quinta-feira, 8 de março de 2012

FLORBELA O FILME



Num Portugal atordoado pelo fim da I República, Florbela (Dalila Carmo) separa-se de forma violenta de António (José Neves). Apaixonada por Mário Lage (Albano Jerónimo), refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não é conciliável com sua alma inquieta. Não consegue escrever nem amar. Ao receber uma carta do irmão Apeles (Ivo Canelas), oficial da Aviação Naval e de licença em Lisboa, Florbela corre em busca de inspiração perto da elite literária que fervilha na capital.

Na cumplicidade do irmão aviador, Florbela procura um sopro em cada esquina: amantes, revoltas populares, festas de foxtrot e o Tejo que em breve verá o irmão partir num hidroavião. O marido tenta resgatá-la para a normalidade, mas como dar norte a quem tem sede de infinito? Entre a realidade e o sonho, os poemas surgem quando o tempo pára. Nesse imaginário febril de Florbela, neva dentro de casa, esvoaçam folhas na sala, panteras ganham vida e apenas os seus poemas a mantém sã. Por isso, Florbela tem que escrever!

Este filme é o retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração, uma mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente.


Etiquetas: , ,

3 Comments:

At 17 de março de 2012 às 18:50, Anonymous Anónimo said...

A propósito de poesia, matéria tão exigente no ensino, que exige a disciplina e a elevação no ambiente da sala de aula, deixo a seguinte questão: é função da Direção das escolas manter a disciplina dentro da comunidade escolar ou permitir que cada um reme para o seu lado, levando as escolas a afundarem-se? As escolas não estão capazes de resolver com dignidade os seus problemas? Precisam da ajuda de terceiros? Nesse caso talvez possam existir insinuações de Direções fracas, mas deixo ao critério dos pontesorenses o ambiente escolar que desejam para os seus filhos e educandos.

 
At 18 de março de 2012 às 13:45, Anonymous Anónimo said...

Então o carapeta custodio faliu ??
era so vidas grandes mas o principal não havia ..........BERÇO meus amigos !! FORMCION , educacion , bons principios........ou seja saloio , saloio sempre !!
a sorte do filho vaidoso é casou com uma mulher rica senão !!!??? ainda me lembro dele quando estudava na Ponte , comprava roupa na feira e depois colava etiquetas da lacoste e outras marcas pra se armar . la por lisboa dizia que era da Ponte pois tinha vergonha de ser tramagueiro .

 
At 19 de março de 2012 às 11:40, Anonymous Anónimo said...

Não cuspas para o ar!

 

Enviar um comentário

<< Home