OS "TEMPOS" ESTÃO NA MESMA?
A menina da fotografia cresceu e chama-se Maria da Conceição Tina saiu no Público esta semana.
Patrícia Carvalho pegou no depoimento da hoje mulher e professora que nos anos 60 foi a menina retratada por Gerard Bloncourt numa fotografia ícone da emigração portuguesa em França e teve aquele toque de génio que faz a jornalista desaparecer do texto e dar-lhe a magia de um depoimento.
É uma pequena obra-prima: está ali a História, do que fomos e somos, a beleza de uma mulher que se abre revelando a memória, a teia que força hoje a sua filha desempregada a emigrar (as repetições na História são ambas tragédias), conta-nos como a mulher só este ano se soube a menina retratada e fotografa-lhe a vida que foi a de tantas meninas e meninos, nem todos com um final quase feliz.
Parabéns a Patrícia Carvalho, a Gerard Bloncourt e a Maria da Conceição Tina, e deixo-vos aqui o pdf para que estas páginas circulem pela rede, partilhem, partilhem sff, num tempo de cinzas há sempre um raio de sol onde a vida da gente também sai no jornal.
Ler na integra: A menina da fotografia
J.J.C.Etiquetas: Emigração, Portugal um País de Bananas Governado por Sacanas
20 Comments:
Algumas destas histórias fazem-me recordar o meu passado, quando fui com os meus pais e o meu irmão para o Luxemburgo em 1969.
Quando penso no que os meus pais sofreram, sinto um aperto no coração e facilmente me veem as lágrimas aos olhos.
Infelizmente estamos a voltar a esses tempos de pobreza e a assistir novamente a um exodo de portugueses para o estrangeiro.
Recomendo que vejam este blog sobre os tempos da emigração a salto, e onde também surge esta foto magnifica:
http://aurevoirportugal.blogspot.com/
É verdade, os tempos estão diferentes mas na mesma, só que antes, os pais tinham muitos filhos para lhes assegurarem a subsist~encia trabalhando desde cedo e neste momento, asseguram a subsist~encia de toda a família sem trabalhar. São esses que a tudo têm direito, são esses os isentos de tudo o que é dever material e educacional. São esses que estão a formar os homens de amanhã, pois as famílias que trabalham já não t~em direito a ter filhos.
Isto é tudo a mesma merda não vêm os Nés a viver nas nossas antigas escolas eles têm tudo, não pagam água, não pagam luz não pagam renda de casa, não contribuem para a nossa sociedade em nad,a mas só tem diretos pois os deveres de cidadãos são para os outros que para ter alguma coisa fartam-se de foçar.passam os dias nos cafés a gastar o nosso dinheiro que lhes é pago no rendimento minimo.
Isto é tudo a mesma merda não vêm os Nés a viver nas nossas antigas escolas eles têm tudo, não pagam água, não pagam luz não pagam renda de casa, não contribuem para a nossa sociedade em nad,a mas só tem diretos pois os deveres de cidadãos são para os outros que para ter alguma coisa fartam-se de foçar.passam os dias nos cafés a gastar o nosso dinheiro que lhes é pago no rendimento minimo.
Isto é tudo a mesma merda não vêm os Nés a viver nas nossas antigas escolas eles têm tudo, não pagam água, não pagam luz não pagam renda de casa, não contribuem para a nossa sociedade em nad,a mas só tem diretos pois os deveres de cidadãos são para os outros que para ter alguma coisa fartam-se de foçar.passam os dias nos cafés a gastar o nosso dinheiro que lhes é pago no rendimento minimo.
Porquê ?? Porque vocês Teêm aí um Presidente de Camara parecido com eles...foi promessas atrás de promessas para eles votarem nele..agora tem de lhe dar o que não merecem...mas votaram no Sr.Dr. da Mula Russa....Estes e outros que no fim de contas são parecedos tambem, mas durante estes 20 Anos que essa Merda desse Pinto aí está foi : Cabazes,mobilias, electrodomésticos, rendimentos minimos etc,etc.....
e passam os dias à grande e à Francesa.......
Corram com essa Merda desse Bugalheira a pontapé antes de acbar, a mama que tem estado a mamar à quase 20 Anos....
A.Amiguinho
Os rapazolas que tomaram conta do poder estão a brincar com os portugueses e o país começa a ser uma espécie de SimCity da família dos Batanetes.
Fazem-se experiências, testam-se testes, sugerem-se ideias, brinca-se com a vida de milhões de portugueses.
