terça-feira, 21 de outubro de 2008

MONTARGIL, NÃO PERTENCE AO CONCELHO DE PONTE DE SOR ?

O motivo que me traz aqui, e me dirijo até vós, é nem mais nem menos, o facto de mais uma vez Montargil ter ficado de fora !!!



Não é que os montargilenses não estejam já habituados, mas acho de uma falta consideração, ética e prática de bons costumes, a situação de como, não puderam reparar que a maior freguesia do concelho em território e uma das mais importantes, não conste da lista de freguesias do concelho, ainda para mais no site da própria câmara municipal.
Lamentável direi e de uma falta de consideração nunca vista, que não sei se hei-de rir ou chorar ...
Um erro na gestão do site, um esquecimento...
Sim, serão desculpas muito fáceis de dar!

No entanto na realidade, no sentimento de montargilenses, amigos de Montargil e outros, o sentimento é mútuo na falta de consideração, que a Câmara Municipal de Ponte de Sor tem tido para com Montargil nos últimos anos.


Amigos, visitantes da terra, pessoas ligadas à hotelaria, ao turismo, empresas de eventos, para não falar dos próprios montargilenses, todos lamentam e se perguntam, de como é possível a câmara não investir mais nesta freguesia, pois é como um oásis que tem de tudo para ser explorado e aproveitado, mas que as infraestruturas actuais que deverão ser da responsabilidade da Câmara Municipal de Ponte de Sor e Junta de Freguesia de Montargil não lhes permitem ainda investir nesta freguesia...


A Ponte de Sôr passa por maus momentos, em que o comércio fecha algumas das suas portas, os locais têm de procurar outras localidades para trabalhar ou emigrar, fazem-se obras secundárias em que se gastam fortunas (caso da Fundação e do Pavilhão Novo) e que pouco ou quase nada trazem de produtivo ao concelho, e isto para não falar de quando a Delphi encerrar portas.
Como é possível meus senhores e com uma freguesia como a de Montargil ainda por explorar num seu todo, como é possível não investir fortemente e a curto prazo nesta, pois é de fácil percepção que todas as outras existentes no concelho beneficiariam com estes investimentos!
Quando me refiro a ser vantajoso, falo em mais turismo para o concelho, maior oferta hoteleira, mais comércio, mais emprego, localização mais próxima do futuro aeroporto, enfim, uma quase infindável panóplia de novas ofertas que poderiam surgir em Montargil, caso a consideração/investimento pelo órgão local -
Câmara Municipal de Ponte de Sor por Montargil tivesse sido outro no passado ou for outro num futuro a curto prazo!
Pois se este investimento não for efectuado atempadamente e a curto prazo, outros concelhos aproveitarão melhor estas oportunidades de negócio, com fortes investimentos, na inovação, formação, infraestruturas, entre outros, e ai sim, nem Ponte de Sôr, nem Montargil, nem as outras freguesias do concelho de Ponte de Sôr, ficarão alinhadas com o país, ficando mais uma vez, uma parte do interior alentejano numa situação de regressão, face à média nacional, em termos do que será as condições de vida dos residentes no concelho, num futuro, que se avizinha se calhar mais próximo do que todos nós pensamos....

Pensem nisto, por favor!!!


"A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro."
[ John F. Kennedy ]


PS: Ainda em relação a esta grande lacuna, por favor Sr. Presidente da Câmara e seus assessores, como é possível os senhores serem eleitos e estarem ligados ao partido político - PS que defende claramente e de forma inequívoca a descentralização, e o concelho de Ponte de Sôr vive o oposto, em que é claro e óbvio a centralização de poder, infraestruturas,..., na freguesia de Ponte de Sôr.
Em relação ainda a Montargil, podem-me vir dizer que existem projectos já aprovados e outros que irão começar dentro em breve, mas quem conheça esta realidade, saberá bem que mais uma vez será a política do deixa andar em detrimento do fazer.
Existem projectos, que estão aos anos em gavetas e que estão prometidos, mas a realidade é aquela que vai deixando passar o tempo e de promessas e no fundo as obras não nascem...

"Precisamos de homens que consigam sonhar com coisas que nunca foram feitas."
[ John F. Kennedy ]

Montargil é lindo e merece mais,

para estar esquecido ...


Gerónimo

Etiquetas: , ,

20 Comments:

At 21 de outubro de 2008 às 23:20, Anonymous Anónimo said...

E se Montargil passa-se para o concelho de Mora?
Assim sempre eramos governados por um ditador ,do PC ,de seu nome SINOGAS.

 
At 21 de outubro de 2008 às 23:23, Anonymous Anónimo said...

por isso é que os de Mora, quando lhes foi apresentada a proposta de se juntarem a Portalegre, e fazerem parte do circulo de amigos do taveira, mandaram essa gente ir levar no cu. o ditador esta em Ponte de Sor e o seu nome é Taveira Pinto

 
At 22 de outubro de 2008 às 13:30, Anonymous Anónimo said...

