sábado, 18 de julho de 2009

QUALIDADE DE VIDA

Os Municípios e a Qualidade de Vida em Portugal - Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior.

Ranking do Indicador de Qualidade de Vida

1- Lisboa
2- Albufeira
...
31- Évora
...
57- Beja
...
66- Portalegre
...
69- Campo Maior
...
75-- Castelo Branco
...
89- Elvas
...
107- Castelo de Vide
...
120- Fronteira
...
147- Ponte de Sor
...
184- Alter do Chão
185- Arronches
...
202- Nisa
...
207-Crato
...
213- Monforte
...
219- Marvão


Recolha de Jorge Mangerona

Etiquetas: , ,

44 Comments:

At 18 de julho de 2009 às 21:06, Anonymous Porreiro, pá! said...

Grande concelho em extensão, tão pobre qualidade de vida. Tantos anos de poder e a qualidade de vida dos seus habitantes regrediu.
Pois é!

 
At 18 de julho de 2009 às 21:32, Anonymous Anónimo said...

Nao so regrediu como estamos a pagar um preço muito elevado para esta qualidade de vida. Pinto é o teu fim

 
At 19 de julho de 2009 às 10:51, Anonymous Anónimo said...

Qual era a posição anterior?

 
At 19 de julho de 2009 às 12:50, Anonymous Anónimo said...

Ponte de Sor está fora do MApa

 
At 19 de julho de 2009 às 12:52, Anonymous Anónimo said...

Concelhos perto de POnte de Sor tem hoje mais qualidade de vida do que o nosso concelho, tem alias mais infra-estruturas que ponte de Sor, veja o caso do gavião, tem uma praia fluvial e nós nem isso.

 
At 19 de julho de 2009 às 12:53, Anonymous Anónimo said...

Até as empresas estão a sair de cá

 
At 19 de julho de 2009 às 22:47, Anonymous Anónimo said...

EO BEBADO DE MORA NA FIGURA NO MAPA?

 
At 19 de julho de 2009 às 23:21, Anonymous Anónimo said...

o animal aki fala-se de Ponte de Sor

 
At 20 de julho de 2009 às 11:51, Anonymous Anónimo said...

Não temos qualidade de vida mas temos fundações que nos levam o dinheiro e actrizes que chupam dinheiro e ainda gozam com o pessoal. ou seja só tem qualidade de vida quem anda a lambuzar os bigodes do pinto. rua com as actrizes que aparecem so para sacar

 
At 20 de julho de 2009 às 12:30, Anonymous Mario Alpalhão said...

È lamentável. Portalegre é a cidade portuguesa que menos beneficiou em termos de desenvolvimento, com o 25 de Abril. È o concelho que sistematicamente dá um maior número de votos ao PS. Desde o 25 de Abril ao actual momento, a maioria dos governos tem sido socialista. Então porque é que Portalegre é sempre esquecido pelos governos, sobretudo do PS. Há um factor de constância: Miranda Calha. Miranda Calha, incompreensivelmente, é sistematicamente apresentado como cabeça de lista, pelo PS ao Parlamento? Qual o seu contributo para o desenvolvimento da região? Nenhum. Mesmo aos interesses do PS , sobrepõe os seus. Como pode receber o apoio dos socialistas do distrito? Será a escolha de Miranda Calha democrática e de acordo com os estatutos do PS? Tem o apoio livre e não condicionado, dos militantes do PS de Portalegre? Vai Portalegre continuar votada ao abandono parlamentar? É esse o desejo dos socialistas do distrito?

 
At 20 de julho de 2009 às 13:33, Anonymous Anónimo said...

Se acham que há qualidade de vida em Lisboa e albufeira, porque não vão todos para lá??
Só faz falta quem quer ficar... quem está mal que se mude.

 
At 20 de julho de 2009 às 13:39, Anonymous Anónimo said...

