MANIFESTO 12 DE MARÇO 2012
Nós, pessoas desempregadas, “quinhentoseuristas” e outras mal remuneradas, escravas disfarçadas, subcontratadas, contratadas a prazo, falsas trabalhadoras independentes, trabalhadoras intermitentes, estagiárias, bolseiras, trabalhadoras-estudantes, estudantes, precárias, penhoradas, despejadas, despedidas, sem abrigo, emigrantes, imigrantes, exiladas, isoladas, pensionistas, excluídas, censuradas, novos e velhos pobres, todas e todos que se confrontam diariamente com limitações graves à sua dignidade e à sua liberdade,
Há um ano, a 12 de Março de 2011, em Portugal e no estrangeiro, saímos à rua revoltados mas com esperança, preocupados mas determinados a construir um futuro melhor. À rasca e indignados mas com propostas: fomos mais de 500 mil.
Este foi o dia em que afirmámos: nós somos a Democracia.
Com vontade de exercer activamente os nossos direitos, entregámos no Parlamento milhares de propostas e ideias concretas, que cada um e cada uma de nós trouxe para a manifestação, sobre como construir uma nova e melhor sociedade. Lançámos uma semente de participação cívica. Mostrámos que é possível, que conseguimos decidir e fazer. Que nos superamos a cada momento, a cada geração, quando cooperamos.
Depois deste dia, novas dinâmicas sociais se criaram, novos movimentos, novos encontros de vontades, esperanças e projectos; uma proposta de Lei Contra a Precariedade feita por cidadãs e cidadãos, uma Iniciativa de Auditoria Cidadã à Dívida Pública, protestos, assembleias populares, acções directas, são apenas alguns exemplos da vitalidade de uma sociedade a participar de forma informada e responsável nos processos de influência e mudança política e social, ao longo do último ano.
O 12 de Março será sempre uma conquista, porque as pessoas ganharam consciência do seu poder.
Quisemos fazer-nos ouvir. Mostrámos que “não queríamos ir por ali” e, um ano depois, tudo está pior.
Os governantes não nos ouviram. Nunca se trabalhou tanto, de forma tão flexível, nem de forma tão precária. Venderam-nos a falsa promessa de que, se tivéssemos menos segurança no trabalho, existiria mais emprego para todos. Hoje, as taxas de desemprego são as mais altas do pós 25 de Abril. Nas escolas, crianças passam fome. Abandonados, milhares de idosos têm de escolher entre medicamentos ou comida. De norte a sul encerram-se lojas, fábricas, pequenos negócios, lançando milhares para o desemprego. As pessoas mais jovens, estudantes, recém-licenciadas, são incitadas a emigrar, numa clara confissão de impotência e incompetência do governo.
Desde a chegada antidemocrática da troika, estamos a sofrer com um plano de austeridade que nos asfixia. Portugal é hoje o país europeu onde estas medidas exigem mais às pessoas mais pobres do que às mais ricas. Onde a distribuição de rendimentos é das mais desiguais de toda a OCDE. E onde se obrigam as pessoas mais indefesas a pagar a corrupção, as regalias das máfias locais, regionais e internacionais. Instaura-se uma ditadura económica que rompe o que restava do pacto social inaugurado a 25 de Abril de 1974.
No dia 12 de Março de 2012, reafirmamos que nós, pessoas, somos a Democracia. Que os Estados democráticos são as pessoas, não são os mercados. A economia existe para servir as pessoas, não o FMI e outros credores.
Os Estados existem porque lhes confiamos o dever de organizar direitos básicos como a educação, a saúde, a justiça, a segurança, a mobilidade, a protecção dos recursos naturais, o apoio social a todas e todos e sobretudo aos mais desfavorecidos. É por estas razões, para que haja justiça social, para que o país se desenvolva de forma sustentável, que pagamos impostos. Não para alimentar empréstimos internacionais a juros odiosos.
O Estado português tem de ser o garante dos direitos fundamentais consagrados na Constituição e no Direito Internacional.