Já cá faltava a costumeira má-criação. Mas será que não conseguem comunicar como pessoas normais?

 
At 22 de outubro de 2008 às 13:43, Anonymous Anónimo said...

E verdade que esta gestao camararia . como normalmente faz tem e estragado tudo, vejamos o hotel da Panela.
Maas Montargil tb ajudou o Pinto a ter a maioria, e as parvoices que tem feito em Montargil sao como as outras que faz pelo concelho todo.
Agora Montargilenses ajudem os gajos a ter outra maioria absoluta

 
At 22 de outubro de 2008 às 13:52, Anonymous Anónimo said...

Nós amamos Montargil, e aproveitamos sempre que podemos, e vai banhos e vai pesca.
Não vale a pena preocupar-se tanto com o site é fácil de colmatar. Mas não estão a construir um super turismo? do Saraiva o tal que tem hotéis em todo o lado? Turismo de muitas estrelas com golf e tudo? É uma questão de tempo, agora com as vacas magras é capaz de não ser tão rápido, mas com Saraiva ou sem ele Montargil é seguro que vai andar pa frente. Assim fosse com as outras freguesias.

 
At 22 de outubro de 2008 às 13:55, Anonymous Anónimo said...

Mas será que a comunagem ainda não percebeu que não tem hipótese nenhuma? ZERO. Só servem para dizer mal, o fel é de tal forma que ainda não chegaram e já cheira a fígado mal passado.

 
At 22 de outubro de 2008 às 13:59, Anonymous Anónimo said...

Santa e pardieira ignorância. será mesmo por isso que Mora não se juntou a Portalegre? E qual círculo de amigos do Taveira Pinto ou santa pacìência...

 
At 22 de outubro de 2008 às 21:05, Anonymous Anónimo said...

No fim de anos abriram alguns abriram os olhos, finalmente, para alguns da vila, o Sr. Dr. Pinto vai nu...
Vocês pensaram que o Sr. Carlos Saraiva investia milhões e criava postos de trabalho, prometidos pelo Sr. Dr. Pinto, lembram-se?
Eram primeiro 650 postos de trabalho, depois já não eram tantos!
Onde estão?
Tiveram o mesmo destino dos postos de trabalho criados pelo irmão do José Sócrates, quando aí investiu! Lembram-se?
Onde estão?
Lembram-se quantos postos de trabalho criou o Sr Peter Neufert e quantos prometeu quando da sua instalação?
Eu nasci e fui criado em Montargil mas tive de me vir embora para Lisboa para ter emprego, como eu muitos de nós, porque as promessas levas o vento.

 
At 22 de outubro de 2008 às 22:57, Anonymous Anónimo said...

Eh pa, vamos todos trabalhar para o Fluviário de Mora.
O camarada Sinogas da la trabalho.
E mandemos o Pinto da bugalheira as ortigas!!

 
At 23 de outubro de 2008 às 11:49, Anonymous Anónimo said...

Este toto deve ser da familia do pinto, pelo menos pelo QI mostrado

 
At 23 de outubro de 2008 às 12:42, Anonymous Anónimo said...

Por incrível que pareça, as questões absolutamente pertinentes, aqui levantadas por GERONIMO, mais não merecem que mais uma troca de mimos entre "comunas" e "xuxas", que assim se auto intitulam.
Eu sou um simples homem do povo, mas não é difícil perceber por que está o nosso País, 30 anos atrasado em relação aos outros.

 
At 23 de outubro de 2008 às 19:25, Anonymous Anónimo said...

O Gerónimo levantou aqui as questões fulcrais.
Alguns dos comentadores vão assobiando para o ar.
Montargil e a sua população sofre na pele o abandono que foi voltada pelo executivo municipal e pelo executivo da junta de freguesia.
Os jovens partem todos os dias, como disse o Francisco, à longos anos.
Cada vez somos menos e o futuro não vai ser rizonho, pelo contrário.

 
At 24 de outubro de 2008 às 00:14, Anonymous Anónimo said...

Há de facto coisas que não se entendem.
Montargil, enquanto freguesia governada pela CDU, foi completamente ignorada pela Câmara. Dizia-se então que se devia ao facto da Câmara ser PS, e haver total "divorcio" entre os dois presidentes, situação inaceitável, já que os direitos das pessoas, nada têm a ver com as suas convicções politicas.
Fosse por isto ou por aquilo, os Montargilenses tentaram a sua sorte, mudando o seu sentido de voto. Ao que parece, foi pior a emenda que o soneto. O abandono continua, com a agravante da actual JF Montargil, parecer não querer chatices com o Presidente da Câmara, tal a inercia da sua actuação.
É isto que eu não entendo. Será Montargil tão insignificante, que leve o PS a não se importar de voltar a perder? ou o PS pensará que os Montargilenses são um povo inerte e sem capacidade de reacção?.
Tenho acompanhado o desenvolvimento da nova associação cultural que foi criada em Montargil. Entre os seus fundadores, há pessoas de grande peso intelectual, pelo que se espera uma reacção desta associação, que vá para alem das conversas de fórum, e que possa levar a população a despertar,e impor a sua vontade.
Se de facto essa Associação é equidistante em relação aos partidos, pode movimentar-se sem o peso do rotulo politico, e constituir-se como força reivindicativa de justiça.
A ver vamos.