Miranda Calha mais conhecido nos corredores da política por (pisca-pisca).
Lidei com este “senhor” de perto e posso dizer e garantir que pelo país não fez nada, então pelo distrito muito menos, gosta de se pavonear, tem a mania que percebe das coisas, mas só faz é figura de parvo.
Mais não posso dizer, censura, são os tempos que correm

 
At 20 de julho de 2009 às 15:46, Anonymous Anónimo said...

os resultados deste ranking sao altamente duvidos...gostava de saber os criterios

 
At 20 de julho de 2009 às 17:35, Anonymous Anónimo said...

Pois é!
Querem ver que foram os "da oposição" que fizeram o ranking, eles "são os responsáveis por tudo de mau" que este concelho têm .

 
At 20 de julho de 2009 às 18:44, Anonymous Anónimo said...

Mas o que é que o concelho tem de bom? pensemos um bocadinho. Alguem conhece alguma coisa de bom neste concelho e principalmente na cidade de Ponte de Sor? Eu nao consigo encontrar nada de bom. Nem mesmo as pessoas como gostam de dizer.

 
At 20 de julho de 2009 às 20:19, Anonymous Anónimo said...

La vem mais um carta aberta do ditador a dizer que o estudo foi feito pelo Ze Amante, que em culpa de tudo inclusivamente dos vereadores abandonarem o ditador

 
At 20 de julho de 2009 às 22:11, Anonymous Anónimo said...

O índice apresentado refere-se a 2007. Já há um relatório mais recente (Ponte de Sor sobe alguns lugares).Consultar em
http://www.dge.ubi.pt/pmanso
Jorge Mangerona

 
At 21 de julho de 2009 às 06:54, Anonymous Anónimo said...

Antão e MORA?

 
At 21 de julho de 2009 às 07:20, Anonymous Anónimo said...

Deixa lá Mora,porra!!!Mora é do camarada do PCP, Dr Sinogas, o bebado mais famoso daquele concelho.

 
At 21 de julho de 2009 às 11:06, Anonymous Anónimo said...

mas quais foram os criterios? é que estes resultados não se percebem

 
At 21 de julho de 2009 às 13:44, Anonymous Anónimo said...

Nao se percebem? sao claros ou voce consegue ver caracteristicas abonatorias neste concelho? Eu por muito que me esforce nao consigo decrever aspectos positivos do nosso concelho. Mas como ainda tenho trabalho e patrimonio por cá e como a vida esta dificil para arriscar, ainda nao me fui embora como muitos ja o fizeram e outros também o querem fazer. So consegue ver algo de bom neste concelho quem pouco ou nada conhece sobre outros locais. Só podemos dizer que algo é bom ou mau sob critérios de comparaçao. Um ranking é uma comparaçao. So podemos dizer se somos bons ou maus se outros sao melhores ou piores que nós. E nós no panorama nacional estamos muito mal.

 
At 21 de julho de 2009 às 15:06, Anonymous Anónimo said...

Não fui eu que quis saber quais os critérios mas a quem os quis esclarecer, peço desculpa mas com a explicação fica-se na mesma. Quem perguntou deve ter querido saber quais os factores de comparação, a data, quem faz, como faz, para que faz...

 
At 21 de julho de 2009 às 15:28, Anonymous Anónimo said...

Fugir para fora da nossa terra não é solução, eu próprio fui obrigado a viver fora da minha terra, no meu caso tinha que ser, sei o que é sentir o cheiro da minha terra.
Quando a vejo ser maltratada, como tem sido nos últimos tempos, isso sim, revolta-me.
Dinheiro deitado ao lixo, desbaratado, enfim muito mal gerido.
Tem sido feito algumas coisas positivas, mas não basta algumas coisas, tem que ser feito muito mais.
O nosso umbigo até poder muito bonito! mas, mal daquele que passa a vida a olhar e a dizer que tem o umbigo mais bonito.
De um filho da terra que esta muito preocupado.

