domingo, 13 de março de 2011

PROTESTO DA GERAÇÃO À RASCA, O DIA SEGUINTE


Não foi brincadeira, não foram meia-dúzia de indigentes a protestar contra o preço das bejecas, não foram meninos bem a reclamar emprego, conforme os apóstolos de serviço ao regime tanto pregaram.
Provou-se ontem à tarde no sítio certo, a rua, que precários, somos todos nós.
Enganados, espoliados, roubados e fodidos.
Quero acreditar que, se um dia este país vier a ser um lugar onde se possa viver do trabalho honesto, teremos na rua todos os precários albergados nos e pelos partidos.
Será então a sua hora de reclamar um subsídio de desemprego, uma pensão de subsistência, ou a reforma que hoje condenam a quem cumpriu todos os preceitos determinados para a sua obtenção.
Espero que na ocasião, ninguém lhes chore o pão, os mande trabalhar, ou para algum outro sítio menos próprio.

A.C.

Etiquetas: , , ,

30 Comments:

At 13 de março de 2011 às 22:42, Anonymous Anónimo said...

Miserável Portugal onde chegaste governado por políticos vigaristas, ladrões e corruptos.
A malta está à rasca!
Até agora está tudo bem, mas a paciência tem limites.

 
At 14 de março de 2011 às 13:08, Anonymous Anónimo said...

Há várias panelas de pressão social a ferver em Portugal.
O descontentamento e a frustração é geral nas gerações mais novas e há desespero incerteza e medo nas gerações dos pais e avós daqueles que se manifestaram no passado sábado um pouco por todos o país.
As razões para o estado de coisas a que tudo isto chegou são vastas e não se podem reduzir a este ou aquele nome da liderança política. Todos têm responsabilidades.
Os políticos, os empresários e o povo.
Nos últimos 20 anos construímos uma sociedade assente no paradigma do consumo, do crédito e do facilitismo, quer na vida estudantil, quer no Mundo do trabalho.
O início desta aventura sem regresso começou com os anos de fartura do cavaquismo, com milhões de euros a entrarem diariamente no país (mesmo antes do euro) em forma de projectos que estavam mal estruturados, subsídios a fundos perdidos, facilidade do crédito muitas vezes quase a juros zero.
A escola tornou-se fácil, o negócio das universidades privadas e subsidiadas pelo Estado produziu milhares de licenciados analfabetos (começando pelo primeiro-ministro), cursos inúteis, ilusões de uma formação académica de borla.
Os empresários preferiram jogar na bolsa ou por a massa lá fora em aplicações de retorno fabuloso e marimbaram-se em ter empresas modernas, com vocação para exportarem e criarem sólidos empregos.
Os políticos optaram pelo marketing, apagaram a ideologia dos partidos e muito pior: afastaram-se dos eleitores num tempo em que a interacção está na sociedade, começando nas redes sociais.
Os partidos envelheceram e engordaram uma casta de parasitas que vivem de tachos, empregos a termo, graxa.
As empresas desprezaram a produtividade, já que pagando pouco nunca tiveram grande urgência em racionalizar meios.
As responsabilidades sociais das empresas são cada vez menos.
Têm como objectivo lucros sem protagonismo social.
Também é verdade que muitas empresas já não conseguem pagar 14 meses por ano a quem trabalha 11, mais impostos e descontos brutais para a segurança social.
O xico-espertismo deu lugar ao saber e ao estudo.
Aliás, José Sócrates é o melhor exemplo do facilitismo: tirou o curso pela sorrelfa numa espécie de rifa.
Portanto: as manifestações de sábado, são o reflexo destes anos sem luta e sem consciência de classe.
Num país que acaba de reeleger um presidente que no final do mandato vai ter tantos anos de poder como o defunto Moubarak, um eleitorado abstencionista que nem se manifesta das eleições, um povo que não se manifesta como opinião pública, que não participa e que se rendeu às maravilhas que julgavam adquiridas, estavam à espera de quê?
De que os paizinhos lhes arranjasse, emprego?
Isso era dantes!
Sem ideologia e sem luta política não se vai a nenhum lado.
Nada é dado de bandeja. E a democracia conquista-se diariamente.
Em todas as frentes. na escola, no trabalho, na família, na vida. Temos de saber o que queremos e para onde queremos ir.

 
At 14 de março de 2011 às 17:17, Anonymous Anónimo said...

