segunda-feira, 20 de junho de 2005

O TARRAFAL, EM PONTE DE SOR

O Presidente da Câmara

Taveira Pinto

transformou a casa da imagem numa

"Cela do Campo do Tarrafal"



Uma cadeira e uma mesa, «falta a tarimba» e tornou-a o local de "trabalho" do Fiel de Armazém da Câmara Luciano Ferro - com uma pena continuada a inactividade completa há mais de 7 (sete) anos.

Sem trabalho distribuído, sem ferramentas, nem uma função.

Nada.

Diáriamente pica o ponto no armazém municipal, dirige-se para o Laranjal, diz bom dia aos residentes e espera pelo meio dia. Ouve a sirene, fecha a porta, vai almoçar e recomeça da parte da tarde,5 dias por semana, 22 dias por mês.
É assim desde há 7 anos, feitos no passado mês de Fevereiro. Inverno, primavera, verão, outono, lá está no seu posto de trabalho, de braços cruzados, sem nada para fazer, ouvindo apenas os gritos da miudagem vizinha, os pássaros na Ribeira, alguma viatura que passa, a visita dos colegas que vêm ver as bombas.

Deve ter tido um processo disciplinar?

Alguma fez no exercício das suas funções?


Nada.


Sem qualquer inquérito, nota de culpa ou processo.

Para o Presidente da Câmara e Vereadores PS, o Luciano pode ter várias culpas no cartório:


Estava no sítio errado naquele dia em que um camião transportou os milhares de telhas que estavam destinadas ao Cine Teatro, para a obra de um responsável municipal, que as recebeu emprestadas, (disseram recentemente, mesmo não havendo nenhuma guia de retorno), e julgando que se tratava de uma decisão oficial ajudou a carregar as paletes;


Mas este funcionário não é o único, há mais:


A Natália Castro foi do edificio da Câmara Municipal, para o Armazém;


A Rosa Vital foi da biblioteca, para a porta do arquivo morto, 1 m2 de espaço de área;


O Júlio Martins foi do jardim para varredor de ruas;


No edificio da Câmara Municipal há mais trabalhadores que foram colocados na parteleira.



22 Comments:

At 20 de junho de 2005 às 15:29, Anonymous Anónimo said...

Ao que parece a época de transferências políticas este ano no concelho de Ponte de Sor, esta ao rubro. Como se não
basta-se o ex candidato da CDU pelo vale de Açor este ano ter trocado a camisola pelo PS, parece que o PS de ponte de Sor ja conseguiu mais uma transferência política.
António Delgadinho, Presidente da JFG, tem tudo já confirmado com o Taveira Pinto, para este ano ser o candidato pelo PS em Galveias.
Deste modo a CDU arriscasse a perder mais 2 juntas de freguesia no concelho de Ponte de Sor.
Só se espera que Montargil não siga o mesmo Caminho!

 
At 20 de junho de 2005 às 15:38, Anonymous Anónimo said...

Olhe que não, olhe que não, olhe que não.
Anda muito enganado!

 
At 20 de junho de 2005 às 15:58, Anonymous Anónimo said...

A verdade dói muito.
É uma vergonha o que o Dr.Taveira Pinto está a fazer aos funcionários municipais.
Vejam o que se passa em todos os sectores do municipio, funcionárias e funcionários, com muitos anos de serviço os quais sempre foram competentes e que de um momento para outro são colocados em lugares imagináveis, uns estão de baixa em profundas depressões, outros pediram a reforma antecipada, outros foram colocados em "prisão", como aqui já foi referido.
É este o Socialismo Democrático do Dr.Taveira Pinto?
Este srº é um DITADOR.

 
At 20 de junho de 2005 às 16:02, Anonymous Anónimo said...

OH PINTO
PARA FICARES NA HISTÓRIA SÓ FALTA MANDAR FUZILAR OS FUNCIONÁRIOS NO CAMPO DE FUTEBOL

 
At 20 de junho de 2005 às 16:08, Anonymous Anónimo said...

Caro Zé da Ponte
Faltam muitos aqui:
A N...
O J.L.
O J.C.
E muitos outros.

 
At 20 de junho de 2005 às 16:26, Anonymous Anónimo said...