 
At 21 de julho de 2009 às 15:52, Anonymous Anónimo said...

quais os criterios sao quais os parametros avaliados e qual o peso relativo de cada um para o ranking

 
At 21 de julho de 2009 às 15:55, Anonymous Anónimo said...

e tambem nao fui eu que os pedi mas tambem gostava de os conhecer visto que nao se percebem mesmo estes resultados, conhecendo eu minimamente a maioria destas terras.

 
At 21 de julho de 2009 às 17:41, Anonymous Anónimo said...

Também concordo. Nao compreendo como alguns concelhos conseguem certas posiçoes. No caso de Ponte de Sor é obvio. Até acho um resultado bonificado para Ponte de Sor. Mas sobre esses critérios falem com aquele rapaz da câmara (acho que é Miguel Ministro). A base de estudo é a mesma base de estudo usada nos concursos publicos para ordenar alternativas com uma ou outra alteraçao. Obvio que dependerá dos parâmetros e da importancia que se dá a cada um deles.
Ele so nao vos responde porque também nao sabe responder sobre os concursos publicos. Esse senhor, que apenas está a mando do Pinto, teria de responder a muitos aspectos sobre quase todas as obras principalmente, o aerodromo municipal. Certamente este ranking corresponde a critérios internacionais e nao tem logica duvidar dos critérios porque eles sao aplicados com igual peso em todos os concelhos. Pode sim haver oscilaçoes com base nas informaçoes prestadas pelas camaras. Nao deverá haver duvida, Ponte de Sor é mesmo dos piores concelhos a nivel nacional.

 
At 21 de julho de 2009 às 17:41, Anonymous Anónimo said...

Num comentário anterior já indiquei o endereço para consultar o estudo.
Mas para os mais distraídos aqui fica mais uma vez:

http://www.dge.ubi.pt/pmanso
Jorge Mangerona

 
At 21 de julho de 2009 às 18:03, Anonymous Anónimo said...

no estudo mais recente, de 2009, com dados de 2006 (este tem dados de 2004), ponte sor aparece em 121º (sobe 26 lugares).
http://www.dge.ubi.pt/pmanso/Estudo%20sobre%20qualidade%20de%20vida%20dos%20concelhos%20portugueses%202009.pdf

 
At 21 de julho de 2009 às 18:07, Anonymous Anónimo said...

havendo 278 concelhos ate estamos ligeiramente acima da media

 
At 21 de julho de 2009 às 19:16, Anonymous Anónimo said...

Fixe!

Fronteira, Castelo de Vide, Elvas, estão à frente de Ponte de Sôr...

Vai tudo bem neste concelho que é o nosso.

"É só qualidade de vida"!

É o estado onde chegamos...

 
At 21 de julho de 2009 às 20:56, Anonymous Anónimo said...

Pago impostos elevadissimos so para este concelho para que?! para a merda do Electrico? para as viagens de sonho? para os assessores? para as fundaçoes da treta? Este concelho é uma vergonha. Nao da para ter orgulho desta merda

 
At 22 de julho de 2009 às 10:32, Anonymous Anónimo said...

