quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PONTE DE SOR CÂMARA MUNICIPAL ABATE AZINHEIRA E SOBREIROS ILEGALMENTE

Obras de expansão do
Aeródromo Municipal de Ponte de Sor
Avançam sem Autorização

Dezenas de Sobreiros
e Azinheiras
Abatidos Ilegalmente


A Câmara Municipal de Ponte de Sor está a promover a expansão do novo Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, junto da EN 2 na zona da Tramaga, Agua de Todo o Ano, sem ter efectuado a Avaliação de Impacte Ambiental do projecto, num local onde existe um povoamento florestal com espécies protegidas.


A Quercus foi alertada de que tinham sido abatidos sobreiros nas obras junto do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e após deslocação ao local, constatou-se que existiam trabalhos de terraplanagem efectuados por uma empresa de construção civil e obras públicas (Aurélio Martins Sobreiro e Filhos, S.A.).

Na área em causa existe um jovem povoamento de pinheiros-mansos e sobreiros, após florestação de terras agrícolas com financiamentos públicos do Estado e União Europeia, o qual não deveria ser destruído, dadas as subvenções para apoio à produção florestal através do Ex-IFADAP.


Foi detectado que nas últimas semanas foram abatidas centenas de árvores desde oliveiras, sobreiros, azinheiras e pinheiros-mansos, sem que a acção tivesse sido autorizada.

Nos termos da legislação específica é necessário que o empreendimento tivesse sido declarado de imprescindível utilidade pública para se poder converter os povoamentos de sobreiros e azinheiras, o que não aconteceu e portanto o abate de dezenas de árvores adultas, por carecer de autorização da Autoridade Florestal Nacional, foi manifestamente ilegal.

A Quercus alertou ontem as entidades competentes para actuação, nomeadamente o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente - SEPNA da GNR, os serviços da Direcção Regional de Florestas do Alentejo da Autoridade Florestal Nacional, o Ministério da Agricultura e a Inspecção-Geral do Ambiente e Ordenamento do Território.

A Quercus responsabiliza a Câmara Municipal de Ponte de Sor por avançar com uma obra num terreno com um povoamento de sobreiros e azinheiras, sem ter autorização para aí intervir, devendo a autarquia suspender de imediato a obras que decorrem no terreno.

Lisboa, 8 de Janeiro de 2009



A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Direcção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus

Etiquetas: , , ,

24 Comments:

At 8 de janeiro de 2009 às 15:52, Anonymous Anónimo said...

O homem dos aeroportos a fazer das suas, desta devia ir a tribunal e ser mesmo condenado. Deve achar que pode fazer tudo o que lhe passa pela cabeça e ficar impune.
Não pode ser.
M.S.

 
At 8 de janeiro de 2009 às 17:25, Anonymous Anónimo said...

pois eu também acho que as avionetas deviam aterrar na natureza. a folhagem certamente amansava a turbulencia e daria um excelente cartão de visita.

 
At 8 de janeiro de 2009 às 18:17, Anonymous Anónimo said...

Ja repararão que toda e qualquer obra ou evento feito pela camara municipal aqui é criticado??
Quando é que isto acaba e começa uma nova era deste blogge??
Quando é que se começa a falar de assuntos importantes para Ponte de Sor

 
At 8 de janeiro de 2009 às 18:36, Anonymous Anónimo said...

Este é um dos muitos assuntos sérios aqui abordados.
Está visto que não gosta?
Paciência está no seu direito.
A Lei é igual para mim, para si e para o município...
Ou não será?

 
At 8 de janeiro de 2009 às 18:48, Anonymous Anónimo said...

sem duvida alguma as leis existem para todos mas nao acha o problema do desemprego mais serio que umas quantas arvores abatidas em prol do futuro ? este é só um exemplo que lhe dou mas ha centos de assuntos que aqui poderiao ser divulgados e falados e nao o sao , o importante é estar a falar na camara e tudo o que quem la esta faz ou deixa de fazer

 
At 8 de janeiro de 2009 às 18:51, Anonymous Anónimo said...

no alqueva aconteceu o mesmo e agora e ve-los de todas as cores e partidos a correr para lá. as coisas depresa sao esquecidas...

