segunda-feira, 2 de abril de 2007

MENSAGEM DE 2 DE ABRIL DE 2007



Clique nas imagens para ler melhor

Etiquetas:

1 Comments:

At 2 de abril de 2007 às 19:00, Anonymous Anónimo said...

Boa tarde

Neste dia do livro infantil vou deixar aqui umas humildes e breves palavras.

Isto porque sempre gostei e gosto de estórias e de literatura infantil.

A primeira vez que li as Aventuras de Pinoquio já lá vão uns anitos. Não sabia na altura que as aventuras de Pinoquio eram umas aventuras de aprendizagem. A saga do boneco representa a educação de um cidadão. Alguém que deseja ser membro da sociedade mas ao mesmo tempo quer descobrir quem é na realidade. Todos sabemos o quanto Pinóquio queria ser “um menino de verdade” mas não um menino qualquer, não um cidadão obediente e ideal. Pinóquio quer ser o que é, por baixo da madeira pintada, por azar não o consegue, converte-se num bom menino aprendeu a ler, mas não é um leitor. Podem pensar como uma simples estória nos pode trazer tamanho ensinamento!

Mas para chegar mais longe e de uma forma mais profunda para ter coragem de enfrentar medos, duvidas e segredos ocultos, para questionar o funcionamento da sociedade, necessitamos de aprender a ler de outra maneira, de forma diferente, que nos permita aprender a pensar. Talvez Pinóquio se converta num rapaz no final das suas aventuras, mas na verdade é que continuará a pensar como um boneco.


Pois é li o as aventuras de Pinóquio e não há muito tempo voltei a ler, isto porque tive o privilégio e a oportunidade de ter ouvido Alberto Manguel e as suas belas estórias. Umas delas foi precisamente : o que faltaria a Pinóquio para a prender a ler de uma forma que lhe permitisse pensar? Foi esta a pergunta que Alberto Manguel, ensaísta, tradutor e editor deixou na conferência.

Isto é literatura infantil.
Falei das aventuras de Pinóquio , mas tantas há que nos fazem sonhar e pensar….

Fiquem bem;
e Leiam.

Leiam sozinhos;
Leiam acompanhados;
Leiam para os vossos filhos se os tiverem.

 

Enviar um comentário

<< Home