sábado, 19 de junho de 2010

JOSÉ POR JOSÉ


Clique na imagem
para ler na integra

Etiquetas: ,

10 Comments:

At 21 de junho de 2010 às 14:28, Anonymous Anónimo said...

Estou em frente ao écran, penso em tanta coisa e não consigo dizer nada!
Saramago é Saramago um homem que nunca se vergou, um homem que manteve sempre a sua coerência. Quando todos pensaram, que após o Nobel, o homem ia amolecer, que se iria dobrar, que ia deixar de ser incomodo. Não. Homem recto com os suas ideias, com os seus ideais, com os seus semelhantes.
Não tive o privilegio de o conhecer pessoalmente, mas acho que a ideia que tenho dele deve corresponder aquilo que ele foi.
Toda a sua obra literária é apaixonante, uma leitura bem mastigada, uma leitura lenta e concentrada.
É bom ler Saramago.
Lendo a sua obra, é a melhor homenagem que se pode dar a este grande homem.
No nosso concelho não devera haver homenagens! pois era um obstáculo muito incomodo.

Mestre lopes

 
At 21 de junho de 2010 às 17:33, Anonymous Anónimo said...

Mestre Lopes
Você ou é parvo ou tem a mania que é esperto. Então se no seu último parágrafo diz que não deverá haver homenagens porque o José Saramago era incómodo, mas passa o seu comentário a fazer elogios ao GRANDE Saramago. Se essa conversa não é de porco comuna, não anda longe.

 
At 22 de junho de 2010 às 09:20, Anonymous Anónimo said...

Podia contra argumentar com adjectivos na área da bovinocultura, mas iria descer ao seu nível de educação.
O grande Saramago, como o senhor lhe chama, foi simplesmente um homem, um homem que conseguiu denunciar através da sua Grande obra literária, as injustiças e opressão do homem sobre o homem, no passado, presente e futuro.
Será que no nosso concelho existe essa opressão e subserviência?

Mestre lopes

 
At 22 de junho de 2010 às 21:33, Anonymous SUSETE said...

Nesta parvalheira de chamada cidade tudo o que não se verga são comunas.
são uns tristes ,antes comunas que lambe botas ,para não descer ao nível de certos tristes comentários.

 
At 24 de junho de 2010 às 12:42, Anonymous Anónimo said...

O Saramago já devia 20 anos à cova!

 
At 24 de junho de 2010 às 14:40, Anonymous Anónimo said...

e tu preparate que podes ser o proximo a fazer-lhe companhia.

 
At 24 de junho de 2010 às 16:37, Anonymous Anónimo said...

o comentario de"Quinta-feira, Junho 24, 2010 12:42:00 PM"deve ter sido escrito por alguem do circulo da sueca que o mais erudito que leu foi o jornal desportivo quase que apostava nalgum cessor do presidente .
Ja agora uma pergunta? sabes quem foi Sramago? nao penses que era algum ogador d ebola , brasuca que foi nacionalizado portugues.
Estes governates ate as nacionalidades ja vendem.
gostam de destruir a cultura e depois de seculos pedem perdao.
Atwe nopasquim do vaticano depois de nos terem sugado os milhares de euros para satisfazer a vaidade do seu chefe de estado, dizewm mal d eSaramago, mas nao vi nada escrito quando das falencias do Ambrosiano e outros bancos ligados ao vaticano que lavavam dinheiros da organizaçoes terroristas, nem dos pedofilos dos seu padres
Se nao es deste circulo seras algum beato que passa os dias na igreja?
E que estes de facto e que

 
At 24 de junho de 2010 às 21:47, Anonymous Anónimo said...

o comentário do dia 24 das 12h e 42m.
Deve ser de algum socialista(xupista)emrráivecido e muito furibumdo?
José Saramago foi um Homem de palavra,foi comunista até ao fim.
alguns poíticos são uns vira casacas é só asenar-lhes com um tacho melhor mudam logo de partido
não têem vergonha nas trombas só
olham para o umbigo deles não têem
dignidade passam por cima de todos
só para arranjar mama para eles e
família.
Eu tenho vergonha de ser português.

 
At 25 de junho de 2010 às 09:12, Anonymous Anónimo said...

Um conselho aos "comentadores" das 12.40 e 12.42 PM do dia 24: VÃO MAS É APRENDER A ESCREVER PORTUGUÊS. Para quem defende o Saramago, devia saber escrever. Beijinhos!

 
At 25 de junho de 2010 às 22:35, Anonymous Anónimo said...

Uma boa parte da direita portuguesa é burra, idiota, pouco dada a respeitar o pensamento alheio, arrogantes, inculta, ciumenta das capacidades alheias, é isso que explica a ausência de uns na homenagem a Saramago e a forma hipócrita como outros se lhe referira, como se a simples diferença ideológica permitisse menorizar a dimensão do homem. Quer queria, quer não, goste-se ou não dele, Saramago superou-se e superou-nos, não custa nada admiti-lo, é um tributo que merece quem nos elevou enquanto povo.

Custaria muito a um líder da direita escrever palavras como as que esqcreveu o Mariano Rajoy, o líder da direita espanhola?

«La fuerza de la palabra
Con José Saramago desaparece un novelista enérgico, comprometido con la fuerza de la palabra. Sus libros son testimonio de ello. Intensos, arrebatados, desvelan la precisión visionaria de quien escribía desde dentro, invocando una pasión íntima que surgía de la imaginación, pero que no renunciaba a tener los pies en la tierra, palpando sus contradicciones y sus injusticias. Sé que no compartíamos el mismo horizonte político. Él creía en unos ideales que no son los míos, pero eso no impide que aprecie en su obra la convicción compartida de que la dignidad del hombre, más allá de las diferencias, siempre cuenta. Sus personajes mostraban esta forma de pensar. En ellos latía un aliento pesimista que dejaba abierta una puerta a la esperanza, a la espera de que el lector sacara sus propias conclusiones acerca de su conducta: de lo que hacía con su vida y de cómo lo hacía. El año de la muerte de Ricardo Reis, Memorial del convento o Ensayo sobre la ceguera son ejemplos de este proceder literario. Saramago fue uno de los grandes escritores del siglo XX y un gran amigo de España. El reconocimiento internacional que mereció su obra fue, también, un homenaje esperado al portugués: una lengua portentosa, bella y fértil desde sus orígenes; una lengua próxima, íntima, hermana, como el pueblo que la habla y que siente a través de ella.»
El Pais

Cambada de idiotas!

 

Enviar um comentário

<< Home