Se as taxas que pagamos, fruto do nosso trabalho, já não servem para assegurar os direitos, liberdades e garantias, porque pagamos impostos?
Reafirmamos as ideias, a esperança e a vontade de reconstruir a nossa comunidade, a nossa rua, a nossa aldeia, a nossa vila, a nossa cidade, o nosso país, o nosso continente, o nosso Mundo.
Não aceitamos a imposição de um Estado proto-fascista com o pretexto do pagamento, a todo o custo, de uma dívida. Não vamos permitir que se criminalize o movimento social e que se instrumentalizem as forças de segurança para provocar tumultos e instigar o medo entre a população.
Não abdicamos do direito à manifestação, do direito ao contraditório nem da pluralidade de opiniões. Não acreditamos no inevitável, no pensamento único nem na política moralista dos sacrifícios.
Porque a democracia é aquilo que fazemos dela.
Vamos, unidos, de baixo para cima, refundar o Estado e voltar a defender ideais de justiça, de igualdade, de liberdade e de cooperação que há muito os governantes deixaram de praticar.
O 12 de Março é de todas, é de todos. É de cada um e de cada uma de nós.
Que o dia 13 seja também!
O Movimento 12 de Março propõe:
- que a partir de 12 de Março de 2012, cada pessoa escreva as suas ideias para melhorar o país numa folha, num cartaz, num pano branco…
Coloquem nas janelas, nas varandas, nos locais de trabalho, nas escolas, nos carros, nas peças de roupa, nos emails, nos blogues, murais de facebook, twitter e noutras redes sociais.
Que todas e todos voltem a trocar sonhos, a partilhar visões do mundo. Vamos mostrar que não estamos sós, que é possível resistir construindo. Para que amigas e amigos, família, vizinhas e vizinhos, colegas de trabalho ou da fila do centro de emprego se juntem a discutir o que querem para as suas vidas e o façam
acontecer!
- que nas próximas eleições autárquicas, grupos de pessoas se juntem em movimentos e assaltem o poder local.
Desafiamos todas e todos os que não se revêem nesta forma de governar, a criar listas independentes para candidatar às Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia de todo o país.
É hora de ganharmos responsabilidade e de perdermos o medo.
J.L.
Etiquetas: Desemprego, Jovens, Movimento 12 de Março 2012
32 Comments:
Não se pode esquecer todos os que têm mais de 45 anos que estão desempregados pois estamos condenados e os centros de empregos só arranjam trabalho aos afilhados então em ponte de sor são sempre os mesmos .
URGENTE: Pede-se a docentes que tenham sido enviados para Junta Médica pelo prof. Augusto Cândido Silvino Gomes(Ponte de Sor)o favor de contactar urgentemente o TELM. 968 382 592, para efeito de intentar ação judicial no Tribunal Administrativo. Informações pedem-se também ao autor do blogue: 2 ou 3 professores seria o bastante.
Corram com o careca. Convencido do caraças, já nem os que lhe deram dinheiro a ganhar quando cá apareceu a vender detergentes num negócio em piramide conhece. esqueceu se de pressa dos que lhe encheram o bolso.
Quando era preciso apresentar certificado de redidencia na Tramaga para poder comprar os lotes de terreno, veio esse tipo e sem mais nem menos conseguiu o terreno e ainda por cima fez uma casa que não respeitava a lei.
eu só me admiro que ele continue, do alto da sua incomensurável ignorância, sentado na arrogância perniciosa da sua incompetência, perseguindo professores e asneirando na gestão.
Será que os professores têm tantos "rabos presos" ou são tão amedrontados? E os pais? Os pais não percebem que ele limita o bem-estar da escola incutindo um ambiente desagradável e castrador? Isto para não falar nas atitudes que toma em relação a alunos, segregando-os e promovendo a indeferença perante situações conflituosas, ainda que envolvam brigas e perigo.Os pais não tomam medidas?
