quinta-feira, 4 de novembro de 2010

MAIS CINCO ANOS PARA QUÊ?


O problema com o candidato Cavaco Silva é que ele nem sequer pode, no limite, usar o argumento do candidato Tiririca, no Brasil: "vote em mim, pior do que está não fica". É que estamos bem piores agora do que estávamos há cinco anos.

Acho que raras vezes assisti a um discurso político tão vazio de ideias, tão pouco mobilizador e tão destituído de alguma forma de grandeza como aquele com que Cavaco Silva anunciou ao país o que o país já sabia desde sempre: que quer mais cinco anos em Belém. Se a ocasião era para explicar as razões dessa vontade, a única coisa que ficou clara foi o desejo pessoal de continuar onde está. Mas isso já eu sabia desde o dia inaugural de Cavaco Silva como Presidente, quando Rui Ochôa fez aquela inesquecível fotografia de toda a família Cavaco Silva subindo a rampa do palácio para tomar posse dele: era o instantâneo de uma ambição longamente perseguida e, enfim, satisfeita.

Não vem mal ao mundo que os políticos gostem de exercer o poder para que foram eleitos: piores são os que dizem que não gostam. Mas também deviam, por pudor democrático, explicar ao que vêm e porque hão-de os eleitores igualmente ficar contentes ou esperançados quando eles são eleitos. Quando Cavaco Silva diz que se candidata em nome do futuro e da esperança, convém parar para pensar no assunto. Nos últimos vinte e cinco anos, desde 1986, ele ocupou por quinze anos o cume do poder, apenas tendo de se submeter a um interregno de dez anos, esperando que Jorge Sampaio terminasse os seus dois mandatos - pois que, desde 1926, não há memória de Presidente algum ter deixado de cobiçar e obter tantos mandatos consecutivos quantos Salazar ou a Constituição de 76 lhes permitiram.

Nesses longos quinze anos de poder que já leva, Cavaco Silva passou dez como primeiro-ministro e dispôs de condições únicas e irrepetíveis: maiorias absolutas, paz social, dinheiros europeus a perder de vista. Não vou agora fazer o diagnóstico desses anos, limitando-me a recordar que, quando ele saiu, disse e escreveu que tinha feito todas as "reformas da década" e do futuro: da justiça, da educação, do fisco, da saúde, do financiamento da segurança social, da habitação, das Forças Armadas, das empresas públicas, da flexibilização do mercado de trabalho e das finanças públicas. Palavra de honra que é verdade: ele garantiu que tinha feito tudo isto. E, como bem sabemos, nada disso estava e está feito - e por isso é que chegámos à beira do precipício.

Nestes cinco anos que leva de mandato presidencial, Cavaco Silva recebeu um país com problemas sérios e entrega ao julgamento dos eleitores um país à beira da falência, e não apenas financeira: também económica, social, educacional, jurisdicional, moral. Ficou quieto e calado quando o primeiro governo de Sócrates (o único a que se pode chamar governo), teve de impor a sua reforma do financiamento da Segurança Social aos sindicatos (a única reforma de Sócrates conseguida); falhou com a solidariedade devida quando Sócrates tentou tímidos passos, logo derrotados, para um princípio de reformas no ensino, na saúde ou na justiça. Quando Cavaco tomou posse, a justiça, por exemplo, era governada pelas respectivas corporações de magistrados: hoje, é governada pelos sindicatos representativos delas e o procurador-geral da República, cuja nomeação pertence ao Presidente, compara-se a si próprio à rainha de Inglaterra e é enxovalhado publicamente pelos subordinados que é suposto dirigir. Alguém escutou alguma palavra sobre isso a Cavaco Silva?

Invoca a sua autoridade de professor de Finanças para dominar bem esses assuntos, mas de que serviu ao país, nestes cinco anos, o seu doutoramento acerca das consequências da dívida pública? Diz que avisou o país e é mais ou menos verdade. Mas fê-lo muito depois de muita outra gente, demasiado tarde e sem coragem para dizer o que era necessário ser dito. Ficou igualmente calado quando viu o Governo enfiar-se no buraco do BPN (onde estavam tantos amigos seus) - e que já custou ao país, até agora, exactamente o mesmo que vamos ter de cortar no défice para o ano que vem; falou elipticamente sobre o desvario dos TGV, pontes, aeroportos e auto-estradas para ninguém, mas não dei por que se preocupasse em nada com a conta acumulada do desastre das parcerias público-privadas, onerando as finanças públicas das gerações que se seguem; deixou que o Governo escondesse a dimensão da derrapagem das contas de 2009 para não perder as eleições e agora, para não perturbar a sua própria campanha eleitoral, ficou calado e quieto até isso se tornar insustentável aos olhos de todos, na esperança de que Passos Coelho acabasse por lhe fazer o favor de aprovar o orçamento - um qualquer, que lhe permita entrar em campanha tranquilamente. Infelizmente, desde o primeiro dia até hoje, a mim, pelo menos, Cavaco Silva deixou-me sempre a sensação de estar a trabalhar diariamente para a reeleição. Exemplo extremo disso foi a lei do casamento homossexual, que ele promulgou para conquistar votos à esquerda, não se importando, para tal, de trair o seu eleitorado, as suas próprias ideias e até o sentido político da eleição do Presidente por sufrágio universal. E eu, que até defendi a lei, fiquei estarrecido com o despudor da pífia justificação que deu para a promulgar - um texto que devia ser estudado nas escolas, como exemplo de tudo aquilo que a política não deve ser.