 
At 8 de janeiro de 2009 às 18:55, Anonymous Anónimo said...

Esta é uma obra que certamente ficará cmo uma oportunidade para o futuro. Não penso é que passará por ser de util para meios aereos de combate ao fogo. Aviões pesados parece que a coisa já não está garantida (o que ditou o alrgamento da pista) e os helicopteros russos, na Europa, ninguem os consegue legalizar. Por cá, parece que os tornaram veiculos de Estado, para não lhe exigirem documentos. De qualquer forma, neste caso, parece-me que a camara não será a unica responsavel. Provavelmente a ser, será mais o ministerio da agricultura

 
At 8 de janeiro de 2009 às 19:37, Anonymous Anónimo said...

Abatam-se as azinheirinhas e os sobreirinhos,pois na Galveia e a do Tonho Agusto há muntas!!

 
At 8 de janeiro de 2009 às 19:56, Anonymous Anónimo said...

AOS LAMBE BOTAS DO BUGALHEIRA: Voces deviam ter vergonha de vir para aqui com esses comentários a defender com unhas e dentes essas MERDAS dos Pintos pá...Eles estão acima da Lei ?? vocês ainda não viram que essa merda desse campo de aviação não vai servir para nada?? - só se for para os Pintos arrecadarem mais uns milhares...desta vez a obra está a ser feita por outra Empresa...pois os Bispos de Abrantes já não estavam dispostos a dar mais ao Pintainho-...não foi assim que o Sr.Bispo me disse??? foi..foi..foi...
Estes Bugalheiras deviam ser já PRESOS...
J.Lourenço Cunha

 
At 8 de janeiro de 2009 às 21:03, Anonymous Anónimo said...

Se fosse eu pequeno agricultor que abatesse uns sobreiros e umas azinheiras da minha herdade, tinha logo lá a GNR, a Câmara, DRF, etc, a multar-me.
Já George Orwell, no seu livro O Triunfo dos Porcos, publicado pela primeira vez em 1945, «há uns porcos mais iguais que outros...».

 
At 8 de janeiro de 2009 às 21:33, Anonymous Anónimo said...

engraçados estes bloguistas...espero mesmo que tenha lido o triunfo dos porcos...
na sua herdade pode abater as arvores que quiser amigo, e o orwell certamente o incentivaria! (nao porque abater arvores seja bom, mas porque sendo sua propriedade não há autoridade alguma que o deva multar)

 
At 8 de janeiro de 2009 às 21:44, Anonymous Anónimo said...

Estuda a Lei.
Aproveita para reler o George Orwell, não só «O Triunfo dos Porcos», mas os restantes também. Pode ser que aprendas um pouco mais sobre o mundo que te rodeia.

 
At 8 de janeiro de 2009 às 22:39, Anonymous Anónimo said...

Realmente é uma vergonha este blog. Só serve para deitar abaixo a CAMARA. Das galveias não falas!... A verdadeira vergonha reside aqui nesta freguesia onde só entra para junta quem tem o cartão do partido, e agora para quê? se o Homem forte do partido também já conseguiu arrebentar com o pouco que havia. 500 mil dele em piscinas para o velhotes irem tomar umas banhocas de verão pois cachopos quê deles? Mas o fartar vilanagem ainda tem mais um ano pela frente e atão quando ele sair é que aquilo vai ficar de rastos, já ouvi dizer que ele anda a oferecer a cortiça a dois contos a tonelada fora o que passa por baixo da mesa. Mas n~ºao digas nada zé da ponte ele é amigo e também deves comer algum. Pois, pois...

 
At 8 de janeiro de 2009 às 22:54, Anonymous Anónimo said...

E lá estão vocês com PS/CDU.

Não tem nada a haver com política.

Tem sim a haver com Leis do País. UM país rege-se por leis, porque senão transforma-se numa Republica das Bananas.