Não é a primeira vez que se fala aqui neste personagem - lembro-me de ter sido denunciada a perseguição a docentes e que também incluia um envio a junta médica. Na altura soube que a professora foi considerada apta e só interrompeu as aulas para ir à referida junta. Não estava tolinha, será que ainda por lá anda? Será a mesma pessoa que agora foi enviada outra vez? se for, que me desculpe,mas está assim tão dificil mudar de escola, ou está mesmo tola e não saiu daquele ninho negro? Fiquem bem. Força para essa ação judicial que já tarda pela demora
O tal que a mulher apanhou de volta de uma professor e que já não era a 1ª vez... Sei de outra que também andava a ser assediado pelo senhor, mas que lhe tinha um nojo... Enfim, coisas da nossa terra. Fui aluna dele e sei como ele lidava com os alunos. Como alguém escreveu, segregava mesmo os alunos de quem não gostava. Mas isto tudo terá de ser provado,m claro. Apontar o dedo é fácil!
A questão não é apontar o dedo, a questão é o mal que esse senhor causa às pessoas que persegue e o mal que causa à própria escola e a alunos. A parte dificil ele consegue que é fazer mal e tapar o rasto. E para dificultar qualquer acção dos lesados, as custas processuais são incomportáveis
Isto (escola) já não vai lá com tribunais.
Uns murros nos cornos do cabrão/vigarista e ladrão do Augusto Cândido Silvino Gomes e resolve-se o assunto.
Como é a vida !... Quando esse de tal Augusto chifrudo marrava com o Pinto, todos lhe davam razão, porque se calhar o Pinto andava a comer a mulher do Augusto, agora as voltas que a vida dá, é que os mesmos agora querem dar nos cornos ao Augusto. Voltas da vida.
Gajos burros, há muitos?
Não é só buga!
Este último comentador das 21h e 17 m é um deles.
Não fales do que não sabes...
Entretanto lá se reformou, com cerca de 2300 euros ilíquidos o mano do Sr. Presidente. Como a legislação não permite que um reformado desempenhe cargos públicos como é que vai ser? Pode sempre reabrir a loja do pai...mas cargos públicos acabaram, a não se que, como é hábito, a lei não se aplique em Ponte de Sor
ele continua lá! a não ser que seja apenas até ao fim do mês
Será que o Pinto não está metido nisto?
Um pinto metafórico estará, seguramente.
Falar todos sabem mas passar aos atos nenhum deixem de ser cobardes têm medo do quê ? gritem barafustem façam valer os vossos direitos ou estão á espera que outros lhe façam a papinha toda que falta de dever democrático que este país tem lêem o manifesto do 12 de Março façam por vós e para vós já que deixaram destruir o espírito da democracia por serem tão cobardes recuperem o que deixaram perder .
Aleluia alguém que toca na ferida querem ter1!Lutem por isso e, foi bem dito cobardes têm medo de ser chamados de comunistas pois eu digo antes comuna de que cobarde .
em breve mais uma queixa crime contra o tio pinto... possas já era sem tempo!!!!!
Falam, falam,,,,falam, falam mas na hora de agir,,,,ah e tal hoje nao me dá jeito porque tenho que ir ver o benfica, ou está frio e nao me apetece ou está calor e nao se aguenta. Chegam as eleições, la vao que nem cordeiros votar em quem vos convence com conversas para boi dormir. Pobre ponte de sor, ja morreste so nao recebeste a carta a avisar.
até o marreco articulado dos foros de domingão fez uma queixa contra o pinto está a pedir-lhe 700 mil e
euros.Parece que o articulado queria que o pinto lhe fosse ás nalgas,mas o pinto não foi na conversa...
não foi por isso parece que o marreco tirou o contador da água e enxia a piscina á borla..
Então o pinto mandou fazer uma gaiola e fechou o contador da água.