Disse agora o candidato Cavaco Silva que só após "profunda reflexão" é que decidiu recandidatar-se. Todos sabemos que não é verdade e a prova disso é que ele nem se deu ao trabalho de adiantar uma só razão capaz de levar as pessoas a acreditar que os seus próximos cinco anos serão diferentes dos cinco anos passados. Diz que, depois da "magistratura de influência", vai ter uma "activa" (coisa que não se percebe o que seja ao certo, mas que parece fácil de anunciar agora). Escutando o seu discurso com muita atenção, cheguei à conclusão de que, segundo o próprio, só há duas razões para Cavaco pedir e justificar um segundo mandato: a primeira é porque, ao contrário do que eu sempre imaginei, o cargo é "particularmente exigente"; e a segunda, é porque ele é um homem notável.

O cargo é particularmente exigente, por exemplo, porque já lhe exigiu visitar 200 concelhos; porque o obriga a "uma grande capacidade para acompanhar os assuntos complexos das FA (para os quais jura estar bem preparado pela tropa feita em Moçambique, há cinquenta anos); porque tem de analisar e assinar os diplomas do Governo, "uma tarefa de grande responsabilidade, que exige um conhecimento profundo dos assuntos e uma grande disponibilidade de trabalho" (os tais jipes de diplomas que ele se queixa de ter de levar para férias); porque é preciso, como ele, "conhecer muito bem a situação económica" e ser, como ele, "uma personalidade respeitável e credível".

E quem, se não ele, poderia hoje estar em condições de assumir tão difícil tarefa? Quem, como ele, tem tão grande "visão de futuro", tão "elevado grau de exigência ética", quem é "tão avesso a intrigas políticas e partidárias", quem tem igual "honestidade, rectidão, e respeito à palavra dada", quem não permitiria, como ele, que "a função presidencial seja instrumentalizada por quem quer que seja" (e a inventona das escutas de S. Bento a Belém, congeminada entre o seu assessor de imprensa e o "Público"?)?

O seu grande trunfo eleitoral são, pois os auto-elogios que tão generosamente dedicou a si próprio. Nada mais: não teve uma palavra sobre o país, sobre os tempos que se vivem, sobre o que terá de ser feito e o que não pode continuar a fazer-se. Não expôs uma ideia, um pensamento, um simples desejo político - aos costumes disse absolutamente nada. É nisto, então, que temos de acreditar: que o cargo é terrível, mas, felizmente, o homem ao leme é excepcional. Assim como temos de acreditar que, embora tudo tenha andado para trás e com a sua bênção, as coisas estariam bem piores não fossem a sua (mal aproveitada) "magistratura de influência" e os seus "discretos esforços" - tão discretos que ninguém deu por eles.

O problema com o candidato Cavaco Silva é que ele nem sequer pode, no limite, usar o argumento do candidato Tiririca, no Brasil: "vote em mim, pior do que está não fica". É que estamos bem piores agora do que estávamos há cinco anos. E, por isso, não podendo vangloriar-se do passado, ele anuncia-se candidato "em nome do futuro". Agora, ele vai ser "activo". Mas, agora, como escreveu Cesare Pavese, talvez estejamos já mortos e não o saibamos.


M.S.T.

Etiquetas: ,

28 Comments:

At 4 de novembro de 2010 às 15:52, Anonymous Filipe said...

Assumidamente, era um mau Orçamento, que, por comprometer o crescimento económico e o emprego, deterioraria as contas públicas, acrescentando crise à crise. Porém, repetiram-no um milhão de vezes, tinha o condão de calmante dos mercados.
O acordo que o viabilizaria foi anunciado e o Orçamento foi aprovado. E o que é que aconteceu a seguir?
Pelo sétimo dia consecutivo, os juros das obrigações do Tesouro português a dez anos continuaram a subir.
Há momentos, estavam a negociar nos 6,641 por cento, acima daquele que era até agora o máximo histórico (6,63 por cento) registado no final de Setembro. Conclusão óbvia: comprovadamente, para além de mau, o Orçamento não acalmou mercados nenhuns.
E bastará olhar para o juro que pagam países que se anteciparam na adopção da mesma tipologia de políticas que acabam de ser adoptadas por cá para projectarmos o que, mais cedo ou um pouco menos, terminará por ser o resultado da subserviência dos irresponsáveis que decidiram avançar para o mergulho numa tragédia ainda maior do que a anterior: os juros da dívida irlandesa cotavam nos 7,808 por cento, os da Grécia nos (11,091 por cento) e, também a subir, os de Espanha nos (4,35 por cento). Nem o anjinho mais anjinho esperaria outra coisa.
É no que dá acreditar que a mercadologia é uma ciência exacta e que a especulação se rege por critérios que não os do enriquecimento fácil.
No caso, proporcionado pelo Banco Central europeu.
Mas sobre esta inevitabilidade perfeitamente evitável, nem a Cavaco, nem a Sócrates, nem a Passos Coelho ouvimos uma palavra de repúdio sequer.
Eles são responsáveis, eles têm sentido de Estado, eles são uns verdadeiros patriotas. E isto façam a porcaria que fizerem. Afundam o país há quase 40 anos, continuarão esse desígnio enriquecedor de alguns, poucos, e acalmar mercados também não é o seu forte.
Mas convencem palermas.