É pena que nem esses se fizeram representar na Grande Manifestação da Administração Pública em Lisboa. A maior de sempre.
è preciso lutar e reivindicar. é preciso perder esse traço burgues de que quem protesta são os pobres.
Pobres somos todos, minha gente!

 
At 20 de junho de 2005 às 16:47, Anonymous Anónimo said...

As telhas foram para obra do Justo.

 
At 20 de junho de 2005 às 16:58, Anonymous Anónimo said...

As negociatas Do PS com os vendidos da CDU foram feitas no restaurante El Cristo (Marisqueira) em Elvas.... Ja sabia disso!Nao foi novidade para mim! è verdade! olhe que é ....olhe que é... vai ter surpresas sr josé.

 
At 20 de junho de 2005 às 17:09, Anonymous Anónimo said...

Campo do Tarrafal



«... com amargura, com dores, na recordação de tantos mártires que baquearam, mercê da criminalidade desenfreada do fascismo... um momento de evocação por tantos companheiros de luta, entre os quais enfileiravam muitos que eu defendi nos tribunais plenários do fascismo, com a minha toga honrada, embora humilde.

... verifico que, indistintamente, se encontram homens como, eu, que sofreram as torturas da PIDE: que foram seviciados, que foram torturados, que sofreram a tortura da estátua, que se viram abrigados a abandonar o seu país e a procurar em terras estranhas a tranquilidade que lhes faltava na Pátria.
... sou capaz de contar dezenas de anos de cadeia, de misérias, passadas dentro do regime fascista.
Tenho uma palavra de comovida homenagem a todos quantos, através de todas as vicissitudes, mantiveram erecta a sua dignidade e a compostura moral do seu pensamento.
Foram torturas, foram solidões, foram exílios, foram deportações, foi todo um rosário de martírios que nos tocou à porta de muitos de nós. Não nos conseguiram vencer ... E a prova de que não nos conseguiram vencer é que muitos de nós não desistimos de viver, e ainda hoje aqui estamos desafiando todas as dificuldades, tendo dentro do peito sempre a amargura das horas mal passadas.
Não me consegui desprender, da minha qualidade de presidente da Liga dos Direitos do Homem, eleito como fui por todos os quadrantes políticos do meu País, por unanimidade, numas eleições clandestinas. Não me consigo desprender desta qualidade, e as minhas palavras são impregnadas fatalmente pela recordação desta presença dentro do meu espírito.
Foram anos, ... em que todos nós, uns piores, outros melhores, uns em piores condições, outros em melhores condições, afrontámos a «besta» do fascismo, sem receios e sem medo, e com saudade eu recordo as formas em que todos nos encontrávamos juntos nas mesmas trincheiras, a minha casa aberta a todos quantos eram foragidos e procuravam guarida, a minha toga, ... posta a serviço da causa justa dos perseguidos e espoliados pela ditadura.
Não me posso desprender desta recordação e magoa-me que alguém possa supor que podemos viver num outro sistema que não seja o sistema da legalidade, legalidade pela qual nos temos batido, e particularmente nós, os advogados, no fórum da nossa Ordem e fora dele, para que terminasse para sempre o regime jurídico e penal e de investigação processual miseravelmente posto ao serviço das polícias inconfessáveis; que eu me recorde dessa luta, e, portanto, é na recordação dessa luta que eu quero aqui afirmar se o meu país alguma vez voltasse à noite negra do fascismo, nós, os advogados e os homens como eu; estaríamos outra vez dispostos a envergar a nossa toga e a batermo-nos pelos mesmos princípios.
Foram anos de demissão, de sacrifícios, de assassinatos, de sevícias, de ofensas graves ao nosso corpo e á nossa alma. li bom que nos recordemos o que foi a resistência contra o fascismo, onde andámos todos irmanados no mesmo pensamento, e se eu vergo o meu pensamento para Bento Gonçalves, sepultado no Tarrafal, não posso deixar de erguer o meu pensamento, também, para Carlos Cal Brandão, sepultado no Porto, antigo presidiário do Tarrafal, e chefe da resistência contra a invasão japonesa.
Não temos necessidade de nos ofendermos uns aos outros, de estabelecer entre os homens que se bateram pela liberdade nas horas negras do fascismo forças intransponíveis, malquerenças, já não falo em ódios, azedumos sequer; nós estamos ainda longe da vitória, espreitam-nos horas muito difíceis e muito graves, é difícil vaticinar, mas uma coisa é certa, todos nós sofremos, uns mais, repito, outros menos, para que se instaurasse de novo em Portugal um regime de legalidade...»



