quarta-feira, 16 de março de 2005

PRESIDENTE DA REPÚBLICA JORGE SAMPAIO DE VISITA A PONTE DE SOR


O Presidente da República, Jorge Sampaio, regressa, quinta-feira, ao País real com uma visita ao Norte Alentejano, para percorrer cerca de 500 quilómetros em três dias.



Esta é a primeira visita ao País real que Jorge Sampaio efectua depois das eleições legislativas de 20 de Fevereiro.


Segundo fonte da Presidência da República, esta jornada servirá, sobretudo, para Jorge Sampaio abordar temas relacionados com os problemas resultantes da interioridade.


Este é, aliás, um tema que tem recebido a atenção do Presidente durante as visitas ao País real, que deverá reiterar a mensagem de que “não há portugueses dispensáveis”.

Entre quinta-feira e sábado o Chefe de Estado visitará os concelhos de Ponte de Sor, Sousel, Alter do Chão, Nisa, Gavião e Crato, percorrendo mais de 500 quilómetros.


O primeiro dia desta jornada arranca em Ponte de Sor, cerca das 15:00, com uma visita à fábrica de cortiça Subercentro.
Na zona industrial da cidade, Jorge Sampaio, visitará ainda a empresa Dyn’Aero Ibérica, que se dedica ao fabrico de aviões ligeiros.
Ás 17 horas no Teatro-Cinema terá inicio a recepção ao Presidente da República, onde será entregue a Jorge Sampaio, a medalha de ouro do concelho.
Ás 17,30 horas actuará a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal e a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor.

Jorge Sampaio é o quarto Presidente da República que visita o concelho de Ponte de Sor, o primeiro foi Américo Tomaz na II República, na III República Ponte de Sor recebeu a visita de Ramalho Eanes [ em visita não oficial ] e de Mário Soares no âmbito da presidência aberta.

O segundo dia do País real é dedicado aos concelhos de Sousel, Alter do Chão e Nisa, com destaque para a visita às obras de remodelação efectuadas na Coudelaria de Alter e para a apresentação do projecto do novo complexo termal de Nisa, cujas obras arrancaram no dia 01 de Março, implicando um investimento de cerca de cinco milhões de euros.


O Presidente da República começa o terceiro e último dia desta deslocação ao Norte Alentejano, no concelho de Gavião, onde assistirá à apresentação do Plano de Ampliação da Zona Industrial e fecha esta jornada no Crato presidindo ao lançamento da primeira pedra do Lar de Idosos da Misericórdia de Gáfete.