 
At 4 de novembro de 2010 às 18:32, Anonymous Anónimo said...

Ao ler o comentário anterior, verifica-se que não pode ser de origem democrática. Este comentário é um autêntico Sorrilho de asneiras, á boa maneiro do tempo da outra senhora. Se tem saudades do outro tempo nefasto, enforque-se que assim é menos um reaccionário a comer á custa dos Portugueses. Mata-te pá...

 
At 4 de novembro de 2010 às 20:17, Anonymous Anónimo said...

Só é pena o Pinto já não poder concorrer.

 
At 4 de novembro de 2010 às 21:37, Anonymous Anónimo said...

O 1º comentário é que é do tempo da outra senhora? Porquê? fez doer a alguém?

 
At 5 de novembro de 2010 às 12:35, Anonymous M.S. said...

Nos últimos 25 anos, Cavaco Silva, foi primeiro ministro durante dez anos e presidente da república nos últimos cinco.
Cavaco é o político que teve maiores responsabilidades na construção do país em que vivemos, contudo sempre fez todas as suas campanhas renegando o seu passado.
Ontem, na inauguração da sua sede de campanha, ouviu-se o candidato defender uma nova “orientação económica” e o reforço da produção nacional, ainda que só um lapso de memória colectiva nos possa fazer esquecer os seus anos de primeiro ministro em que, por exemplo, se financiava o abate da frota pesqueira nacional ou as ruinosas mega-plantações de eucaliptos.
Por outro lado, Cavaco insiste na ideia de uma “campanha sóbria e contida nas despesas” ainda que não a pratique, prevendo gastar 2,1 milhões de euros o que é mais do que prevê gastar qualquer dos outros candidatos.

 
At 5 de novembro de 2010 às 12:37, Anonymous Catarina said...

É um facto que estamos ali a uns meros 26 p.b dos fatídicos 7% de preço da dívida publica, que é o número-chave para o FMI vir logo a correr e essa coisada toda, de acordo com o MF que, como todos nós sabemos, nunca se engana (só acima de € 800 milhões de erratas), donde o que ele diz sobre a meta dos 7% claro que se aplica, certo?
E também claro que toda a gente sabe que a subida da taxa de juro da dívida foi por causa de ter passado um péssimo OE na AR: ou seja, apesar de ter passado, os mercados, esses mauzões, olharam para Portugal e disseram "aquilo mesmo assim não vai lá, portanto carrega nos gajos!". Até pode ser possível que isto não vá lá e os mercados mauzões carreguem para ter uns ganhos melhores, porque não são sensíveis - feios! - aos apelos do nosso MF, para que deixem de ser mercados e sejam bonzinhos só connosco, só agora, porque estamos precisadinhos.
Não obstante, desenganem-se os comentadores "the doom day is upon us". Estar está, mas não é por causa disso. Calha é que, coincidindo com a aprovação por passagem administrativa do OE na AR, do lado de lá do Atlântico, naturalmente animado pela notícia que agora o Obama já mandava menos, desde que terça feira perdeu o Congresso para os republicanos, o FED resolveu dar um valente empurrão no consumo (curiosamente os EUA, tendo aquela dimensão toda que funciona com uma grande dose de consumo interno, quando querem empurrar a economia, empurram o consumo que aumenta a produção que cria mais riqueza e por aí fora). Vai daí, empurrou com o anúncio da compra de 600 mil milhões de dólares, baixando dessa forma as taxas de juro, o que vem permitir uma maior facilidade de endividamento para gastar em consumo interno e etc etc, como já expliquei antes.
Entretanto os mercados internacionais, fartinhos de estarem parados a olhar para o Canal Parlamento a passar na Reuters, olharam para o ecrã do lado e viram uma coisa que lhes pareceu simpática. De repente, as acções começaram a subir. Ora ele há dois mercados (até há muitos mais, mas para efeitos de simplificação, consideremos só dois): a Bolsa de acções e o mercado obrigacionista. E os recursos para investir, sendo sempre escassos, por muitos que sejam, metem-se no cesto que está a pagar mais. E hoje o cesto que estava a dar era o das acções. Maiores compras de acções, menos procura de obrigações (entre as quais as da dívida portuguesa), daí que as obrigações desvalorizam e os juros sobem. Não foi só a dívida portuguesa que sofreu, mas como está débil, sofreu mais.
É a porra do bater de asas da borboleta, embora o FED seja mais uma louva-a-deus com asas e a teoria do caos funciona sempre. Já a umbiguice de achar que foi só por causa de nós, sinceramente para os mercados internacionais, nós não somos nada senão uma forma de ter algumas mais-valias. E se fossem vocês lá a clicar nas ordens de compra e venda fariam exactamente a mesma coisa.

 
At 5 de novembro de 2010 às 14:47, Anonymous Luís C. said...

