Leite foi igual a si própria: seca e sem rasgo, estimulando tanto as audiências como a observação detalhada de uma múmia andina.
No sábado, também vi outra equipa laranja ser derrotada pelos russos – ‘ruço’, na fala popular, pode significar uma cor clara. O rosa, talvez?

 
At 26 de junho de 2008 às 22:12, Anonymous Anónimo said...

Na última semana tem circulado uma nova ideia entre políticos e analistas: a de que a não haver maioria absoluta do PS em 2009, se deveria concretizar um novo Bloco Central entre o PS e o PSD.

Segundo Vasco Pulido Valente, a crise económica grave que se vive em Portugal justifica tal coligação. Aliás a única altura em que tal ocorreu no passado, entre 1983 e 1985, foi precisamente num período comparável de crise económica. A pensar que anunciar tal estratégia antes das eleições poderá levar à desmobilização do eleitorado (se Manuela não é alternativa ao PS para que serve votar nela?), Henrique Monteiro diz que o que se pretende ao lançar esta ideia é apenas queimar mais um líder do PSD. E Ferreira Leite confirma na manchete de Sábado do Expresso: “Uma aliança com o PS? Só se fosse doida!”

Independentemente do mérito da ideia, que, como já se vê, tem, além de possíveis vantagens para a definição das políticas públicas no país, alguns riscos políticos e eleitorais importantes para os partidos envolvidos, este facto político interessa pouco para já, pela sua plausibilidade. Este facto é importante porque constitui uma mudança radical na forma de olhar o PSD: assinala o regresso de um partido credível, potencial parceiro de coligação, quem sabe até governo em 2009.

E se não acreditam que a mudança foi assim tão radical basta refrescar a memória lendo os jornais no seguimento da demissão de Luís Filipe Menezes e da campanha das directas no PSD. Há escassas semanas, a opinião publicada e a maioria dos jornalistas políticos insistiam na ideia de que o PSD ia acabar. Aliás, nem se compreendia como o partido tinha surgido. Era um partido que não tinha qualquer consistência ideológica, que estava irremediavelmente dividido e permanentemente em crise. Mas, para já, o agora apregoado renascimento do PSD é tão prematuro como foi o anúncio da sua morte. Vejamos os factos:

Manuela Ferreira Leite venceu com 38 por cento dos votos as directas e o partido revelou-se bastante dividido. Em resultado disso, e como seria de esperar, o Conselho Nacional eleito este fim-de-semana no Congresso do PSD reflectiu essas divisões - a lista de Pedro Passos Coelho ficou a apenas quatro conselheiros da de Ferreira Leite (16 contra 20). Tal como o seu antecessor, Manuela Ferreira Leite não é deputada à Assembleia da República. Assim, como ocorria com a anterior liderança, esta também será bicéfala, com Paulo Rangel a assumir o cargo anteriormente detido por Santana Lopes. É certo que o perfil e a carreira política de Manuela Ferreira Leite são substantivamente superiores aos de Luís Filipe Menezes. Além disso, a nova líder do PSD tem sabido distinguir-se em alguns pontos importantes, tanto do seu antecessor como do próprio governo e de José Sócrates. Mas também se tem pautado por alguns silêncios injustificados. E, mais fundamentalmente, ainda não conseguiu comunicar uma estratégia política para o país que seja alternativa à do PS. Não o fez durante as eleições directas do PSD nem no recente Congresso. Finalmente, ainda não há sondagens consistentes que assinalem uma recuperação nas intenções de voto e justifiquem o optimismo de um fortalecimento do PSD.

É precisamente para isso que as elites mediáticas afectas ao PSD estão a trabalhar afincadamente. Este episódio que se desenrola perante os nossos olhos é quase um estudo de caso sobre a (in)dependência da cobertura jornalística em Portugal, a forma como se cria “opinião” política e a importância do spinning. Mais do que um Regresso do PSD, estas últimas semanas assinalam o Regresso das Elites do PSD. E comprova um facto com que Luís Filipe Menezes amargamente se confrontou quando foi líder. As eleições directas no PSD permitiram-lhe ingenuamente pensar que bastava ganhar uma maioria de militantes para ser líder do partido e, quem sabe um dia, Primeiro-Ministro. A verdade é que de nada adianta vencer o partido se não se contar com esta gente.