Dizem-nos que a geração que agora tem à volta de 30 anos está à rasca. Porque, por exemplo, há jovens de 30 anos, com licenciaturas e eventualmente mestrados, que não conseguem melhor do que um contrato precário a recibo verde e um salário entre 500 e 1000 euros. Outros não conseguem sequer um primeiro e precário emprego. É uma tragédia? Será.
Mas então que dizer de um menos jovem, de 40, que trabalhe oito horas por dia numa fábrica têxtil qualquer, a troco de 475 euros? Ou um de 45, desempregado, sem direito a subsídio, com dois filhos, que é preciso alimentar, vestir e educar? O que será isto? Quem está mais à rasca, a geração dos que agora têm 30 anos, ou a geração dos que agora têm 40 anos?
E que dizer dos idosos que, aos 70 ou 80 anos, sem retaguarda familiar, sobrevivem em casas velhas e destelhadas com 300 euros de pensão? Estes também estarão à rasca, ou não contam, porque quem conta, agora, são apenas os que têm um curso superior, banda larga em casa e conta no Facebook?
Que me perdoem os que estão verdadeiramente à rasca [muitos deles da geração que ronda agora os 30 anos], mas esta manifestação que se anuncia e sobretudo a discussão que vai gerando, demasiadas vezes se parece com uma birra de quem substituiu o aborrecimento e as dificuldades da vida real pela excitação e rebelião de uma vida virtual.
Escreve-se no manifesto que deu origem a este protesto, e repete-se até à exaustão, que a geração dos 30 anos é, entre todas as gerações, a que tem mais habilitações. Escasso e pobre argumento para um país que há muito anda cheio de doutores e engenheiros, pelos menos nos títulos que mandavam inscrever nos livros de cheques e cartões-de-visita. Habilitações nunca faltaram, o que falta é qualificação e competência. E ao contrário da primeira, a duas últimas não aparecem automaticamente com o canudo de fim de curso.
Aos que apareçam na luta do próximo dia 12, fica um último alerta: não é a geração dos que agora andam na casa dos 30 anos que está à rasca; são as várias gerações de portugueses, todas elas, que estão à rasca. E não há soluções para sair do buraco que contemplem apenas os jovens de 30 anos. Ou se encontra um caminho comum, ou vamos todos juntos para o abismo. Tenham em conta que não é um abismo virtual. É o da pobreza. Onde já mergulharam dois milhões de portugueses. A esmagadora maioria não tem curso superior, muito menos mestrado. E estes, sim, estão verdadeiramente à rasca.
Reformado com 375 euros e 68 anos (55 de trabalho).

 
At 14 de março de 2011 às 18:35, Anonymous Luís Silva said...

Quem também está à rasca é o Eléctrico que ontem lá perdeu mais uma vez...

 
At 14 de março de 2011 às 20:39, Anonymous Anónimo said...

"Subamos e desçamos a Avenida,

Enquanto esperamos por uma outra

(ou pela outra) vida"

Alexandre O'Neill
Avenida da Liberdade

 
At 14 de março de 2011 às 20:42, Anonymous André said...

Não sei de éramos duzentos e cinquenta e sete mil, ou trezentos e setenta e seis mil.
Mas uma coisa é certa, éramos muitos e bons.

 
At 14 de março de 2011 às 22:29, Anonymous Anónimo said...

NÃO GOSTEI DAS EXPLICAÇÕES DO NOSSO MINISTRO... JÁ NÃO TENHO SENTIMENTOS PARA DESCREVER O MEU ESTADO DE ESPIRITO E DA MINHA FAMILIA... ELE PRÓPRIO ESTÁ A FORÇAR UMA CRISE POLITICA, ESTÁ A FAZER CHANTAGEM POLITICA E COMO SENTE QUE NÃO CONSEGUE DAR MAIS É ESTA MANEIRA DE TENTAR SAIR PELA PORTA MÉDIA.... NÃO CONSIGO ACREDITAR EM UMA PALAVRA QUE ELE DIZ E SEUS MINISTROS... OS MEUS FILHOS NÃO TÊM PROFESSOR DE DESPORTO NEM DE MUSICA... REGREDIMOS POR COMPLETO EM NOME DE QUÊ????

 
At 14 de março de 2011 às 22:51, Anonymous Anónimo said...

Tenho 48 anos ,desempregada e ando sempre á rasca,só os meninos do papá em ponte de Sôr não estão á rasca é vê-los á porta dos cafés á espera que eles abram, nesta terra a juventude é tão pobre de acções.

 
At 15 de março de 2011 às 19:59, Anonymous Anónimo said...

Está tudo à rasca, menos os xuxalistas vigaristas.
A estes só lhes resta uma saída, a demissão por incompetência.

 
At 17 de março de 2011 às 11:14, Anonymous Anónimo said...

