terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OS CIDADÃOS SÃO HOJE COMO OS SERVOS DA GLEBA DE OUTRORA

Há grupos económicos portugueses que mantêm intactos os seus privilégios desde os tempos da monarquia. Ao longo de séculos, conseguiram domesticar todos os regimes.
Até hoje, cativam uma parte significativa do orçamento de estado, à custa do qual se habituaram a enriquecer. Beneficiam de rendas das parcerias público-privadas da saúde, como acontece com o grupo Mello ou Espírito Santo. Recebem milhões pelo pagamento de juros da dívida pública. Obtêm concessões em monopólio, como acontece com a Brisa, detentora, por autorização governamental, das auto-estradas de Porto a Lisboa.

Os favores que recebem do estado têm revestido as mais diversas formas. No tempo do fascismo, obtinham licenças num regime de condicionamento industrial, em que só os amigos do regime podiam criar empresas. O seu domínio sobre a economia e a política vem dos tempos da monarquia, onde pontificava o conde do Cartaxo, antepassado da família Mello. Já os Espírito Santo descendem do poderoso conde de Rendufe.

Assim, estes grupos conseguiram trazer até ao século XXI, incólume, a lógica feudal, a tradição de atribuição de prebendas aos poderosos. Com uma diferença. Enquanto no tempo do feudalismo o rei atribuía privilégios que consistiam na doação de benefícios económicos (terras), a par de poder político (títulos), hoje apenas se concedem favores económicos. Assim, estes grupos mantêm o poder sem os incómodos do escrutínio democrático. Sabem que mais importante do que ter o poder na mão é ter a mão no poder. Até porque sempre influenciaram a política. Conseguiram-no no tempo de Salazar, através do fascínio que Ricardo Espírito Santo exercia sobre o ditador. Em democracia, contratam políticos de todas as tendências. Eanistas como Henrique Granadeiro, socialistas como Manuel Pinho ou social-democratas como Catroga.

Neste jogo democrático viciado, os cidadãos são hoje como os servos da gleba de outrora, mas agora sob a forma de contribuintes usurpados. E reféns do sistema vigente, que muitos chamam de neoliberalismo, mas que não é novo nem é liberal. É apenas a manutenção do velho feudalismo.


Paulo Morais

Etiquetas: ,

8 Comments:

At 6 de fevereiro de 2012 às 15:56, Anonymous Anónimo said...

É verdade que o Hotel de Montargil já fechou?

 
At 6 de fevereiro de 2012 às 22:13, Anonymous Anónimo said...

Fechado está!

 
At 7 de fevereiro de 2012 às 11:13, Anonymous Anónimo said...

Fechou á noite por causa dos ladrões.

 
At 7 de fevereiro de 2012 às 14:58, Anonymous Anónimo said...

Venha de lá mais austeridade, porque há que sustentar a gandulagem:

Presidente dos EUA recebe por ano $400.000,00 (291.290,417 Euros);
O Presidente da TAP recebeu, em 2009, 624.422,21 Euros;
O Vice-Presidente dos EUA recebe por ano $ 208.000,00 (151.471,017 Euros);
Um Vogal do Conselho de Administração da TAP recebeu 483.568,00 Euros;
O Presidente da TAP ganha por mês 55,7 anos de salário médio de cada português.

A Chanceler Ângela Merkel recebe cerca de 220.000,00 Euros por ano;
O Presidente da Caixa Geral de Depósitos recebeu 560.012,80 Euros;
O Vice-Presidente da Caixa Geral de Depósitos recebeu 558.891,00 Euros;
O Presidente da Caixa Geral de Depósitos ganha por mês 50 anos de salário médio de cada português.

O Primeiro-Ministro José Sócrates recebeu cerca de 100.000,00 Euros por ano;
O Presidente do Conselho de Administração da Parpública SGPS recebeu 249.896,78 Euros;
O Presidente do Conselho de Administração da Parpública SGPS ganha por mês 22,3 anos de salário médio de cada português.

O Presidente da República recebe cerca de 140.000,00 Euros por ano;
O Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal recebeu 205.814,00 Euros;
O Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal ganha por mês 18,4 anos de salário médio de cada português;

O Presidente Sarkozy recebe cerca de 250.000,00 Euros por ano;
O Presidente de Administração dos CTT - Correios de Portugal, S.A. recebeu 336.662,59 Euros;
O Presidente de Administração dos CTT ? Correios de Portugal, S.A. ganha por mês 30 anos de salário médio de cada português.

O Primeiro-Ministro David Cameron recebe cerca de 250.000,00 Euros por ano;
O Presidente do Conselho de Administração da RTP recebeu 254.314,00 Euros;

O Presidente da Assembleia da República recebe cerca de 120.000,00 Euros por ano;
O Presidente de Administração da ANA Aeroportos de Portugal SA. recebeu 189.273,92 Euros;
O Vice-Presidente de Administração da ANA Aeroportos de Portugal SA. recebeu 213.967,23 Euros.

