segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O MAIOR DO NOSSO CONCELHO DE PONTE DE SOR

Aprender com os idosos, fazer uma recolha de vivências e modos de falar. A companhia de teatro Filandorra está a percorrer várias aldeias de Alfândega da Fé na busca de outros saberes para poder levar ao palco a peça Amanhã, de José Luís Peixoto.


José Luís Peixoto, Galveias, (4 de Setembro de 1974 - ), está nos Estados Unidos a apresentar as suas obras:
3 de Novembro de 2011
10.30 h Boston Colégio
17.30 h MIT (Boston)

4 de Novembro

12.30h Universidade Brown (Providence)
7 de Novembro
Universidade de Georgetown (Washington)

9 Novembro

12.00h Bibloteca Healey Universidade de Massachussetts (Boston)

Boston College

O campus do Boston College parece Hogwarts, a escola de Harry Potter. Como todos as universidades americanas, é deserto na hora das aulas e, depois, nos intervalos, enche-se de alunos. Cheguei numa hora vazia e, por isso, tive oportunidade de desfrutar deste outono de Massachusetts: árvores com folhas de todas as cores, muito sol, muita claridade, ar de uma nitidez gélida.

A apresentação decorreu para alunos de língua portuguesa e, por isso, aconteceu parte em português e parte em inglês. As leituras também.

Houve perguntas difíceis. Exemplo: quais as diferenças entre a ditadura de Salazar e de Franco? Esforcei-me por dar uma resposta correcta.

(Um dos refeitórios do Boston College)

MIT

Creio que toda a gente que já ouviu falar do MIT, lhe inventa uma imagem. Eu também era assim. Em muitos aspectos, os primeiros passos naqueles corredores corresponderam a essa imagem mas, depois, cruzei-me com um cartaz a anunciar a minha apresentação, estava exactamente ao lado de um cartaz a anunciar um seminário sobre a história do heavy metal. Foi então que comecei remodelar esse meu preconceito. O MIT é, de facto, um lugar onde se procura o conhecimento, onde quer que ele esteja.

A apresentação e as leituras foram feitas em inglês porque a maioria dos presentes eram alunos de literatura (e não de língua). Estas conversas podem ir por muitos caminhos. A conversa do MIT foi por um caminho bastante bom. Um indicador disso mesmo poderá ser a sua duração: 3 horas.

Havia também uma boa presença de alunos portugueses de pós-graduação. Estão organizados nos Estados Unidos através da Paps (Portuguese American Post-Graduate Society). Mais tarde, foi bom conversar sobre Portugal com alguns deles.

(Neste caso, não é o cartaz do seminário de heavy metal que está ao lado)

Brown University (Providence)

Já tinha tido oportunidade de fazer uma apresentação na Brown University, em Providence, Rhode Island. Regressar foi muito bom. Tive oportunidade de rever muita gente, professores, alguns alunos que agora são professores, etc. De novo, fui muito bem recebido pelo professor Onésimo Teotónio Almeida.

Além disso, com este outono que já referi, o Campus da Brown estava lindo. Não deve ter sido por acaso que Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft passaram tanto tempo em Providence.

Na Brown, dado o nível de a tradição e o desenvolvimento dos estudos portugueses, falei sempre na nossa língua. Se, em Portugal, as pessoas tivessem oportunidade de conhecer o trabalho que é desenvolvido no departamento de estudos portugueses da Brown University iriam ter muito orgulho.

(Cuidado com os downloads ilegais de software, a polícia do MIT pode apanhar-vos)

Nestas apresentações, o apoio de Sofia Soares, Ana Catarina Teixeira e João Caixinha foi imprescindível. Sinto-me muito grato por ele, tanto em nome pessoal, como em nome daquilo que fazem pela divulgação da nossa cultura nos EUA.

José Luís Peixoto

Etiquetas: , ,

15 Comments:

At 9 de novembro de 2011 às 00:19, Anonymous Anónimo said...

Ennquanto Alfandega da Fe divulga Jose Luis Peixoto, Ponte Sor divulga a verborreia e cretinice do Jordão, vimos logo que em Alfandeda nao ha vereadores como o irmao do Taveira que nem prestava para dar aulas visto que era a esposa que lhas preparava, nem Nabiças bem Jordoes e outros que por la andam.

 
At 9 de novembro de 2011 às 00:24, Anonymous Anónimo said...

Se nao fosse verdade ate parecia mentira, ha algum tempo o Taveira gozava com oSr Antonio Silvestre, autodidacta e reconhecido no Pais, agora paga do erario publico o lançamento daquele lixo do Jordão no tal hotel de Montargil.
Pelo menos os escritos do Sr,Antonio Silvestre ainda se le agora as verborreias do tal Jordao misturando alcraus e outras parvoeiras por favor.