O candidato Cavaco Silva mostrou-se incomodado com a prática da política em Portugal.
O lamento foi dado no Facebook, no mural do candidato, pouco tempo depois de ter terminado mais uma matinée animada na Assembleia da República.
Eu compreendo o candidato à corrida presidencial apoiado pelo PSD. Eu e muitos portugueses.
Ontem fui apanhado de surpresa, quando no televisor de uma leitaria me apareceu o deputo Pedro Lince, um filho do cavaquismo original, a questionar o governo socialista na AR.
Eu que votei na Dra. Ferreira Leite para chatear Sócrates e desafiar os meus amigos da esquerda, fiquei com um nó na garganta.
Afinal, no meio do meu desvairado voto, devo ter contribuído para a eleição de alguém que num país democraticamente decente nunca seria eleito deputado.
Lince teve de se demitir de ministro, por causa de uma cunha que terá metido Martins da Cruz, ex-assessor de Cavaco, ministro de Santana, para uma sua filha.
Uma trapalhada entre amigos mas que levou ao desaparecimento político de Lince, não o da Malcata, mas o aguerrido ministro do tal governo da má moeda.
Lince fez parte do governo de Cavaco como secretário de estado de MFLeite, ministro de Santana, demitiu-se, e regressou pela calada à política, discretamente, pela mão da então dirigente do PSD MFLeite.
Foi a votos e uns idiotas úteis elegeram-no deputado da Nação. Ministro demissionário ontem, deputado em nome do povo, hoje.
É a democracia.
Teria sido melhor para ele manter-se agora caladinho na fila do fundo. Talvez assim ninguém desse por ele. E quem votou nele (desgraçadamente como eu!) não tivesse de se indignar e ficar desiludido mais uma vez com os políticos,como tão bem defendeu o candidato apoiado pelo PSD a Presidente da República.
Um aparte: e que seria de nós se o candidato apoiado pelo PSD a PR não nos compreendesse nestas coisas das injustiças da política?
Em política o que parece é. E mesmo que a seriedade de Lince não esteja em causa, quem um dia errou ou foi aglutinado na enxurrada do lamaçal da política, não pode voltar à prática pública. É uma das crueldades da política, mas é também uma das características do jogo.
Ou devia ser.
Fazer política não é como fazer outra coisa qualquer.
Na política só se perde a virgindade uma vez!
A indignação do candidato apoiado pelo PSD à Presidência é pois mais que louvável!
Como o compreendo ao criticar os políticos!
Para quem como Cavaco Silva governou 10 anos em maioria absoluta, e para quem criou politicamente protagonistas que mexeram com a política como Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Ângelo Correia, Duarte Lima, Martins da Cruz, Macário Correia, Isaltino de Morais e muitos outros ilustres democratas, pode ter razões hoje para estar triste, desiludido com os políticos.
Não foi só o monstro do orçamento que foi criado em Portugal.
Muitos outros mostrengos floriram nesta ditosa Pátria desalmada.

 
At 7 de novembro de 2010 às 23:38, Anonymous Anónimo said...

Só porcaria de política!
Porque é que não falam no Eléctrico que conseguiu a primeira vitória?
Isso é que tem interesse.

 
At 8 de novembro de 2010 às 00:46, Anonymous Anónimo said...

mete o electríco no rabiosque é para eesa merda é que vaí a maíor parte dos ímpostos dos contribíntes.
com tanto desemprego neste conselho,o tonto do pinto em vez de se preocupar em arranjar trabalho para a malta tá-se cagando com as promessas que fez ao pessoal da defunta delphi.
ele só quer é esbanjar o nosso dinheirinho no basqueto,no fotubol,
em viagens putas e vinho verde.

 
At 9 de novembro de 2010 às 16:29, Anonymous Anónimo said...

Porquê? Não gostas de desporto. Isso é que faz bem à saúde não é encostar a barriga ao balcão, empinar uns copos e dizer mal dos outros.

 
At 10 de novembro de 2010 às 23:46, Anonymous Anónimo said...

o problema não é o desporto.
mas sim o dinheiro dos nossos ímpostos que o tonto do pinto dá para alguns gulosos andaram a mamar á nossa custa....
eu até pratico bué de desporto...
o tonto do pinto tem obrigação de arranjar trabalho para a malta...
ponte de sor está a ficar na penúría .....

 
At 11 de novembro de 2010 às 08:00, Anonymous Anónimo said...

Rapaz, esse investimento é numa coisa chamada cultura. Sabes o que isso é? Talvez não, porque o teu nível não deve chegar a tanto...

 
At 11 de novembro de 2010 às 16:06, Anonymous Anónimo said...

cultura uma ova?
Quanto ao nível cada um é como é...
Não tive uns papás ricos..Mas tenho uns país cinco estrelas que me têm dado educacção q.b.
Uma coisa é certa não nasci no meio das vacas....
Guarda o teu NÌVEL que eu sei de que estou a falar.

 
At 11 de novembro de 2010 às 22:21, Anonymous Anónimo said...

Alguém que foi contemporâneo dele em Coimbra, tinha opinião ainda pior

Gente desta, já temos que chegue!

Mais umas "dicas" que julgo assentarem bem na criatura.

Após uma entrevista que deu no NOTÍCIAS SÁBADO' 220 de 27 de Março de 2010, fiquei com a sensação de que realmente sempre foi um "burguesote menino de Família".

O que me surpreendeu foi a falta de pudor e crítica com que descreve a sua iniciação sexual com a "CRIADA LÁ DE CASA"!

Estas infelizes "criadas lá de casa" eram oriundas de famílias muito pobres, indo a maior parte das vezes trabalhar que nem escravas para casa dos SENHORES FEUDAIS, até só pela comida (quando não eram os restos), abusadas e iniciadas nestas lides sexuais, que eram consideradas naturais, como diz o poeta : "Não sei se choca, acho que é uma coisa natural por que muita gente passou..."Aqui é uma coisa normal, quase inocente." "A situação é vulgar à época e acontece com a criada lá de casa."