 
At 7 de fevereiro de 2012 às 20:37, Anonymous Anónimo said...

Ambrósio

Mesmo com provas evidentes, os tribunais não conseguem, mais uma vez, apanhar os poderosos.

O sistema de Justiça absolveu Valentim Loureiro no caso da quinta do Ambrósio. Mesmo com provas evidentes, os tribunais não conseguem, mais uma vez, apanhar os poderosos.

Na Câmara de Gondomar, com a participação ou patrocínio de Valentim Loureiro, um terreno agrícola é adquirido por um milhão de euros. A classificação do solo é alterada e em seis dias o terreno é vendido pelos protegidos de Valentim por cerca de quatro milhões. Esta operação de tráfico de terrenos, caucionada pela câmara, gerou uma margem de lucro de 300 por cento.

Mas as vigarices não ficam por aqui. O terreno é adquirido a um preço exorbitante por uma empresa pública, a STCP, cujo presidente de então dependia organicamente de... Valentim Loureiro. Na posse do terreno, a STCP deixou-o ao abandono. Até hoje.

Chegado o caso a tribunal e ao fim de um longo processo com mais de dez anos (!), Valentim é absolvido.

Na leitura da sentença, o juiz veio declarar que a Câmara de Gondomar funciona como uma agência de intermediação imobiliária.

Mas não tira daí qualquer consequência. As razões da absolvição não se percebem. Mas serão uma de três: ou o crime julgado não foi bem identificado ou definido, o que será inadmissível; ou a acusação foi mal conduzida e estamos perante uma enorme incompetência do Ministério Público; ou o julgamento foi condicionado pela política.

Em suma: os amigos de Valentim compraram um terreno que Valentim, na câmara, valorizou; os amigos venderam a uma empresa pública gerida por outros amigos de Valentim e a um preço influenciado por este. Os amigalhaços ficaram milionários. "Foi sorte", diz ele. Sorte deles e azar nosso, dos contribuintes que pagamos esta fraude com o dinheiro dos nossos impostos.

Este caso tornou-se emblemático. Incorpora todos os ingredientes: autarcas, familiares destes, advogados ardilosos, fuga ao Fisco, empresas públicas mal geridas, urbanismo nada sério, tribunais incompetentes.

Perante esta política nauseabunda, Ambrósio, apetecia-me algo. Tomei a liberdade de pensar nisso. Talvez uma revolução.

Paulo Morais

 
At 9 de fevereiro de 2012 às 21:40, Anonymous Anónimo said...

Pessoal por curiosidade resolvi dar uma espreitadela para ver como resultou a prova já realizada para o cargo de jurista da câmara, uma vez que estava aberto concurso.
Qual não foi o espanto? espanto(ou talvéz não)!! convido a quem for curioso dar uma vista de olhos. Parabéns aos que tiveram o bom senso de desistir ou faltar!

 
At 9 de fevereiro de 2012 às 21:41, Anonymous Anónimo said...

cá no concelho tambem há do mesmo. todas estas obras começadas para deixar obra feita, m,uito lindo sim mas depois quem vai pagar??? VÃO SER PAGAS PELOS PRÓXIMOS 3, 4 EXECUTIVOS... ESPERAM O QUÊ??? QUEM VEM A SEGUIR É QUE VAI TER TODO AS COSTAS MAS O SR PINTO E O SEU EXECUTIVO VÃO INAUGURAR TUDO O POSSIVEL PERTO DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA FICAR BEM NA FOTO!!!
EU NÃO SEI SE ALGUMA VEZ DEUS OU O DIABO VAI FAZER PAGAR ESTES ENGRAVATADOS POR TODA IPOCRIZIA DE QUE SÃO FEITOS, MAS TENHO ESPERANÇA QUE AINDA POSSA VER A VELHICE A ABATER SOBRE ELES!!! TUDO TEM UM PRINCIPIO E UM FIM... E PODEM TER A CERTEZA DE UMA COISA. SE UM DIA SOUBER QUE PADEÇO DE ALGUMA DOENÇA SEM RETORNO ACREDITEM QUE FAÇO IR ALGUNS DESTES ENGRAVATADOS ANTES DE MIM!!! DEPOIS A PRISÃO CUIDARÁ DE MIM!! NUNCA FALEI TÃO SÉRIO NA MINHA VIDA.

 
At 23 de fevereiro de 2012 às 23:04, Anonymous Anónimo said...

Puta que os pariu a todos desde o Pinto e esse cabrão falido do CS que veio arruinar Montargil.
Agora vende-se lenha de palmeira de Marrocos ao preço do azinho.
Comprem pessoal;ajudem o homem, coitadinho!

 

Enviar um comentário

<< Home