Se os senhores quiserem ir morar para fronteira, porque não vão para lá... Se não conhecem castelo de Vide, deviam saber que sempre esteve a frente de Ponte de Sor, assim como Elvas já que esta tem a proximidade de Espanha e só isso chega para estar em numero um a frente de Lisboa ou Porto.
De longe que a mais bonita é Ponte de Sor... mesmo comparando com muitas outras. É a cidade mais plana do Pais, é bem estruturada, com ruas direitas que têm passeios, etc...
Porque é uma cidade jovem e não tem centro histórico. Sempre fomos uma cidade de passagem, já desde que éramos só um lugar a beira rio no tempo dos romanos...
Por que não tentam experimentar o google maps para verem a nossa cidade vista do céu, e compara-la com outras da mesma dimensão e história.
Sim porque é difícil comparar Ponte de Sor com Guimarães...
E de que se queixam as pessoas??? Temos falta de infraestruturas? Temos escolas com fartura, mas não temos alunos(abandono escolar), temos cinema e teatro mas ninguém la vai porque tão nas lonas e é melhor dizer mal do teatro que foi feito de nível, a nível de desporto há campo de futebol do melhor, vários pavilhões, piscina coberta e descoberta, tudo ao serviço da comunidade. Há o jardim, mas ninguém vai para la passear... Existe a zona ribeirinha, projecto fantástico, no seguimento da expo98, para dotar a terra de um espaço de lazer ímpar e o que se vê lá... só as pessoas de fora que vêm em excursão e param para comer qualquer coisa.
A fundação foi um projecto grande demais e avançado para a sua época, da responsabilidade de um particular e da câmara... Não acho que a culpa seja maioritariamente desta ultima, até porque temos um exemplo maior com o museu Berardo a ocupar grande espaço no CCB e o governo também não pode fazer nada quando aquilo deu para o torto.
Mais uma vez digo que não há qualidade de vida porque não há dinheiro na terra. mas quem vem de fora diz que há poucas assim, tal o numero de vivendas fantásticas e de apartamentos modernos. Já para não falar do parque Automóvel... é uma terra de invejas... as pessoas querem ter aquilo que não conseguem pagar e depois dá em sobre endividamento. Se houvesse mais dinheiro as pessoas podiam desfrutar muito mais a terra e andavam mais contentes. O comercio seria muito melhor e a cidade iria atrair mais pessoas para viver.
E já que falam no caso das empresas, também é culpa da câmara que a delphi feche???? Parece que as pessoas que aqui escrevem não lêem jornais... se não têm dinheiro para eles, que leiam as edições on-line. A crise é mundial, meus amigos e toca a quase todos... aos que não toca, esqueçam porque não são como eles e nem vão conseguir ser.
Porque não desfrutam do a terra lhes pode dar? Já dei vários exemplos e dou mais um... quantos dos senhores vão á biblioteca? e quantas pessoas tentam levar, para que o nível cultural da cidade seja mais elevado?
... como dizia alguém que muito amou a cidade... "A ignorância é o mal da sociedade"

 
At 22 de julho de 2009 às 12:12, Anonymous Anónimo said...

mai nada!

 
At 22 de julho de 2009 às 13:23, Blogger Unknown said...

Existem aqui idiotas que não merecem viver em Ponte de Sor.
Vão para Avis.

 
At 22 de julho de 2009 às 15:53, Anonymous Mestre Lopes said...

Estive a ler o post das 10:32 AM, em muitas das coisas até concordo consigo, há inveja muita inveja, muita dor de corno, sim é verdade.
No tempo do Eng. Abelho Amante, isso também se passava, mas aí as pessoas pensavam mais no bem comum. Foram feitas infra-estruturas para o futuro, levou-se a electricidade até sítios impensáveis, esgotos, caminhos, estradas, comprou-se terrenos, preparou-se o futuro.
Veio a presidência do Dr. Taveira Pinto, houve mais dinheiro as pessoas incentivadas por isso e por a nossa cultura enraizada, parecer mais que os outros, levou ao descalabro.
Aproveito-se a base, zona industrial, bairros novos, zonas de lazer, enfim o progresso estava em marcha, ainda bem!
Uma boa casa para ser mesmo boa casa tem que ter uma boa base: o nosso concelho teve isso, mas para a casa ser funcional, útil, bom desempenho também tem que ter o telhado perfeito, ou pelo menos que desempenhe as suas funções, proteger do frio e da chuva do inverno, do sol e calor do verão.
Conclusão: Temos uma população de nariz no ar, arrogante e cheia de manias. A nossa cultura de migrantes levou a isso, temos que nos lembrar que os nossos pais, avós ou bisavós vieram de fora do nosso concelho (temos que parecer mais que o nosso vizinho).
O nosso concelho precisa de uma liderança forte e de futuro, que pense mais nos naturais e residentes e menos nas mordomias e no seu próprio status.