O marreco danado fez queixa em tribunal......
marreco articulado e pinto não sei qual deles é o maís tonto e mau são os dois farinha do mesmo saco a merda é a mesma velhácos que nem cornos.....
há porai uma nova "luz eterna", não satisfeitos de ver o poder fugir entre os dedos estão a tentar juntar forças, é a nova força politica da cede dos foros de domingão!!! como o pinto não lhes deu a mão neste mandato andam todos f... INTITULAM-SE NESTE BLOG COMO SOCIALISTAS DE TOMATE PRETO. PARA ELES APENAS DIGO EU SEI QUEM SOIS VÓS E QUANDO O OURO DO SOCIALISMO PERGUNTAR CONSIGO APONTAR VÁRIOS NOMES!! VOCÊS SÃO PARA O PARTIDO APENAS UM BEM NECESSÁRIO POIS OS PILARES DO PARTIDO APENAS PRESTÃO VASSALAGEM A QUEM TEM DINHEIRO E SANGUE "AZUL" E BERÇO DE OURO!!! VOCÊS JÁ ERAM AGORA, SÃO COMPLETAMENTE DESCARTÁVEIS...
Então o carapeta custodio faliu ??
era so vidas grandes mas o principal não havia ..........BERÇO meus amigos !! FORMCION , educacion , bons principios........ou seja salioio , saloio sempre !!
exatamente, pessoas sem principios e sem educação, apenas o seu ego para satisfazer. O EGO AS VEZES ACABA POR DESTRUIR MUITA COISA!!! ESTA CIDADE ESTÁ CHEIA DISSO E NÃO IRÁ A LADO NENHUM, ESTOU A GENERALIZAR MAS A MAIORIA É ASSIM, GOSTAM DE PISAR OS OUTROS MAS CHEGARÁ O DIA DE TAMBEM SER PISADO!
HÃO-DE PERDURAR OS PINTOS E A SALOIADA QUE O CERCA E QUE QUER PROTAGONISMO PORQUE O IGNORANTE SÓ QUER E PREMEIA OS IGNORANTES PARA NÃO SER POSTO EM CAUSA NA SUA DOUTA IGNORÂNCIA: AS ADELAIDES, AS ANABELAS, AS SANDRAS, AS MANUELAS, OS HUGOS, OS CATALÕES, OS PEZINHOS, AS MARIAS JOSÉS E OUTROS QUE TAIS, IGNORANTES OU MEDRICAS, ESTARÃO SEMPRE SAFOS NA DITADURAZINHA DO IGNORANTE!
Das muitas que se contam sobre esse professor Augusto que é diretor da escola EB 2-3 João Pedro de Andrade, esta é de bradar aos céus.
Esse senhor esteve durante 1 ano a explorar uma emigrante do leste. Pagava-lhe 150 euros mensais por 30 dias de trabalho (sábados e domingos), com hora de entrada e sem hora de saída, sem uma folga mensal. E temos nós um indivíduo desses à frente da direção da escola...
A sério????
..." das muitas que se contam..."
Isto do diz que disse e ainda por cima de forma anónima é muito fácil, principalmente para difamar. Se assim foi, porque não foi apresentada queixa por exploração?
e o marreco articulado dos Foros de domingão diz(quando tinha 11 anos o meu proginitor deu-me com um banco na cabeça)pois eu acho que o pai dele devia-lhe era ter dado com os cornos contra a parede.
assim já não incomodava nimguém,grande sacana está abandonado parece um cão CARÍCATURA
eu conheço essa CARÍCATURA.
é mau, porco....
..." das muitas que se contam..."
O senhor, a sua esposa e muita gente sabe bem que é verdade. Ninguém o está a difamar, simplesmente se está a contar mais uma verdade. Tenha vergonha na cara isto que sucedeu com esta senhora foi escravidão... E mais uma vez o questiono? É você director de uma escola? Onde é que está a sua moral? Esteja calado para isto ficar só por aqui.
Quem tem que apresentar (ou já apresentou) queixas por difamação, relativas às coisas de que se dão conta neste blogue, é o prof. Augusto Cândido Silvino Gomes. Se o não faz, "quem cala, consente"...
E quem não se sente, não é filho de boa gente...
Enviar um comentário
<< Home