segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

COMUNICADO...

Comunicado da Direcção de Informação
da Rádio Portalegre

A Rádio Portalegre foi surpreendida no dia 15 do corrente mês com declarações do senhor secretário de Estado Adjunto do MAI, Paulo Pereira Coelho, em que acusa esta estação emissora de ter gravado «clandestinamente» uma «reunião de trabalho» realizada em Ponte de Sôr.



A Rádio Portalegre, fundada em 1989, cumpre com rigor o estabelecido no seu estatuto editorial, noticiando com isenção e pluralismo os acontecimentos relevantes para o Distrito de Portalegre e para o País.



Não pode, por isso, deixar de considerar as afirmações caluniosas do senhor secretário de Estado Adjunto do MAI como uma tentativa de condicionar a liberdade de informação e de desviar as atenções da polémica gerada pela sua intervenção em Ponte de Sor.

Cumpre, portanto, esclarecer a situação, recordando:

A RP marcou presença, no dia 13 de Dezembro, em Ponte de Sôr na sessão de «Demonstração dos Sistema de Vigilância e Combate de Incêndios», tendo sido, aliás, convidada para o efeito pelo presidente da Câmara de Ponte de Sôr, João Taveira Pinto, por ofício enviado a esta rádio no dia 7 de Dezembro.

Do programa constava um almoço, no fim do qual usaram da palavra, o presidente da Câmara e o senhor secretário de Estado Adjunto do MAI.

O colaborador da RP colocou-se junto ao senhor secretário de Estado Adjunto do MAI, com o microfone bem visível e devidamente identificado. Todos os microfones da rádio têm «cubo» e «bola de vento» com a inscrição «Rádio Portalegre».

Na sua intervenção, o senhor secretário de Estado Adjunto do MAI disse: «O SNBPC não tinha e não tem nenhum estudo criterioso para saber que dispositivo, que ameaças, que riscos existem em Portugal e com que meios os pode combater (…) Que não haja nenhum equívoco sobre isto, são verdades nuas e cruas, mas, com o devido respeito por todos os que andam aqui há muito anos e que sabem muito mais do que eu sobre isto tudo, sinceramente vos digo como cidadão e como português, envergonho-me do sistema que temos (…) Eu por mim, sei bem quais são as minhas responsabilidades, o que me admira é que alguns antes de mim não tenham tido a verdadeira dimensão de como sobrevive este serviço neste país»

Nesse mesmo dia, a RP passou nos noticiários da tarde, informação sobre a apresentação do sistema de vigilância. Posteriormente, a Direcção de Informação da RP apercebendo-se da gravidade das afirmações do governante preparou uma segunda peça jornalística, que foi emitida no noticiário das 12h00 do dia 15.

Tendo em conta critérios exclusivamente jornalísticos, a Direcção de Informação da RP decidiu retomar, no dia 15, o tema, uma vez que as afirmações do senhor secretário de Estado Adjunto do MAI eram importantes em termos de avaliação do funcionamento do SNBPC.

Não pode esta rádio deixar passar sem esclarecimento as acusações caluniosas do senhor secretário de Estado Adjunto do MAI. A RP reafirma que todos os presentes no almoço tinham conhecimento da presença de jornalistas, entre os quais se encontravam o colaborador desta rádio, um da Rádio Tempos Livres de Ponte de Sôr, tendo abandonado o restaurante antes do fim do almoço e um representante do jornal «Ecos do Sor». Este jornal, na edição de 14 de Dezembro, cita o senhor secretário de Estado Adjunto do MAI numa peça jornalística em que é referido que «Paulo Coelho apontou o dedo aos responsáveis regionais do SNBPC».

Gabriel Varela Nunes (CPJ n.º 10345)

Etiquetas: , ,