O espantoso, não é o ter acontecido!

É o despudor com que estes REVOLUCIONÁRIOS, que parecem ter na alma os genes da defesa do POVO, assumirem estas coisas!

É claro, começaram o treino a f....r as criadas lá de casa, continuaram a f.....r os camaradas na guerra e preparam-se para f.....r o POVO.

Não está mal, porque julgo que este povo português tem demonstrado nos últimos tempos que gosta de ser f.....dido! Por isso reitero, não está mal visto.

Vou calar-me, porque quando entro nesta senda vicentina, penso que ainda estou no Serviço Militar a falar aos meus camaradas de guerra, enquanto entre duas cervejas e um cigarro ouvíamos, cerca das 21 Horas(?), "RÁDIO BRAZAVILLE".

E quem falava, quem? A insultar-nos de tudo!

Adivinhem lá, adivinhem!

O "montador das criadas lá de casa", que agora nos estava a montar a nós.

E bem montados, pois o herói estava bem longe, fora do alcance das nossas mãos.

Pois bem, nós um bando de parolos, ficávamos espantados com tanta coragem democrática do lado de lá.

Eu escondia a minha face, se tivesse um passado destes para deixar como herança aos meus filhos e meus netos.

Afinal quem querem eles enganar?

Prezo-me por honrar o ADN de todos aqueles que tombaram pela Pátria, que derramaram sangue, suor e lágrimas por este TORRÃO MATERNO de mil anos, desde Vímara Peres (868 dC) até hoje.

Sangue derramado, que empapou campos de batalha e se diluiu nas águas dos Oceanos durante séculos e séculos.

Preocupo-me com as gerações vindouras, mas venero as do passado, porque o que temos e tivemos de património territorial, artístico, valores morais e éticos, só a Eles devemos.

Esta prosa tem especial significado e relevância hoje DIA DE PORTUGAL, DIA DE CAMÕES, que pôs em Poesia a nossa História. E se pensam que toda aquela poesia dos LUSÍADAS é ficção, estão bem enganados, porque se calhar ainda muito ficou por dizer!

Agora, era importante que os nossos jovens esquecessem por uns tempos as paranóias e ignorância em que andam envolvidos, e fossem informados que PORTUGAL não nasceu em 1974.

Em 1974 começou a ficar moribundo!

Vamos lá ver se não morre.

continua........

 
At 11 de novembro de 2010 às 22:21, Anonymous Anónimo said...

Alguém que foi contemporâneo dele em Coimbra, tinha opinião ainda pior

Gente desta, já temos que chegue!

Mais umas "dicas" que julgo assentarem bem na criatura.

Após uma entrevista que deu no NOTÍCIAS SÁBADO' 220 de 27 de Março de 2010, fiquei com a sensação de que realmente sempre foi um "burguesote menino de Família".

O que me surpreendeu foi a falta de pudor e crítica com que descreve a sua iniciação sexual com a "CRIADA LÁ DE CASA"!

Estas infelizes "criadas lá de casa" eram oriundas de famílias muito pobres, indo a maior parte das vezes trabalhar que nem escravas para casa dos SENHORES FEUDAIS, até só pela comida (quando não eram os restos), abusadas e iniciadas nestas lides sexuais, que eram consideradas naturais, como diz o poeta : "Não sei se choca, acho que é uma coisa natural por que muita gente passou..."Aqui é uma coisa normal, quase inocente." "A situação é vulgar à época e acontece com a criada lá de casa."

O espantoso, não é o ter acontecido!

É o despudor com que estes REVOLUCIONÁRIOS, que parecem ter na alma os genes da defesa do POVO, assumirem estas coisas!

É claro, começaram o treino a f....r as criadas lá de casa, continuaram a f.....r os camaradas na guerra e preparam-se para f.....r o POVO.

Não está mal, porque julgo que este povo português tem demonstrado nos últimos tempos que gosta de ser f.....dido! Por isso reitero, não está mal visto.

Vou calar-me, porque quando entro nesta senda vicentina, penso que ainda estou no Serviço Militar a falar aos meus camaradas de guerra, enquanto entre duas cervejas e um cigarro ouvíamos, cerca das 21 Horas(?), "RÁDIO BRAZAVILLE".

E quem falava, quem? A insultar-nos de tudo!

Adivinhem lá, adivinhem!

O "montador das criadas lá de casa", que agora nos estava a montar a nós.

E bem montados, pois o herói estava bem longe, fora do alcance das nossas mãos.

Pois bem, nós um bando de parolos, ficávamos espantados com tanta coragem democrática do lado de lá.

Eu escondia a minha face, se tivesse um passado destes para deixar como herança aos meus filhos e meus netos.

Afinal quem querem eles enganar?

Prezo-me por honrar o ADN de todos aqueles que tombaram pela Pátria, que derramaram sangue, suor e lágrimas por este TORRÃO MATERNO de mil anos, desde Vímara Peres (868 dC) até hoje.

Sangue derramado, que empapou campos de batalha e se diluiu nas águas dos Oceanos durante séculos e séculos.

Preocupo-me com as gerações vindouras, mas venero as do passado, porque o que temos e tivemos de património territorial, artístico, valores morais e éticos, só a Eles devemos.

Esta prosa tem especial significado e relevância hoje DIA DE PORTUGAL, DIA DE CAMÕES, que pôs em Poesia a nossa História. E se pensam que toda aquela poesia dos LUSÍADAS é ficção, estão bem enganados, porque se calhar ainda muito ficou por dizer!