Texto de: Vasco da Gama Fernandes
Oferecido pelo autor numa visita a Ponte de Sor, em 1975.
Post enviado por: J.D.M.(filho)

 
At 20 de junho de 2005 às 18:22, Anonymous Anónimo said...

Como se vê socialistas e comunistas é tudo gente feita da mesma massa. Quais princípios e quais valores?.... Dêem-nos um tacho e a gente muda-se logo. E neste aspecto é tão vergonhoso quem compra como quem se vende... Quem pode confiar no pessoal da CDU, se está todo em trânsito para o PS? E se o PS cada vez governa pior a autarquia a explicação está precisamente aí: tem excesso de comunistas. Só já falta o Eng. José Amante...

 
At 20 de junho de 2005 às 18:25, Anonymous Anónimo said...

O Taveira Pinto afinal não é um anti-comunista: é um falsificador de socialistas...
Pinta o comunistas de cor-de-rosa e depois vende-os ao povo de Ponte de Sor como socialistas.

 
At 20 de junho de 2005 às 18:42, Anonymous Anónimo said...

Comentários com mais de dez linhas só servem para boicotar completamente todos os comentários, porque, a partir daí, as pessoas deixam de ler.

 
At 21 de junho de 2005 às 09:37, Anonymous Anónimo said...

Pinto=Amante

Até parece que na altura do Amante não se faziam "perseguições" a funcionários da câmara?

Com Socialistas ou Comunistas na Câmara a Ponte de Sor não passa desta cidadezeca!

 
At 21 de junho de 2005 às 09:50, Anonymous Anónimo said...

Sois vós, as vozes que a cidade têm?
Sois vós, aqueles que a memória só guarda um dia passado.
Sois vós, que querem mudar isto?

 
At 21 de junho de 2005 às 10:19, Anonymous Anónimo said...

Há grandes "burros" aqui a comentar.

 
At 21 de junho de 2005 às 13:11, Anonymous Anónimo said...

Depois de termos gramado
um Amante leninista
Agora temos penado
Com um Pinto estalinista

Ó povo que lavas no rio
Tábuas dos nossos caixões
Acaba-lhes com o pio
Nas próximas eleições

 
At 21 de junho de 2005 às 16:58, Anonymous Anónimo said...

Alguém encontra diferenças de fundo entre o Pinto e o Amante? Ao Amante interessava manter Ponte Sor pobre e ignorante porque era a única maneira de fazer acreditar alguém no comunismo. O Pinto tem atitudes que fazem lembrar as ditaduras fascistas e comunistas no seu pior (visto que tanto umas como outras são parecidas em tudo). E agora? Onde é que votamos?

 
At 21 de junho de 2005 às 17:03, Anonymous Anónimo said...

Rosa Vital da biblioteca? Essa não era aquela que............... hum?

 
At 21 de junho de 2005 às 17:04, Anonymous Anónimo said...

Grande besta anonymous, cresce depressa senão ficas igual ao bugalheira.

 
At 21 de junho de 2005 às 17:22, Anonymous Anónimo said...

Façam um esforço de contenção na semântica.

 
At 21 de junho de 2005 às 19:35, Anonymous Anónimo said...

E agora uns versos ao nosso vereador poeta...


O nosso Luís Jordão
Da cultura vereador
Político de eleição
No cargo de varredor

Político a tempo inteiro
Poeta nas horas vagas
Ó Luís do bogalheira
Cantas tão bem como cagas.

 
At 21 de junho de 2005 às 21:03, Anonymous Anónimo said...

Oh pessoal, não difamem as pessoas. Muito menos se elas não estão aqui para se defender. Contenção nas bocas, sobretudo as mais pessoas... vá lá...

 

Enviar um comentário

<< Home