Mestre Lopes

 
At 22 de julho de 2009 às 17:01, Anonymous Anónimo said...

Nao merecem viver em Ponte de Sor. Como se se tratasse do melhor lugar do mundo. Até mete nojo a começar pelas pessoas (essa do nariz no ar é absolutamente verdade). Mas nao passa disso pois é uma cidade de finos mas dos pelintras

 
At 22 de julho de 2009 às 21:02, Anonymous Anónimo said...

Qualidade de vida é na Barroqueira.
Consta que o Pinto acabado de chegar de Itália, instalou-se na piscina com a conquista Italiana, nada menos que a ex-namorada do Berlusconi, ela mesmo a Addario das festas do primeiro ministro italiano.
Isto é que é grandes vidas á custa do erário publico.
Em Itália na ultima semana foram noitadas atrás de noitadas, quem pagou fomos todos nós.
Continuem a votar em quem esbanja o dinheiro dos nosssos impostos, a mascara chama-se Sete Sóis,Sete Luas, SETE VIAGENS POR ANO!

 
At 22 de julho de 2009 às 22:37, Anonymous Anónimo said...

Os Municípios e a Qualidade de Vida em Portugal - Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior.

O ranking apresentado mostrou-nos (Dados de 2004)para 2007

Ranking do Indicador de Qualidade de Vida (Dados de 2006)para 2009

1.Lisboa
2.Albufeira
...
16.Évora
...
19.Crato
...
24.Portalegre

32.Campo Maior
...
34.Beja
...
47.Monforte
...
62.Fronteira
63.Castelo de Vide
...
72.Elvas
...
88.Marvão
...
121.Ponte de Sor
...
132Sousel
...
134.Arronches
...
143.Alter do Chão
...
155.Nisa
...
193.Avis
...
217.Gavião

 
At 23 de julho de 2009 às 13:01, Anonymous Anónimo said...

Não gostam deste,vão para outro
Era um grande favor que faziam!!!!!

 
At 23 de julho de 2009 às 16:35, Anonymous Anónimo said...

Olhe eu sou dos que nao gosta (odeio) de Ponte de Sor e faço ate questao de o afirmar naquela votaçao do site do municipio e a todos os que me perguntam. Sei que muita gente tambem nao gosta mas hoje nao é facil ir de um sitio para outro quando se tem uma familia. E nao me refiro a serviços, locais de lazer, condiçoes basicas. Refiro-me as pessoas. É o pior activo que Ponte de Sor tem

 
At 24 de julho de 2009 às 12:26, Anonymous Anónimo said...

Como querem que o Distrito de Portalegre melhores se os deputados eleitos pelo distrito, sobretudo do PS, apenas se preocupam consigo mesmo. Já reparam que Miranda Calha, por exemplo, é deputado há mais de 20 anos? O que é que fez pelo distrito?
E vão continuar a votar nele?

 
At 26 de julho de 2009 às 16:18, Anonymous Anónimo said...

lamento que o comentador das 4 35m tenha um ódio tão grande ás pessoas de ponte de sor;
admiro-me como perde o seu tempo a falar das mesmas.
você,chegou cá foi com o cu virado para a lua;quer mais ,trabalhe!!!

 
At 27 de julho de 2009 às 00:53, Anonymous Anónimo said...

quem é o miranda calha?é aquele que anda sempre a mastigar pastilhas?
deixem o homem,falem da nossa gente,do Pinto,do Quim,do João;
forasteiros,não interessam aos PONTESSORENSES.

 
At 3 de agosto de 2009 às 10:02, Anonymous Carlos Braga said...

Qual a fonte desta informação?
TenhO serias dúvidas relativamente à veracidade deste post.

Consultei varias fontes relativamente a 2009 e nada coincide com esta informação.

Obrigado | Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home