Agora, era importante que os nossos jovens esquecessem por uns tempos as paranóias e ignorância em que andam envolvidos, e fossem informados que PORTUGAL não nasceu em 1974.

Em 1974 começou a ficar moribundo!

Vamos lá ver se não morre.

continua........

 
At 11 de novembro de 2010 às 22:21, Anonymous Anónimo said...

Alguém que foi contemporâneo dele em Coimbra, tinha opinião ainda pior

Gente desta, já temos que chegue!

Mais umas "dicas" que julgo assentarem bem na criatura.

Após uma entrevista que deu no NOTÍCIAS SÁBADO' 220 de 27 de Março de 2010, fiquei com a sensação de que realmente sempre foi um "burguesote menino de Família".

O que me surpreendeu foi a falta de pudor e crítica com que descreve a sua iniciação sexual com a "CRIADA LÁ DE CASA"!

Estas infelizes "criadas lá de casa" eram oriundas de famílias muito pobres, indo a maior parte das vezes trabalhar que nem escravas para casa dos SENHORES FEUDAIS, até só pela comida (quando não eram os restos), abusadas e iniciadas nestas lides sexuais, que eram consideradas naturais, como diz o poeta : "Não sei se choca, acho que é uma coisa natural por que muita gente passou..."Aqui é uma coisa normal, quase inocente." "A situação é vulgar à época e acontece com a criada lá de casa."

O espantoso, não é o ter acontecido!

É o despudor com que estes REVOLUCIONÁRIOS, que parecem ter na alma os genes da defesa do POVO, assumirem estas coisas!

É claro, começaram o treino a f....r as criadas lá de casa, continuaram a f.....r os camaradas na guerra e preparam-se para f.....r o POVO.

Não está mal, porque julgo que este povo português tem demonstrado nos últimos tempos que gosta de ser f.....dido! Por isso reitero, não está mal visto.

Vou calar-me, porque quando entro nesta senda vicentina, penso que ainda estou no Serviço Militar a falar aos meus camaradas de guerra, enquanto entre duas cervejas e um cigarro ouvíamos, cerca das 21 Horas(?), "RÁDIO BRAZAVILLE".

E quem falava, quem? A insultar-nos de tudo!

Adivinhem lá, adivinhem!

O "montador das criadas lá de casa", que agora nos estava a montar a nós.

E bem montados, pois o herói estava bem longe, fora do alcance das nossas mãos.

Pois bem, nós um bando de parolos, ficávamos espantados com tanta coragem democrática do lado de lá.

Eu escondia a minha face, se tivesse um passado destes para deixar como herança aos meus filhos e meus netos.

Afinal quem querem eles enganar?

Prezo-me por honrar o ADN de todos aqueles que tombaram pela Pátria, que derramaram sangue, suor e lágrimas por este TORRÃO MATERNO de mil anos, desde Vímara Peres (868 dC) até hoje.

Sangue derramado, que empapou campos de batalha e se diluiu nas águas dos Oceanos durante séculos e séculos.

Preocupo-me com as gerações vindouras, mas venero as do passado, porque o que temos e tivemos de património territorial, artístico, valores morais e éticos, só a Eles devemos.

Esta prosa tem especial significado e relevância hoje DIA DE PORTUGAL, DIA DE CAMÕES, que pôs em Poesia a nossa História. E se pensam que toda aquela poesia dos LUSÍADAS é ficção, estão bem enganados, porque se calhar ainda muito ficou por dizer!

Agora, era importante que os nossos jovens esquecessem por uns tempos as paranóias e ignorância em que andam envolvidos, e fossem informados que PORTUGAL não nasceu em 1974.

Em 1974 começou a ficar moribundo!

Vamos lá ver se não morre.

continua........

 
At 11 de novembro de 2010 às 22:22, Anonymous Anónimo said...

.................

É BOM QUE SE REFLICTA SOBRE O CONCORRENTE QUE NA VIDA E SOBRE ELA... SÓ FEZ PROSA !!...

Além de ter desertado do Serviço Militar...

MANUEL ALEGRE - O SENHOR MONARCA

O TESTEMUNHO.

O Dr. que nunca foi.

Privei com Manuel Alegre na Assembleia da República, há alguns anos atrás, não como colega, mas no desempenho das minhas funções de jornalista. Sei de quem falo.

Alegre é um aristocrata, tradicionalista, snob, arrogante e hedonista.

É o EU que impera na sua vida! Sempre foi.

Alegre gosta de se ouvir e tem a sorte de ter uma bonita voz, mas é só isso. Não tem hábitos de trabalho, nunca trabalhou, aliás, tem das mulheres um conceito machista e considera ser o melhor do mundo.

Esteve à frente em guerras importantes no PS, como a da co-incineração porque sabia que isso lhe dava palco, holofotes, luzes e TV. Ele é um homem de palco, onde cultiva a sua elevada auto-estima. Sempre esteve contra o sistema e contra tudo o que fosse difícil, sempre esteve onde estava a vox populi que causava admiração. Ele sabia que só isso lhe daria palco fácil. Ter as luzes sobre si por FAZER, CONSTRUIR coisas difíceis é mais complicado e menos apetecível para um aristocrata que gosta do ouro, da beleza dos salões, da caça e da pesca. Além do mais ele não saberia como fazê-lo. Nunca soube. Optou pelo caminho do " eu nunca me calo". Foi mais fácil, mas também é um caminho pouco honorífico e honroso. Prefiro as luzes que se abatem sobre os que optam por ajudar a construir coisas em Portugal, "metendo a mão na massa", tomando decisões impopulares, mas úteis ao país. Esse não é,definitivamente, Manuel Alegre.