Para a Sra dos 48 anos. Não descarregue a sua pouca sorte ou o comodismo que os subsídios lhe proporcionam naqueles que menos ou nenhuma culpa têm. Em grande parte foi a vossa geração que engatou isto tudo por se acomodarem ao mesmo emprego durante anos e anos, sempre com as mesmas condições e sem ambição de mais, tornando-se cada vez mais improdutivos a cada dia que passa. Isto para não falarmos daqueles que estão sempre prontos a cuspir no próprio prato (alguns ex-delphi por exemplo). Foi esta cultura de trabalho que a vossa geração arranjou e é essa mesma cultura que afugenta qualquer iniciativa de criar emprego pois ninguém está para se “casar” com gente desse calibre para depois ficarem sem nada.
A propósito, a mim não me transtorna nada ver os jovens nos cafés. Pior que isso é ver a malta da sua idade a fazer o que a Sra indica. Convido-a a deslocar-se aos cafés para ver com os próprios olhos. Mas também não sei qual o seu problema. Quer que sejam os jovens a pagarem por aquilo que vocês não fizeram quando deviam? (trabalhar como deve ser). Vocês não têm direito a exigir o que quer que seja aos mais jovens. Quanto muito até deviam retirar deles algumas lições.

 
At 17 de março de 2011 às 12:11, Anonymous Anónimo said...

Com quem é que o Eléctrico joga este fim-de-semana? Esses também estão à rasca...

 
At 17 de março de 2011 às 13:52, Anonymous FR said...

deixam o elétrico em paz, até é bom que desça. elétrico/tramaga/f. de domingão futebol clube, e os xulos dos que treinam com remuneração sem perceber patavina... quantos atletas séniores do municipio? já não digo da cidade.... e juniores.... eu quero ver quando já não for remunerados quantos dão o seu tempo e suor! Ai sim se verá o empenho pela instituição!

 
At 17 de março de 2011 às 16:22, Anonymous Anónimo said...

Não se esqueçam de ver hoje o GLORIOSO às 18 h(seis da tarde) na SIC.
Beijinhos.................!

 
At 17 de março de 2011 às 16:24, Anonymous Anónimo said...

Agora com o Passos Coelho (o verdadeiro), é que vái ser. A pobreza vái acabar, os ordenados vão subir, os juros vão baixar, a gasolina vái baixar, o desemprego vái baixar, os jovens vão todos ter emprego, as reformas miseráveis vão subir, as portagens vão acabar. Vamos todos ser ricos.

 
At 17 de março de 2011 às 22:19, Anonymous Anónimo said...

resposta para o : dia 17-3 ás 11.14
se estou a receber subsidio não foi o senhor que descontou durante 26 do seu ordenado foi do meu .
Se me acomodei está enganado nunca me vou acomodar sabendo que no mundo é pessoas ordinárias como senhor\a .
Ser improdutivos esta enganado\a nunca fui, aonde trabalhei sempre atingi os objectivos que-me propunham durante o dia de trabalho se esta a falar deve ser um parasita dos chefes da delphi se não o é de outro lado .
se não tenho ambição tenho sim senhor, a minha maior ambição de á anos era ver pessoas como vossa excelência no campo pequeno foi pena quando o Otelo ameaçou e não o fez mas ainda o vou ver.

 
At 17 de março de 2011 às 23:53, Anonymous Anónimo said...

Com essa ultima apenas subscreveu aquilo que pensava de si. Confirmou tudo o que eu referi sobre si. Acomodou-se aos subsidios; limitou-se a fazer o que lhe pediam sem procurar por melhor; se a sua ambiçao é essa, nao tem nem nunca teve ambiçao e dá para concluir quais os valores que segue. É por isso que nao encontra emprego mas também nao deve estar muito interessada em encontrá-lo. Portanto, nao tem o direito de acusar os mais jovens. Se eles têm que trabalhar, é para eles próprios e para as geraçoes a seguir a eles dado que voces nao fizeram pevas.

 
At 18 de março de 2011 às 00:55, Anonymous Anónimo said...

para esse(a)filha(o) da puta que diz mal dessa senhora desempregada.
Pois deves ser dos táís que foste chefe na ex.delphi á custa da tua rica mulher ou és das que trabalharam sempre na HORIZONTAL.

 
At 18 de março de 2011 às 17:58, Anonymous Luís Silva said...

Se isto agora mudar para os outros não continuamos a ficar à rasca?
Será talvez mais do mesmo...

 
At 18 de março de 2011 às 21:00, Anonymous Anónimo said...

