sábado, 14 de julho de 2007

FUNDAÇÃO ANTÓNIO PRATES [dia um III]

UE/Presidência: Ministros da Cultura da Europa reunem-se em Setembro em Portugal (ACTUALIZADA)


Ponte de Sor, 14 Jul (Lusa) - A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, revelou sexta-feira em Ponte de Sor, na inauguração da Fundação António Prates, que Portugal vai receber em Setembro o Foro Cultural dos Ministros da Cultura da Europa.

Na inauguração, a ministra defendeu que Portugal tem de apostar num turismo que não se esgote no sol e na praia mas que se centre também na cultura.

Numa alusão à abertura recente do Museu Colecção Berardo em Lisboa, do Museu de Arte Contemporânea em Elvas e à inauguração, sexta-feira, da Fundação António Prates, Isabel Pires de Lima afirmou que "descentralizar não se faz descentralizando gabinetes, faz-se no terreno, com políticas que criem novos pólos culturais".

Segundo a ministra, o "investimento em Cultura não tem retorno visível mas é duplamente produtivo: ao nível da formação e da fruição estética por um lado e ao nível financeiro, em algumas áreas culturais, por outro. Não é por acaso que ouvimos hoje falar de economia criativa".

Isabel Pires de Lima declarou ainda que Portugal, vai receber de 26 a 28 de Setembro, o Foro Cultural dos Ministros da Cultura da Europa, que "servirá para ouvir a sociedade civil, mecenas e empresários, para debater a nova agenda cultural europeia".

António Prates doou à Fundação com o seu nome um espólio com cerca de três mil originais e mais de cinco mil cópias de arte contemporânea, para além de uma vasta colecção de manuscritos, numa avaliação superior a oito milhões de euros.

É um colecionador inveterado: "Colecciono arte como colecciono cintas de charuto, carteiras de fósforos, rádios antigos ..." - diz ele.

Na cerimónia de inauguração, um processo que se arrastou durante oito anos, confidenciou que lhe perguntavam com frequência o que ia fazer a "toda a tralha".

"Afinal uma grande parte encontrou o seu destino num museu", referiu.

Walfredo Sangareau, o arquitecto responsável pelo edifício sede da Fundação afirmou à Lusa que "foi um enorme desafio transformar uma fábrica de descasque de arroz numa fábrica de cultura". Declarou ainda que temeu não poder assistir em vida à inauguração do espaço, cujo último risco fez "há dez anos"
.

JLR

Lusa
14 de Julho de 2007, 06:15


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7 Comments:

At 14 de julho de 2007 às 18:54, Anonymous Anónimo said...

"Dez anos" e obra ainda não está acabada:
-há salas de exposição que estão iguais ao que eram no tempo da moagem,
-não tem janelas,
-não tem segurança,
-não tem controle de temperatura, -não tem ar condicionado,
-a iluminação são projectores de "obras da construção civil" pendurados em tubos de água,
-a instalação eléctrica já ardeu antes da inauguração,
-a fonte do Jardim já deu o berro no dia da inauguração,
-a anunciada biblioteca de arte tem uns livros, que se contam pelo numero de dedos de uma mão,

Tanto tempo e tanto dinheiro gasto pelo município de Ponte de Sôr e é este o estado das instalações.

Para onde foi o dinheiro?

 
At 14 de julho de 2007 às 20:43, Anonymous Anónimo said...

Pobre coitadinho do sr.Taveira Pinto, nem uma única palavra sobre o seu discurso na inauguração da Fundação António Prates, ele bem falou de comboios, mas não houve uma única palavra sobre os comboios nem sobre apeadeiros.
Lá ficou o sr.Taveira Pinto a ver mais uma vez o comboio a apitar sem parar no apeadeiro...

 
At 14 de julho de 2007 às 20:58, Anonymous Anónimo said...

Penso que a Ministra nao foi esclarecida ao que vinha fazer a Ponte Sor, pensou talvez que seria como em Elvas mas enganou-se.
Tudo soa a falso nesta pseudo fundaçao e seu espolio.
Ainda pensei que tal avaliaçao que se pedia fosse feita seriamente mas nao de 8 a 10 milhoes?? ridiculo.
Mas un estado que deixa ir embora colecçoes particulçares d egrande valor, que deixa desaparecer as joias da coroa e nao se importas ta tudo dito.
Ja vi aqui alguem mencionar a colecçao Champalimaud que o governo dizia nao interessar ao pais, "Christie´s leiloa Colecção Chapalimaud

Não podia dexar de comentar este leilão que, foi considerado o 2º maior de sempre de uma personalidade individual, apenas ultrapassado pela colecção Rothschild, que atingiu os 57.7 milhões de £, em 1999. Não restam dúvidas da vasta e valiosa colecção deste filantropo.
O leilão da sua imensa obra parece ter sido mediático e corrido "às mil maravilhas". A obra de referência do seu acervo artístico, a pintura d ´il Caneletto "The Buncitoro at de Molo, Venice, on Ascension day", atingiu o recorde monetário por peças deste autor: 16.805.040€. Tudo isto, referenciado na página da Christie´s.
O estado podia ter dado o CCB para esta colecçao, ja que o seu titular criou aFundaçao com o nome dos pais e dou 500.000 de eur, mas o Sr Berado levou com o CCB d emao beijada.
E que o sr( felizmente que se esqueceram de lhe dar uma Comenda pq era um desprimor para um grande HOMEM)Champalimaud nao era um yes boy ou um servo do poder.

 
At 14 de julho de 2007 às 21:02, Anonymous Anónimo said...

E delirante e anedotico este comentario "Walfredo Sangareau, o arquitecto responsável pelo edifício sede da Fundação afirmou à Lusa que "foi um enorme desafio transformar uma fábrica de descasque de arroz numa fábrica de cultura". Declarou ainda que temeu não poder assistir em vida à inauguração do espaço, cujo último risco fez "há dez anos".

Qualquer simples desenhador fazia melhor que estes senhores,
Esta mal dimensionado, a luz nao presta, os vidros foram substituidos varia svezes. biblioteca no sotao, por favor um Pais que tem um Taveira(nao o pinto) um Siza, um Souto Moura e outros com obras d efacto bem planeadas( consultem os sites) evidentemente que as obras de pseudo rcuperaçao sao iguais a pseudo coleccao do prates

 
At 14 de julho de 2007 às 23:14, Anonymous Anónimo said...

Pessoal,
Já alguém leu a fotobiografia do Prates?
Contem lá o que diz.

 
At 15 de julho de 2007 às 00:21, Anonymous Anónimo said...

Pior são os riscos feitos nos cheques (assinaturas) para pagar esses projectos e os dos arranjos exteriores que há tempos se falava por aí....esse sr. Leonel Moura que faz quadros com robots agarrados a canetas que vão pintando aleatoriamente...isto é a arte destes senhores....perguntem quanto custou fazer o projecto para acimentar o páteo da fundação, sim o projecto deve ser só isso porque no hé lá mais nada para além de umas oliveiras doentes e uns sobreiros raquiticos

 
At 15 de julho de 2007 às 12:51, Anonymous Anónimo said...

esta fundação realmente serve para dar guarida à tralha que o prates andou a acumular. pois tirando uma ou outra coisa o resto é só merda

 

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