Lanço um desafio: alguém consegue ver Manuel Alegre à frente de uma pasta? À frente de uma Câmara Municipal, a fazer coisas ?

Alegre é um oportunista que nunca olhou a meios para se auto-promover.

Fala dos instalados da política, mas o que é ele senão um instalado desde 1974? Porque não começa ele a dar o exemplo e dá o seu lugar a um jovem?

Por último, mas não menos importante, o que se pode pensar de um homem que nunca terminou a licenciatura em direito e deixa que o tratem por um título que não possui? Eu, na Assembleia, nunca o tratei por dr.

porque não o é, apesar de saber que ele não gostava do Sr., é isso que é.

Senhor Manuel Alegre.

Se é que é Senhor..., porque para sê-lo é preciso ter Carácter e Obra.

Miguel A. Fonseca

Advogado

Tel. +351 289 807 700 - Fax +351 289 807 701

Rua Doutor Francisco Sousa Vaz, n.º 18-A - Apartado 4018

8000-327 FARO

Correio electrónico alternativo:

m.a.fonseca-275f@adv.oa.pt

 
At 12 de novembro de 2010 às 09:58, Anonymous Anónimo said...

Entre Cavaco Silva e Manuel Alegre para presidente da republica, venha o diabo e escolha. Qualquer um serve para o lugar (não fazem nada)!

 
At 12 de novembro de 2010 às 12:02, Anonymous Anónimo said...

como presidente sempre foi impopular mas foi eleito novamente, se não fosse cavaco averia mais quantas mais leis para nos agravar ???!!! Quantos emviou ele para avaliação???!!!... È melhor ter um Sampaio que so fez algo de bom quando distituio... estava sempre de acordo com tudo, e qual era a força politica que estava no poder????!!!!... meus amigos já pensaram porque foi este o escolhido.... porque está condenado ao fracasso! alegre tem estampa de ser pessoa arrogante sim, e tambem sei que trabalho não é com ele. Vão á net pesquisar um pouco.

 
At 12 de novembro de 2010 às 16:40, Anonymous Anónimo said...

vão mas é trabalhar!!!

 
At 12 de novembro de 2010 às 21:28, Anonymous Anónimo said...

Nem Cavaco Silva conseguia fazer o que um certo funcionario fez,ter uma máquina de secar roupa em casa com o mesmo registo e da mesma marca e igualsimha a uma do Municipio é que a empresa que as fabricou deve-se de se ter enganado, é uma conincidência muito grande as duas máquinas terem vindo para a Ponte de Sor uma a um funcionario e outra á Cámara.

 
At 13 de novembro de 2010 às 13:31, Anonymous Anónimo said...

Não percam às 16 horas no Pavilhão Municipal o jogo de basquetebol entre o Eléctrico e o Angra.
Vamos lá, canalha!

 
At 14 de novembro de 2010 às 02:23, Anonymous Anónimo said...

Ò és mesmo tonto nem toda gente te está para OUVIR e VER a tua triste figura durante todo o jogo aos berros e caralhadas és o BOBO da côrte(pinto parvalhão)mete o basquetebol no cú.....
Ò pinto louco nós temos que trabalhar não temos um tacho como o teu é só chular aa malta.....
ÈS BURRO TODOS OS DÌAS.....

 
At 14 de novembro de 2010 às 17:43, Anonymous Anónimo said...

Em relação as máquinas de lavar não percebo muito.... mas sei que todo o falatório do pinto e companhia não passa de muitas dores e "azia". Meus amigos o que já aprendi nestes anos de vida é que sois todos iguais!!!! Todos querem é melhorar na vida, e sois todos uma cambada de invejosos.... só se chega ao topo neste meu portugal por cunhas, almoços , luvas, etc. è por isso é que estamos assim!!! Quem merece vai-se ficando para trás! eu trabalho para dar o pão á minha familia e sabem o que penso para melhorar a vida... é tentar ir o mais longe possivel nos estudos pois de outra forma não quero, não quero passar rasteiras a ninguem, não quero pisar ninguem! Sou como sou e irei chegar mais longe, com sacrifissio pois vivo para melhorar a vida dos meus filhos! tenho amigos e conhecidos , por vezes estou bem outras mal mas sou feliz se vir os meus filhos felizes e não olho para o lado nem invejo ninguem... perdão só invejo a saude e que a tenha por muito tempo. Sei que a monarquia impera neste pais através de 5 ou 6 familias, e são eles os verdadeiros tubarões... AMORINS; "CHAMPALIMÔ'S; ESPIRITOS SANTOS....ETC SÃO ESTES OS VERDADEIROS MONARCAS DESTE PAIS QUE DESDE A ÉPOCA SALAZARISTA VÃO SUGANDO ESTE PAIS!!! O QUE FORAM FAZER 4 SENHORES AO PSD, AQUANDO DO POSSIVEL CHUMBO DO ORÇAMENTO DE ESTADO???!!!... SENHORES ESSES BANQUEIROS! MEUS AMIGOS NÓS NÃO TEMOS PESO NENHUM NA UNIÃO EUROPEIA... DEXAM-SE DE SONHOS... EU JÁ DEIXEI, AGORA SÓ ACREDITO NO MEU SUOR. Ass: fernando

 
At 14 de novembro de 2010 às 21:13, Anonymous Anónimo said...