Construam o Aerodromo, se acham realmente que ele vai trazer uma grande mais valia para o Concelho.

Eu pessoalmente não acredito, trabalho em aviação.

Verifiquem o que aconteceu em Évora. Muitos projectos e poucas realizações.

O tempo dirá que tem razão.

JR

 
At 8 de janeiro de 2009 às 23:36, Anonymous Anónimo said...

O corte dos sobreiros para o golfe é ilegal, (era secretário de estado José Sócrates) o corte dos sobreiros para o aeródromo é legal (é presidente do conselho o José Sócrates).
Porreiro, Pá!

 
At 9 de janeiro de 2009 às 00:19, Anonymous Anónimo said...

Desta vez foi a CM de Ponte de Sor que foi apanhada a cometer a ilegalidade e devia ter vergonha por isso.
Mas poderia ter sido uma outra Câmara qualquer, porque neste país seja em relação ao Ambiente ou outra coisa qualquer, o povo continua a ter que cumprir a lei, mas os poderosos e os amigos, não.
Como dizia um no outro dia "se queres roubar, rouba muito. É que se roubares pouco vais preso, se roubares muito,safas-te sempre e se tiveres sorte o Estado ainda te ajuda (vejam os bancos).

 
At 10 de janeiro de 2009 às 16:36, Anonymous Anónimo said...

Beja vai ter um aeroporto que custou 30 milhões de euros.
Não tem ligação ao comboio, que nem sequer lá pára, não liga a nenhuma auto-estrada, não tem contratos com nenhuma empresa de aviação, é uma paragem no deserto. Um apeadeiro.
Agora, veja-se: ao lado na vizinha Espanha, o novo aeroporto de Ciudad Rodrigo, Badajoz, acaba de ser inaugurado com uma auto-estrada, linha de TGV, acesso rápido a carro, TIR, os interfaces são simples, rápidos, eficazes.
Meus queridos: este país é ou não é uma brincadeira?
Querem crescer ?
Como?
Só se for a engordar as empresas de construção civil dos amigalhaços: vão ter obrinhas frescas sem adjudicação até 5000 milhões de euros.
Não é um caso de polícia?

 
At 10 de janeiro de 2009 às 18:51, Anonymous Anónimo said...

Ao ler este blog fico com sérias reservas a alguns comentários que aqui se fazem!... NÃO POSSO ACREDITAR que pessoas como o Senhor Presidente da CM Ponte de Sor Dr Taveira Pinto e o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Galveias Sr. Antonio Augusto estejam na mesma balança, daqueles que só sabem dizer mal, falar do que não sabem, dizer asneiras, provocações, má fé, etc.
E é desta forma que ao escrever estas palavras, tenho respeito e conheço estes dois AUTARCAS, cada um de sua cor politica, foi a vontade do seu povo, apesar dos derrotados assim não o entenderem e depois a vergonha que se vê, porque estes comentários são deturpados ou falsos: no caso dos Sobreiros ESTÁ TUDO LEGAL, tenho a certeza, e em relação à J.F. Galveias é tudo só veneno, nada é como anda a fazer história, o sr Presidente como pessoa de bem pode dar o esclarecimento.
Mas, se o nosso Pais fosse um estado de direito, tudo seria diferente, como o mal já começa na escola, não sabem a tabuada e! ler mal, ... falta o principio, a Educação. Pois é por isso que aqui não há respeito por ninguém, é verdade "A porca da Politica" para os politicos mal formados.

 
At 10 de janeiro de 2009 às 20:10, Anonymous Anónimo said...

Sr. último anónimo, as coisas nem sempre são como parecem... No caso dos sobreiros as coisas não estão mesmo nada legais. E tanto não estão, que a CM já foi autuada por isso e até o próprio Presidente da CM já reconheceu o facto.