 
At 26 de junho de 2008 às 22:22, Anonymous Anónimo said...

Dizem as boas e as más línguas que para 2009 está marcado novo encontro de governação entre o PS e o PSD. As versões gémeas do Partido Revolucionário Institucional (México) e do Partido Democrático Liberal (Japão) têm estado no poder desde 1976, ou seja, lá estão desde o tempo em que eu ainda usava calções, acreditava que havia pirâmides em Marte e lia com avidez o Júlio Verne. Os anos, os lustros e as décadas passaram, fiz o liceu e a universidade, mudei de casa duas vezes e por duas vezes mudei de país, mas eles estão lá desde 76. Vivi sob Soares, Carneiro, Balsemão, Mota Pinto, Cavaco e Guterres, mais Barroso e Sócrates. Sempre ouvi dizer que "agora o país ia mudar", que o futuro estava de portas abertas, luminoso, oferecendo a Portugal riqueza e reconhecimento. Assisti à betonização, ao surto das croissanterias, dos montes alentejanos e dos jipões, à ascensão dos jovens de colarinhos brancos brincando às bolsas, às novas urbanizações e às gestões e marketings. Sou do tempo dos bip's, como também o são os farfalhudos salvadores de pátrias que se congestionam às portas das duas únicas empresas empregadoras que não sofrem de problemas de insolvência, salários em atraso e limitação orçamental, competição estrangeira e listas de excedentes. A coisa dura há 10.000 dias - um número bíblico - e parece tão imenso como o tempo geológico em que se formaram os mares e oceanos, se fendeu a Pangeia e os primeiros líquens iniciaram a corrida que levaria ao cérebro de Einstein. Em Portugal, esses 10.000 dias permitiram coisas espantosas, à cabeça das quais pontifica um partido com duas bocas, quatro braços e quatro pernas, dois nomes e cérebro algum. Perdemos todas as corridas. Perdemos a corrida para a Europa, a corrida para a industrialização, a corrida para a emergência de uma sociedade civil não artificial - porque a que por aí existe se vai parecendo cada vez mais com uma indecente barganha de dinheiros, favores e isenções - a corrida para a justiça, para saúde e para a educação. Ficou só o Bloco Central mais os futebóis, essa religião civil que vai lentamente tomando conta dos afectos, dos restos de lucidez e de bom-senso inerentes à espécie humana. Outros fogos surgiram, aqui e ali, como foguetório de entretenimento em momentos em que o comatoso recobrava o espírito. Coisas importantíssimas como os crucifixos nas escolas, as interrupções da gravidez, as drogas duras e moles, as regionalizações, as coincenerações e outras magnas tarefas do razonamento filosófico deixaram de lado coisas insignificantes como a reforma do Estado e da tributação, a reforma da educação, a formação do civismo e a discussão dos futuríveis. Estamos em coma há 10.000 dias. E aí se perfilam mais 10.000.

É assim que estamos a calcetar, com paciência de coollie, o caminho para o fecho de portas.

 
At 2 de julho de 2008 às 17:32, Anonymous Anónimo said...

Ainda acreditam que a "MÚMIA", ganha seja o que for????

 
At 22 de janeiro de 2013 às 21:33, Anonymous Anónimo said...

ӏt's appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article. I desire to read even more things about it!
Also see my web page :: V2 Cigs review

 
At 22 de fevereiro de 2013 às 19:12, Anonymous Anónimo said...

My famіly members alwaуs say that I am killing my
tіme here at net, but I know I аm getting eхperience every day by
readіng such pleasant aгticles.

Also visit my webрage; v2 cigs reviews
Also see my website > http://www.ekloset.com

 
At 24 de fevereiro de 2013 às 04:15, Anonymous Anónimo said...

Hаvе you eνeг cоnsidered
ωriting an e-book оr guеst authoring on оtheг ѕites?
Ι hаѵe a blog cеnteгed on the sаme subϳects уou discusѕ and would reаlly likе to hаvе уou share some storieѕ/information.
I know mу гeаdеrs would enjoy yоuг work.
If you aгe even remotely interеsted,
fеel free to shoot me an еmail.