Parece que o Eléctrico lá perdeu mais uma vez. Agora, em Espinho.
Vejam onde anda o nosso dinheiro.
Isto ninguém critica.
Está a ser mau para o tacho de alguns que lá continuam.

 
At 15 de novembro de 2010 às 22:01, Anonymous R.T. said...

Se Cavaco Silva vê com bons olhos que Timor-Leste compre parte da dívida pública portuguesa e ainda assim considera que a Irlanda está pior que Portugal, quem é que sua excelência entende que deve “ajudar” a Irlanda?

 
At 15 de novembro de 2010 às 22:18, Anonymous Anónimo said...

A justiça portuguesa está de parabéns!

Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados.


· Desde a morte de Francisco Sá Carneiro e do eterno mistério que a rodeia,
· Ao desaparecimento de Madeleine McCann,
· Ao caso Casa Pia
· Do caso Portucale
· Da compra dos submarinos
· Às escutas ao primeiro-ministro
· Do caso da Universidade Independente
· Ao caso da Universidade Moderna
· Do Futebol Clube do Porto
· Ao Sport Lisboa Benfica
· Da corrupção dos árbitros
· À corrupção dos autarcas
· De Fátima Felgueiras
· A Isaltino Morais
· Da Braga parques
· Ao grande empresário Bibi
· Das queixas tardias de Catalina Pestana
· Às de João Cravinho
· Dos doentes infectados por acidente e negligência de Leonor Beleza com o vírus da sida.
.Do processo Costa Freire / Zeze Beleza, quem não se lembra ?
· Do miúdo electrocutado no semáforo
· Do outro afogado num parque aquático
· Das crianças assassinadas na Madeira
· Do mistério dos crimes imputados ao padre Frederico
· Do autarca alentejano queimado no seu carro e cuja cabeça foi roubada do Instituto de Medicina Legal
· A miúda desaparecida em Figueira
· Todas as crianças desaparecida antes delas, quem as procurou
· As famosas fotografias de Teresa Costa Macedo. Aquelas em que ela reconheceu imensa gente 'importante', jogadores de futebol, milionários, políticos.
· Os crimes de evasão fiscal de Artur Albarran
· Os negócios escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal.
· O mesmo grupo Carlyle onde labora o ex-ministro Martins da Cruz, apeado por causa de um pequeno crime sem importância, o da cunha para a sua filha.
· E aquele médico do Hospital de Santa Maria, suspeito de ter assassinado doentes por negligência




Pois é... a justiça portuguesa está de Parabéns!
Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados.

MULTADO POR GUIAR BURRA EMBRIAGADO

O agricultor que há umas semanas foi apanhado a conduzir embriagado uma carroça puxada por um burra, na EN 17, em Celorico da Beira, foi ontem, quinta-feira, condenado, em processo sumário, a pagar 450 euros de multa. Pena pode ser substituída por trabalho comunitário, (Pois este sr. trabalha e não vive com qualquer subsidio do governo)
Jorge Rodrigues, de 34 anos, agricultor, foi condenado pelo Tribunal Judicial de Celorico da Beira, neste caso, a juíza Cláudia Jesus, que considerou “muito grave” o crime pelo qual o agricultor ia acusado, aconselhou-o a nunca pegar num veículo, seja ele a motor ou de tracção animal, depois de ter bebido, condenou um homem apanhado com uma taxa de álcool no sangue a uma pena de 90 dias de multa, à razão de cinco euros por dia, por ter sido apanhado a 11 de Agosto a conduzir o veículo de tracção animal com uma taxa de alcoolemia de 2,85 g/l no sangue.

O valor mínimo da multa aplicada, que totaliza 450 euros, teve em conta, segundo a juíza de turno que ditou a sentença, a situação social do arguido e o facto de ser primário. Foi-lhe ainda aplicada, como pena acessória, ainibição de conduzir qualquer veículo motorizado por um período de sete meses.

A pena exclui a proibição de o arguido guiar a carroça puxada pela burra, o meio de transporte que mais utiliza, pese embora ter licença, segundo o próprio, para conduzir tractores e motociclos." Venda a burra se ela for uma tentação”, desafiou

Até que enfim.... e em tempo recorde 8 dias depois julgado e condenado !!!!!!!!!!!!!!
YEAAAAAAAAH!...

Agora sim, sinto-me mais seguro !

 
At 16 de novembro de 2010 às 19:30, Anonymous Anónimo said...

por falar em Costa Macedo, sabem que Pinto da Costa fazia parte das fotos... não sei de que maneira, mas é compreensivel a forma como ele se move dentro do bloco duro que move a engrenagem portuguesa... a alguns anos para cá passou a fazer as coisas legalmente, com maiores de 18. ele é uma pessoa muito inteligente e soube adaptar-se a realidade. Jamais será possivel condenar os de colarinho branco , JAMAIS. Mas não vivo mais ou menos feliz com tudo isso, na minha visão todos foram culpados, quem foi abusado não teve esperteza de fazer as acusações bem decomentada. Poderiam ter destruido muitas pessoas de colarinho branco que hoje fazem a sua vida sem a preocupação de vir a ser chamados á pedra.

 

Enviar um comentário

<< Home