Vejam a reportagem do Portugal em Directo de ontem (a meio da 2ª parte): http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=19455&e_id=&c_id=1&dif=tv

Independentemente de tudo o resto, deve ser a CM a dar o exemplo de cumprimento de legalidade e desta vez claramente não deu. Antecipou-se a uma decisão do Estado quando devia ter esperado, como todos nós esperamos. Com que base vai no futuro exigir que os munícipes aguardem as decisões da CM, por exemplo?

 
At 10 de janeiro de 2009 às 22:31, Anonymous Anónimo said...

E relativamente aos concursos e as pessoas que entraram para a Câmara?
Dantes, quando me falavam em motivação, achava que quem não a tinha que a arranjasse. Actualmente acho que este país não é mais que uma desmotivação constante onde ninguém é reconhecido pelo que vale mas pelas cunhas.
Veja-se o caso do pavilhão, onde tanta gente de valor duvidoso, passa uma vida de santo. Será que é pelo seu valor?

 
At 11 de janeiro de 2009 às 17:24, Anonymous Anónimo said...

Primeiro, inventaram um cão, robot, que abana o rabo, dá cambalhotas e acende o nariz quando é afagado.

Depois, criaram bonecos que andam, em cima de uma linha traçada no chão, sem cair, e que têm expressões humanas e conversam como uma pessoa.

A ultima invenção, o suprassumo da técnica, é um presidente do município de Ponte de Sôr risonho, bem vestido e com diploma de dentist:
- Programado para (des)governar o concelho:
- Programado para roubar aos pobres e dar aos ricos;
- Programado para acabar com os serviços públicos, e privatizar e subsidiar os que forem rentáveis;
- Programado para não fiscalizar os crimes patos bravos da construção que lhe vão enchendo os bolsos com dinheiro por baixo da mesa, e para os compensar pelas perdas no casino financeiro;
- Programado para gastar o dinheiro publico em obras faraónicas e inúteis;
- Programado para alterar as leis, para melhor roubar a favor dos amigos da construção;

Um titere com roupa de presidente do município, com sapato de presidente do município, com sorriso de presidente do município, e com diploma de presidente do município ... um papagaio programado para papaguear que ele é o melhor, que sem ele é o caos, e que a oposição só sabe criticar.

 
At 12 de janeiro de 2009 às 21:52, Anonymous Anónimo said...

o pinto é pior que o salazar pois não respeita nada nem ninguém, comete ilegalidades umas atrás das outras e arranja sempre uns "ingénuos" para compactuar com as ilegalidades que comete.

 
At 12 de janeiro de 2009 às 23:57, Anonymous Anónimo said...

agora consta-se que tem uma lista de personalidades que nao alinham nas vigariçes dele, e que se vai candidatar mais uma vez para se vingar delas, a vingança por vezes serve-se fria, nao se ponha fino porque quem com ferros mata com ferros morre ja a muito e bom tempo diz o ditado, olhe que já nao sao so os comunas ha muito boa gente e jurar-lhe pela pele, nao brinque com as pessoas ponha a sua raiva de lado e seja um verdadeiro cavalheiro um doutor como o senhor é e faça um favor ao concelho e aos seus municipes nao se candida-te de o lugar a outro que nao esteja agarrado ao poder. Tenho muita pena mas um dia algo de mau vai acontecer e depois nao diga que nao o informaram você goza com tudo e todos mas um dia o seu dia chegará, e nesse dia o do julgamento final será deus a julgalo a si e ai poderão os outros rir-se de si, e esses que escrevem aqui a defendelo porque não se identificam só criticam quem escreve sem se identificar porque será?

 
At 3 de fevereiro de 2009 às 22:45, Anonymous Anónimo said...

Muitos falam mas sâo ANÒNIMOS têm medo de dar a cara já lá diz o ditado (os cães ladram e a caravana passa)a pista não é só para avionetas, mas sim também para uma base oficinas escola para formação de pessoas em mecanica de aeronavese pilotos de ataque a incêndios atráz de tudo isto e mais vem mais posto de trabalho, não acham seus pontesorenses de meia tigela

 

Enviar um comentário

<< Home