sexta-feira, 4 de abril de 2008

PONTE DO SOR DELPHI ENCERRA: 500 TRABALHADORES PARA O DESEMPREGO

Ponte de Sor: Multinacional Delphi confirma encerramento... (ACTUALIZADA)
04 de Abril de 2008, 18:16

Ponte de Sor, Portalegre, 04 Abr (Lusa) - A multinacional norte-americana Delphi confirmou hoje que vai encerrar a fábrica de Ponte de Sor (Portalegre), justificando a decisão com as várias tentativas sem sucesso para vender linhas de produto-não-chave produzidas na unidade.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a direcção da Delphi em Portugal diz estar consciente do impacto que a implementação desta decisão terá nos seus stakeholders [todos os que têm interesses na empresa], incluindo empregados, clientes, fornecedores e comunidades.

A empresa, que é a maior unidade industrial do distrito de Portalegre, diz ter comunicado hoje a decisão do fecho da fábrica de Ponte de Sor aos trabalhadores e seus representantes e às entidades oficiais.

Além disso, acrescenta o comunicado, o grupo norte-americano garante também ter iniciado o diálogo com os representantes dos trabalhadores para rapidamente ser atingido um acordo que minimize o impacto social do fecho da unidade.

A fábrica de Ponte de Sor emprega 439 pessoas [efectivos] e fabrica apoios, mecanismos para portas de correr automatizadas e sistema de protecção de ocupantes para vários modelos de veículos automóveis.

A decisão de encerramento, explica a empresa, foi tomada após uma revisão efectuada à situação da fábrica e respectivos produtos e após várias tentativas sem sucesso de vender linhas de produto-não-chave produzidas em Ponte de Sor.

A Delphi Corporation diz ter submetido, em Outubro de 2005, um processo de reorganização ao abrigo do Capitulo 11 do Código de Falências nos Estados Unidos, com vista a assegurar a rentabilidade da empresa.

Como parte deste processo de reestruturação e transformação, o grupo norte-americano refere ter anunciado, em Março de 2006, o realinhamento do portfólio de produtos, incluindo a venda ou encerramento faseado de algumas linhas de produto-não-chave.

Um dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (Sinquifa), Francisco Godinho, assegurou hoje à Lusa que a multinacional norte-americana deverá encerrar a unidade de Ponte de Sor no primeiro trimestre de 2009, arrastando para o desemprego mais de 500 trabalhadores [contando com os cerca de 80 a contrato].

No último trimestre deste ano, começam já a sair os primeiros trabalhadores do quadro, acrescentou Francisco Godinho.

O dirigente sindical referiu que a empresa vai iniciar segunda-feira os contactos com os trabalhadores e sindicatos para discutir as indemnizações.

Os cerca de oitenta operários a contrato, de acordo com os sindicatos, serão os primeiros a sair, já no próximo Verão.

A administração da Delphi, frisou Francisco Godinho, sustentou a decisão de encerramento por os produtos fabricados na unidade de Ponte de Sor terem deixado de ser estratégicos.

Segundo o Sinquifa, a empresa, que vive graves problemas financeiros nos Estados Unidos da América", anunciou também que "a produção de airbags em Ponte de Sor irá ser deslocalizada para a Hungria.

HYT/RRL.


LUSA

Etiquetas: , ,