sexta-feira, 4 de abril de 2008

PONTE DO SOR DELPHI ENCERRA: 500 TRABALHADORES PARA O DESEMPREGO [ II ]

Ponte de Sor: Operários da Delphi conformados com fecho da fábrica e alguns já preparam futuro
04 de Abril de 2008, 18:55

Ponte de Sor, Portalegre, 04 Abr (Lusa) - Os operários da multinacional norte-americana Delphi mostraram-se hoje conformados com o encerramento da fábrica de Ponte de Sor, mas, apesar de alguns já terem acautelado o futuro, alegam preocupação com o desemprego.

Quando for dispensado vou para taxista, assegurou um dos operários à agência Lusa, depois de a administração da multinacional ter confirmado que vai encerrar a fábrica, decisão que justificou com as várias tentativas sem sucesso para vender linhas de produto-não-chave produzidas na unidade.

O operário, que preferiu o anonimato, manifestou-se conformado com o anúncio do fecho da unidade fabril alentejana, durante o primeiro trimestre de 2009.

Visão idêntica foi transmitida por outros operários, não se mostrando surpreendidos com encerramento da unidade de produção, visto que têm vindo a ser preparados e informados pela administração.

É o caso de Armando Louro, 50 anos de idade e 21 de casa, que, apesar de não se mostrar muito surpreendido, confessa alguma preocupação, nesta área, o trabalho é escasso e a idade muitas vezes é um problema, alegou.

Joaquim Martins, outro dos operários e há 26 anos na empresa, lamentou que nenhuma das hipóteses de salvação se tenha concretizado, alegando que se sabia que havia alguns compradores interessados.

Quanto à situação de desemprego, desabafa que é a vida.

Enquanto operário e delegado sindical da CGTP, Francisco Godinho, 46 anos, advertiu para as várias implicações sociais que representa o encerramento da fábrica, porque só a folha mensal de remunerações da empresa representa 500.000 euros para a economia local.

Há também situações em que mulher e marido vão para o desemprego, avisou.

Francisco Godinho adiantou, contudo, que há a possibilidade de alguns trabalhadores serem reintegrados em outras unidades da Delphi, designadamente na de Castelo Branco, mas salientou que a hipótese ainda vai ser alvo de negociação.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a direcção da Delphi em Portugal diz estar consciente do impacto que a implementação desta decisão terá nos seus stakeholders [todos os que têm interesses na empresa], incluindo empregados, clientes, fornecedores e comunidades.

A empresa, que é a maior unidade industrial do distrito de Portalegre, diz ter comunicado hoje a decisão do fecho da fábrica de Ponte de Sor aos trabalhadores e seus representantes e às entidades oficiais.

Além disso, acrescenta o comunicado, o grupo norte-americano garante também ter iniciado o diálogo com os representantes dos trabalhadores para rapidamente ser atingido um acordo que minimize o impacto social do fecho da unidade.

A fábrica de Ponte de Sor emprega 439 pessoas [efectivos] e fabrica apoios, mecanismos para portas de correr automatizadas e sistema de protecção de ocupantes para vários modelos de veículos automóveis.

Um dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (Sinquifa), Francisco Godinho, assegurou hoje à Lusa que a multinacional norte-americana deverá encerrar a unidade de Ponte de Sor no primeiro trimestre de 2009, arrastando para o desemprego mais de 500 trabalhadores [contando com os cerca de 80 a contrato].

No último trimestre deste ano, começam já a sair os primeiros trabalhadores do quadro, acrescentou Francisco Godinho.

O dirigente sindical referiu que a empresa vai iniciar segunda-feira os contactos com os trabalhadores e sindicatos para discutir as indemnizações.

Os cerca de oitenta operários a contrato, de acordo com os sindicatos, serão os primeiros a sair, já no próximo verão.

A administração da Delphi, frisou Francisco Godinho, sustentou a decisão de encerramento por os produtos fabricados na unidade de Ponte de Sor terem deixado de ser estratégicos.

Segundo o Sinquifa, a empresa, que vive graves problemas financeiros nos Estados Unidos da América, anunciou também que a produção de airbags em Ponte de Sor irá ser deslocalizada para a Hungria.
Lusa

Etiquetas: , ,