Já tenho emprego espertalhão só me falta saber quem tu és ,se tens tomates revela te

 
At 19 de março de 2011 às 22:16, Anonymous Luís Silva said...

Outros que andam à rasca é o Sporting. Hoje lá conseguiram empatar com a União de Leiria...

 
At 21 de março de 2011 às 15:38, Anonymous Anónimo said...

O POEMA DA 'MENTE'

Há um primeiro-ministro que mente.
Mente de corpo e alma, completamente.
E mente de maneira tão pungente
Que a gente acha que ele mente sinceramente.
Mas que mente, sobretudo, impunemente...
Indecentemente... mente.
E mente tão racionalmente,
Que acha que mentindo vida fora,
Nos vai enganar eternamente.

 
At 21 de março de 2011 às 15:45, Anonymous Anónimo said...

ÚLTIMA HORA: PINTO PINTA O CABELO, É VER A DIFERENÇA ENTRE ELE E O IRMÃO. O QUE FAZ UM GALINÁCIO PARA AGRADAR A UMA CACHAMELA!!!

 
At 22 de março de 2011 às 01:08, Anonymous Anónimo said...

POSSO SABER COMO SE CHAMA ESSA CACHAMELA?
TRABALHA NA HOROZONTAL?
É LOIRA?
É LOUCA?
É SÍNPLÓRIA SÓ PODE...

 
At 22 de março de 2011 às 17:33, Anonymous Anónimo said...

O tempo que vêm para aqui mandar bocas, aproveitem mas é o bom tempo que está e dediquem-se à apanha dos espargos e das tubras. De seguida vão vendê-los para junto da rotunda. Sempre fazem concorrência aos Nés.

 
At 22 de março de 2011 às 19:47, Anonymous Anónimo said...

O bugalheira está cada vez mais à rasca é ele e o filho da puta do sócas.
O bugalheira e adelaide maluca fazem depósitos no santander totta em produtos com elevados riscos e perderam uns milhares de euros.
Só vigaristas é que estão na câmara, devem ser todos uns analfabetos da merda.

 
At 23 de março de 2011 às 12:39, Anonymous Anónimo said...

Pedro Passos Coelho anda mal aconselhado, por gente do PSD sedento de poder.

Eu o aconselho a deixar o José Socrates mais uns tempitos em lume brando.

Reparem que uma sondagem recente ainda lhe dá 30% de intenções de voto.

É preciso mais uns PEC's e a entrada do FMI, para este povo carneiro abrir a pestana.

Ao PSD, o tacho acaba por vos cair nas mãos, não é preciso forçar.

Mas infelizmente a sede de tacho no PSD é tão grande, que José Socrates vai sair como vitima, isto é em grande.

Triste politica

AS

 
At 23 de março de 2011 às 16:23, Anonymous Anónimo said...

Começo a andar preocupado com a saude mental do bugalheira, o sr. começa a perder amigos e as suas relações interpessoais não vão lá grande coisa, é uma questão de se ver:

- Prof. Larangeira é melhor nem falar muito

- Prof. Geronimo Margalho

- A relação com o proprio PS

- Eng. Coelho

- Acordionista António Prates

- Tem uma vereadora que certo dia, numa pastelaria bem frequentada falava que só estava onde estava, não era por precisar mas sim porque devia favores e lhe terem pedido muito, vamos lá a saber que favores foram.

- Problema com o Santander

- Casos em tribunal com trabalhadores.

- etc, muitos mais que se podia passar o dia nisto...

Começo a achar que o coitado ou é muito ingénuo que se deixa enganar por todos e tudo, ou que realmente é uma pessoa que não vale nada!

 
At 23 de março de 2011 às 19:41, Anonymous Anónimo said...

O Governo está à rasca. Nós estamos à rasca. Se para lá forem os outros (como tudo indica), continuamos a ficar à rasca...

 
At 23 de março de 2011 às 20:09, Anonymous Anónimo said...

Estes filhos da puta dos socialistas chefiados pelo maior chulo, mentiroso,vigarista do josé sócrates já foi à vida.

 
At 29 de agosto de 2013 às 11:39, Anonymous Anónimo said...

Muito Bom post.

Realmente, este flagelo agrava em muito a situação do pessoal...

Na esperança de poder ajudar,

deixo alguma informação adicional sobre trabalho temporário... não é solução, mas pode contribuir para um começo diferente... As pessoas não podem é desanimar! Força aí! www.trabalhoparajovens.blogspot.com
Trabalho e Empregos Temporários para os Jovens Encontra tudo sobre o trabalho temporário para jovens. Descobre onde, como e em que contexto esta poderá ser uma solução!

Força!

 

Enviar um comentário

<< Home