 
At 10 de novembro de 2011 às 16:53, Anonymous Anónimo said...

Lá diz o Jordão: Portem-se bem que eu tambem não!

 
At 11 de novembro de 2011 às 20:22, Anonymous Anónimo said...

Esse tal Jordao ate uma advogada tiveram de contratar para lhe escrever o que ele devia dizer.
Claro que esse tal poeta e igual ao outro da fundaçao porque se fosse bom nao precisava de patrocinio de marcas de cafe ainda o hei-de ver patrocinado pelo papel higienico .
Por varias razors os burros que gerem o Municipio adoram Cabo Verde pq esses coitados levam com Jordao, Pintos e quejandos e nao interessa a seita investir em cultura ja que nem livros compram para a Bibliotecan pq ate os acessores sao incompetentes desde o ex professor , o outro que tirou um curso numa UNI de vao de escada tanto que o curso nem reconhecido e e nunca trabalhou fora do Balcao de BAres e Cervejarias na Ponte Sor,

 
At 11 de novembro de 2011 às 22:41, Anonymous Anónimo said...

Eu cortava-os rentes, à anos no executivo e foi necessário irem buscar um gaiato... o PS de Ponte de Sor que não apareça para resolver esta situação, que vai ver onde vai parar nas próximas eleições, com ou sem obras à Jardim!

 
At 12 de novembro de 2011 às 18:49, Anonymous Anónimo said...

Onde estão as Pessoas do PS-Ponte de Sor ???.não corram com essa MERDA dos Pintos já agora, e depois vão ver quando quizerem fazer as listas, eles a meterem lá pessoas que nunca foram do Partido, como já aconteceu agora na ultiman vez.....
Essa Merda desse Pinto Tonto felizmente já não podem concorrer, corram já com ele da Concelhia do Partido.....Fodam-no porque senão é ele que os fode a vocês....Não tenham medo desse MERDA.....Francisco Alexandre,Casaca,Sousa,Laranjeira,Cunca,Jose Coelho,Pitas,Maria Carmo,Marujo Henriques,Linos,e outros Tenham os TOMATES no sitio......

J.Ferraz

 
At 12 de novembro de 2011 às 20:34, Anonymous Anónimo said...

E que o Taveira nao sai da Camar, por alguma razao apoia o Toto do vice presidente para continuar ele a mandar visto que o tal Hugo deve ser uma boa marioneta nas maos do ditador depois tb la esta o dos pes tortos devem levar o Catalão que se prostituio e mudou para o PS ate a Conceiçao Figueira para apanhar um belo taxo visto que como advogada nepias se sujeitou a ser capacho do parvo do Jordao para conseguir um tacho na Camara,

 
At 13 de novembro de 2011 às 16:26, Anonymous Carlos Lopes said...

Tanta dor de corno...

 
At 13 de novembro de 2011 às 18:20, Anonymous Anónimo said...

O comentarista anterior tb deve ser nao um Cavaleiro daTavola Redonda mas um dos que analisan e estudo os problemas do Municipio nna mesa quadrada da Sueca nos Cadeiroes onde se sentam tb aquele que comprou o lugar ao filho em queijos

 
At 14 de novembro de 2011 às 09:53, Anonymous Anónimo said...

Não se esqueçam de ver amanhã a nossa selecção!

Zezé Camarinha

 
At 15 de novembro de 2011 às 14:01, Anonymous Anónimo said...

Enquanto não se pendurarem uns poucos numa árvore, isto não se compõe…somos mansos muito mansos…

 
At 15 de novembro de 2011 às 17:29, Anonymous Anónimo said...

Alguns são bem bravos...!

 
At 15 de novembro de 2011 às 19:18, Anonymous Anónimo said...

TODOS FALAM MAL DO PINTO, MAS É UM MÃOS LARGAS AGORA ATÉ EMPRESTA INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA PARA OS NOSSOS JOVENS SE DIVERTIREM NOS BARES CÁ DA CIDADE

 
At 16 de novembro de 2011 às 10:08, Anonymous Anónimo said...

E aquela jogatana ontem da nossa Selecção? 6 batatas à Bósnia!

 
At 8 de abril de 2013 às 04:47, Anonymous Anónimo said...

Bravo foг http://wwω.blogger.com, I found by
ѕearching foг " school " intο Google,
if you want to know all my news, that is : http://www.
nabila-allo.сom/ . A vіdeo as a gift ωaitіng for
уou on the homepage . See yοu soon . u003c3 Rudοlf

My blog; Nabilla Benattia

 

Enviar um comentário

<< Home