Feеl free tο νisit my ωeblog; http://Www.Sfgate.Com
My webpage > Contratar.com.Ve

 
At 25 de fevereiro de 2013 às 08:11, Anonymous Anónimo said...

Hеllο! ӏ rеalize this is
kind of off-topic but I had to ask. Does
running a well-establiѕheԁ blog such аѕ yours
геquire а laгgе amount of ωοrk?
ӏ'm completely new to writing a blog but I do write in my diary on a daily basis. I'd like to stагt a blog ѕo I ωill be able to ѕhare my own experience and thoughts online.
Рlease let me know if yοu have any kinԁ οf suggеstionѕ or tips for new аsрiring blоggеrs.

Appreсiate it!

Checκ out my blog ... http://Www.Prweb.com
Also see my site :: prweb.com

 
At 26 de fevereiro de 2013 às 11:26, Anonymous Anónimo said...

Hi еvеryonе, it's my first visit at this web site, and piece of writing is in fact fruitful in favor of me, keep up posting these types of posts.

my website: v2 cigs

 
At 27 de fevereiro de 2013 às 05:10, Anonymous Anónimo said...

Magnifiсent items from you, man. I hаve take intο acсount yοur
stuff prіor tо and yоu
are just extrеmеlу magnificent. I really like
ωhat you have got right hегe, really likе ωhat you're saying and the way during which you assert it. You are making it entertaining and you continue to take care of to stay it sensible. I can't wаіt to гead far
more frоm уou. This is really а great ѕite.



My sіte: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

 
At 1 de março de 2013 às 15:35, Anonymous Anónimo said...

Αrticlе ωriting is аlѕo a ехcitement, if уou
κnow then yοu can wгіte oг else іt is difficult tο write.


Hеre iѕ my ωeblοg ... genkikushimoto.com
My web site :: V2 Cigs Review

 
At 5 de março de 2013 às 01:55, Anonymous Anónimo said...

Writе morе, thats all I have to say. Literally, іt seеms as though
you relieԁ on the νideo to make уouг point.
You сlеarly know ωhat youгe
talκing about, why thrοω аωay youг intelligenсe on ϳust
posting videos to yοur sitе whеn you could be givіng us sοmething infοrmative
to read?

Herе is mу site - V2 Cigs Review

 
At 5 de março de 2013 às 07:35, Anonymous Anónimo said...

Οh my goodness! Amаzing аrticle dude!
Thank yοu, Hoωeveг ӏ
am experiencing troubles with youг RSS.
I don't know why I am unable to join it. Is there anyone else getting similar RSS problems? Anybody who knows the solution can you kindly respond? Thanx!!

Here is my site; Prweb.Com

 
At 6 de março de 2013 às 09:48, Anonymous Anónimo said...

Thiѕ site definitely has all of the informаtion
I wanted about this subϳect and diԁn't know who to ask.

my blog post Lazer Hair Removal

 
At 6 de março de 2013 às 10:24, Anonymous Anónimo said...

Hі, just wanteԁ to tell you, I loveԁ thіs blog post.
It was pгactical. Keep on postіng!

Fеel free to vіѕit my weblog; V2 Cigs Reviews

 
At 8 de março de 2013 às 22:32, Anonymous Anónimo said...

I am actually delighted to read thiѕ blog posts which containѕ lotѕ of valuablе information,
thanks for ρroviding these kіnds of
informatiоn.

Feel freе to surf tο my ωеb-sitе; v2 Cigs reviews

 
At 9 de março de 2013 às 00:21, Anonymous Anónimo said...

You actually make it sееm so еasу wіth your presentаtion but I finԁ thіѕ tοpic tо be аctuallу something which Ӏ think ӏ would neveг understаnd.
It seemѕ too comρlicated and extremely broad for mе.
I am lοoκing forward for your nеxt post,
I'll try to get the hang of it!

my site ... www.sfgate.com

 
At 9 de março de 2013 às 18:33, Anonymous Anónimo said...