Por este andar ainda algum filho de um qualquer Gaspar ou Álvaro decide fazer como TPC para as suas aulas do ensino básico um teste de uma qualquer medida, por exemplo de um novo código laboral.
Um bom exemplo desta forma inteligente dos Batanetes brincarem à política económica foi a famosa descida da TSU com que enganaram os portugueses na campanha eleitoral.
Onde estão o que omo António Borges defendiam uma descida acentuada?
Onde estão os que como Passos Coelho defendiam um aumento do IVA para financiar a descida da TSU? Onde estão os que como Bagão Félix defendiam o seu financiamento com os recursos financeiros da Segurança Social?
A verdade é que os Batanetes mudaram de ideias, aumentaram na mesma os impostos, empobreceram em regime forçado os funcionários públicos e esqueceram a indispensável descida da TSU.
Em alternativa à descida da TSU um dos Batanetes, muito provavelmente aquele rapaz com ar de sem abrigo que se dá pelo nome de Gaspar, teve uma brilhante ideia, se decidissem obrigar os trabalhadores a darem mais umas horas semanais de trabalho à borla o resultado era o mesmo, os patrões teriam uma redução de custos.
Era mas não é, o idiota que teve esta brilhante ideia esqueceu-se da aritmética, se uma os trabalhadores de uma empresa trabalham mais horas e a empresa produz o mesmo terá de despedir trabalhadores.
Os Batanetes esqueceram-se de que iam levar o país para uma contracção brutal da actividade económica e que lá por fora as coisas tendem a piorar.
Isto é, ao emprego destruído pela pinochetada orçamental do Gaspar iam juntar-se os desempregados resultantes do aumento de produtividade que os batanetes decidiram promover pela via administrativas.
A tal medida que iria aumentar a produtividade das empresas e salvar o país teria o efeito inverso, iria criar mais desemprego e acentuar a recessão.
Algum Batanete menos burro dos que os outros deve ter-se percebido o buraco em que se estavam a meter e tiveram mais uma brilhante ideia, própria o alto nível do intelecto dos Batanetes, proibir o recurso à meia hora diária de trabalho escravo às empresas que despedirem os escravos.
Se assim é apenas as empresas que tenham um aumento das encomendas poderão recorrer à escravidão, isso significa que a medida em vez de aumentar a competitividade das empresas que estão em dificuldades vai favorecer as empresas que não precisam de ajuda.
Brilhante!
Começo a achar que seria impossível juntar tantos idiotas num governo.
Alguém me explica porque é que no centro de artes existe um funcionário protegido pelos manos Pinto que se encontra sistematicamente bêbado e, de forma a alimentar o vício, começou a roubar o dinheiro das vendas de livros e fotocópias E NÃO LHE ACONTECE NADA?
E a história do putedo nas viagens e os GPS, queremos saber! Na câmara já toda a gente quem é que ele come, venha agora o deboche das viagens! Com certeza que ele não se satisfaz só com trinca espinhas!
Dinheiro de fotocópias....isso não dá para cigarros pá !!! os Manos Pintos levam grandes doses, não podem impedir o Rapazinho de levar o das fotocopias..........
Aí que falta já menos de DOIS Anos !!!!!!
João Amiguinho
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/testes-de-alcool-a-funcionarios-da-camara-de-faro
Isto é que fazia falta em Ponte de Sor
Ai nao que nao satisfaz. é sempre às sextas ao fim da tarde.
E CONTINUAM OS COMENTARIOS DA TRETA! METAM-SE NAS VOSSAS VIDAS E DISCUTAM COISAS INTERESSANTES!
Que estranho o comentário anterior. Foi feito por alguém próximo dos visados. Algum dos amiguinhos que patrocina a coisa.
hoje mesmo os viram a ir ao lugar da rapidinha
Que más linguas. foram só trocar presentes de natal... lol
que ridiculos. pensam que ninguem percebe os segredinhos e os sinais e todos se riem por trás. mais valia assumirem e deixarem de ser ridiculos e amdar a enganar os esposos se e que tem estima por eles
...eu já vi esse senhor a meter cerveja dentro de uma lata de 7UP, estava acompanhado de uma amiga que me disse que era uma pena uma pessoa com as capacidades dele ter o problema que ele tem, mas dai a roubar, duvido!!
É uma questão de perguntar às colegas do dito senhor, desde que estas não tenham medo claro
Grande maluca! à tarde com um e à noite com outro! lol
Enviar um comentário
<< Home