 
At 24 de outubro de 2008 às 21:09, Anonymous Anónimo said...

Pois eu que também sou de Montargil e me indigno diariamente com o abandono a que fomos votados afirmo, relativamente à nova associação cultural, que independentemente de reconhecer o valor intelectual de alguns que a integram, não acredito na divisão das pessoas. Numa terra cuja população têm diminuído a olhos vistos, deveriam congregar-se esforços e não promover capelinhas. Tenho dito !

 
At 25 de outubro de 2008 às 00:21, Anonymous Anónimo said...

@ 9:09:00PM

Divisão das pessoas? isso é preocupante.
Como estou afastado de Montargil, não tenho qualquer conhecimento do que por aí se passa. Mas em relação à nova associação, pelo que me é dado perceber, trata-se de um projecto que eu considero importante para o desenvolvimento cultural da terra, tal como tem acontecido com o Grupo de Promoção, que ao longo dos anos tem feito um trabalho altamente meritório, a quem Montargil muito deve, e que eu espero que continue o seu trabalho.
Não quero falar sobre o que desconheço, mas parece-me que Montargil não pode abdicar de nenhuma das suas forças vivas.

 
At 25 de outubro de 2008 às 00:29, Anonymous Anónimo said...

peço desculpa mas tambem sou de Montargil e o pessoal da nova associação Nova Cultura esta a fazer um bom trabalho, tem grupos de fotografia, pintura, tem bons investigadores da historia da região, grupos de ginastica, torneios de desporto, bons escritores de nome nacional. estao a dar cursos gratuitos de novas tecnologias aos mais velhos. tem também qualquer coisa em projectos cientificos no estrangeiro, nao me parece isto que seja uma capelinha. capelinha era o que havia dantes que era um rancho folclorico que tomava conta da terra. costumo visistar o forum deles e conheco alguns e parecemme boa gente, fazem falta projectos modernos que olhem para o futuro como este.

 
At 25 de outubro de 2008 às 12:03, Anonymous Anónimo said...

Nada mais natural do que haver diferenças entre o pensar de cada um de nós.
Nada mais natural do que haver pontos de vista diferentes entre o Grupo de Promoção, um projecto cultural já solidificado, e outros Montargilenses, eventualmente possuidores de maior preparação cultural e cientifica, e que buscam uma nova forma de encarar a cultura e a sociedade.
Nenhum deles tem que desmerecer do outro, e a diferença não é obstáculo. Penso até, que muitas vezes é a diferença que faz a diferença, passe o pleonasmo.
Para estarmos do mesmo lado, não é necessariamente preciso estarmos juntos. Basta que tenhamos o mesmo objectivo, que neste caso, são os superiores interesses da nossa terra.
Paz na terra aos homens de boa vontade.
Montargil, agora e sempre.

AL

 
At 25 de outubro de 2008 às 12:14, Anonymous Anónimo said...

Nao conheço essa associaçao mas pelo que aqui se diz é de louvar essa iniciativa que congrega um conjunto de esforços dos locais para promover um conjunto de valores que hoje, mais do que nunca, têm sido esquecidos. Mas é fatal e inevitavel a critica que tenho que fazer: nao sei com que verbas essa associaçao funciona mas sei bem que esse tipo de iniciativas sao promovidas também pelas fundaçoes. Muito mais quando implicam dinheiros publicos. Nao é preciso dizer mais para saber onde quero chegar. Ohhh joao jose de carvalho demita-se. Já assisti muitas vezes aos seus acessos de prepotencia a pensar e a dizer que é inteligente. Pode ser um bom médico ou dentista, mas é um pessimo governante e politico. So nao lhe passa a perna quem nao quer.

 
At 26 de outubro de 2008 às 12:31, Anonymous Anónimo said...

Não me dêem mais desgostos
Porque sei raciocinar...
Só os burros estão dispostos
A sofrer sem protestar

A quem segue teus conselhos
Vive pedindo favores
Toda a vida de joelhos
Aos pés dos seus opressores

Tu que vives na grandeza
Se calçasses e vestisses
Daquilo que produzisses
Andavas nu com certeza

Se cá voltasse Jesus
O mártir filho do homem
Escorraçava os que comem
À sombra da sua cruz.

António Aleixo

 
At 29 de outubro de 2008 às 21:15, Anonymous Anónimo said...

MAs afinalporque é quea obra do Eng.C, Saraiva está enbargada não tinha tudo tratado pelo Dr. T.Pinto? Queremos trabalho o inverno está a chegar e Dephi a fechar e nós sem trabalhar.

 

Enviar um comentário

<< Home