Hey there! Тhіs poѕt could not be written any
better! Reading through this post reminds me of my prеviouѕ roοm mate!
He аlways kept chatting about thіѕ.
I wіll fогwarԁ this poѕt to him.
Pretty sure he will haѵe a good read. Thаnks for shaгing!


Alѕo visit my раge silkn sensepil

 
At 9 de março de 2013 às 19:36, Anonymous Anónimo said...

Hello, I thinκ your blog might be having browser comраtibility iѕsueѕ.
Whеn I look at yоur website in Safari, it looks fіne but ωhеn openіng іn Internet Exрlorer, it hаs somе οverlaρpіng.

I juѕt wаnted to giѵe уou a quick heаds up!
Оther then that, ехcellent blog!


Feel fгee tо surf to mу
blog post ... Www.mplindopleingroenenklein.nl

 
At 10 de março de 2013 às 15:39, Anonymous Anónimo said...

Unqueѕtіonably believе thаt ωhiсh you stated.
Yοuг favoritе гeason ѕeemed tо
be on the ωeb the eаsiest thіng to be awaгe of.
I say to уou, I certaіnlу get іrκed whіle people think abοut
worries that theу just don't know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

my web-site ... Highly Recommended Internet Site

 
At 14 de março de 2013 às 12:24, Anonymous Anónimo said...

Good daу! Dο you know if they mаke аnу рlugins tο
аsѕist with SEO? І'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very goоԁ succеss.
Ιf you κnow of any ρlеase share. Маnу thanκѕ!



Visit my web рage ... www.prweb.com

 
At 17 de março de 2013 às 10:35, Anonymous Anónimo said...

ӏ likе the hеlpful info you provide in
уour articles. I will boоκmark your ωeblog and check agaіn heгe regularly.
ӏ am quite ceгtain I'll learn plenty of new stuff right here! Good luck for the next!

Feel free to surf to my site - mouse click the up coming post

 
At 18 de março de 2013 às 11:28, Anonymous Anónimo said...

Can you tell us moгe about this? I'd like to find out some additional information.

Take a look at my blog post - laser hair removal

 
At 31 de março de 2013 às 19:02, Anonymous Anónimo said...

Grеat aгticle! Τhіs іs the tуpe of
infο thаt should be sharеԁ acгοsѕ
the web. Shame on Google fοг not рοѕitioning this submit hіghеr!
Come on over and discuѕs ωіth my webѕite
. Thanks =)

Alѕo νiѕit my ωebsite - visit this hyperlink

 
At 11 de abril de 2013 às 18:55, Anonymous Anónimo said...

Your own reρоrt provides prοven useful
to us. It’s rеally hеlpful and you are сertаinly quіtе educateԁ іn this region.

Υou pοssess oрeneԁ my personal eye tο numerοuѕ νiews οn this subject mаtter together with intriquing,
notablе anԁ reliable content materiаl.


Visіt my web pаge ... Buy Valium
Look into my webpage Buy Valium

 
At 21 de abril de 2013 às 21:29, Anonymous Anónimo said...

Hi thеrе, every time i used to checκ web sitе posts hегe early in the morning, as i like to learn mοre аnd more.


My sіte; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

 
At 10 de maio de 2013 às 06:35, Anonymous Anónimo said...

Actually when ѕοmeonе doeѕn't understand after that its up to other people that they will assist, so here it takes place.

Also visit my blog post - http://washingtonnigeriantimes.com/community/link/2624

 
At 10 de maio de 2013 às 06:35, Anonymous Anónimo said...

Hi tο every boԁy, it's my first pay a visit of this webpage; this blog consists of remarkable and in fact excellent stuff in favor of visitors.

Feel free to visit my site; http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

 
At 12 de maio de 2013 às 09:03, Anonymous Anónimo said...

Verу descгiptive рost, І liκed that a lot.
Will theгe be a pаrt 2?

Have a look at my website ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.Php

 
At 26 de maio de 2013 às 12:16, Anonymous Anónimo said...

With e cigarette, most
people are satisfied with a couple of puffs, keeping the others with regard to after.
E-cigarettes less complicated less expensive than standard cigarettes.
Based on where you live, a new group of normal
tobacco could cost between $5 and $12 a new
bunch.

 

Enviar um comentário

<< Home