quinta-feira, 17 de março de 2005

O RAPAZ HOJE É NOTÍCIA

Autarcas de Portalegre
exigem mais investimento


O presidente da Associação de Municípios do Norte Alentejano, João Taveira Pinto, exigiu esta quinta-feira a canalização de mais investimentos para o distrito de Portalegre, uma das regiões mais empobrecidas do país e da Europa.



Em declarações à Agência Lusa, no dia em que o Presidente da República inicia uma visita de três dias à região, Taveira Pinto defendeu um «apoio claro» à deslocalização de empresas para o Norte Alentejano, de modo a possibilitar a criação de postos de trabalho e um desenvolvimento sustentado.
«Estamos profundamente magoados pelo facto de continuadamente termos um país desenvolvido numa faixa litoral, enquanto a restante combate uma luta desigual para melhorar as condições de vida daqueles que resistem contra tudo e contra todos», afirmou.

Taveira Pinto, também presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sôr (PS), realça a necessidade de combate às assimetrias regionais de forma a contrariar a tendência de empobrecimento da região.

«O distrito de Portalegre é uma das regiões mais pobre do país e da Europa», considerou o autarca socialista, apontando o débil tecido empresarial, a inexistência de massa crítica e a desertificação e envelhecimento populacional como algumas das debilidades.

Os autarcas da região exigem também a melhoria das comunicações rodoviárias e ferroviárias, com ligações a Espanha e à Ponte Vasco da Gama.

Os problemas da interioridade e do desenvolvimento regional deverão dominar a visita de três dias que o Presidente da República, Jorge Sampaio, inicia esta quinta-feira a seis concelhos do distrito de Portalegre.

A jornada começa à tarde em Ponte de Sôr com uma visita à fábrica de rolhas de cortiça Subercentro, uma das mais modernas do mundo neste sector.

Também na zona industrial da cidade e antes de uma sessão solene no cine-teatro municipal, Sampaio visita empresa Dyn`Aero Ibérica, que se dedica ao fabrico de aviões ligeiros.


LUSA