sexta-feira, 15 de julho de 2005

OBSERVAÇÃO

"Algures Perto de Si"

As palavras de Pacheco Pereira com o título em epígrafe suscitam-me a seguinte observação:

Obviamente, não só está uma guerra em curso no mundo, como é ela cada vez mais vasta e refinada do que nunca. Por exemplo, a partir do momento em que as mulheres passaram a ir á tropa (1948 - Israel ?) o civil e o militar quase que passaram a confundir-se. E, há acções de violência que não física que fazem sofrer tanto como estas. Por outro lado, porque há-de um civil ser à partida considerado inocente, e, um militar não?

Qual a melhor atitude a tomar então, nomeadamente para não sermos atingidos?
Abraão deu-se bem em não resistir fisicamente aos pastores do seu sobrinho Ló. O mesmo aconteceu com David em relação a Saúl. Mas, sem dúvida que também não podemos ser bons demais ( Vejam-se os Provérbios, da Bíblia Hebraica ).

Por outro lado, prevenir é importante.
O que se consegue mantendo os conflitos longe e mantendo-nos longe dos conflitos. Mas, não podemos ficar sempre neutros.
Temos de apoiar, com cuidado, os injustiçados.

Pode haver todavia ainda agressividades que nos escapem, mesmo, se não especialmente, em nós próprios.
Paz atrai paz, guerra atrai guerra...
Mas, o que é preciso e possível é integrar e unir guerra e paz.
Em nós e no mundo e universo.

Joaquim M. Machoqueira

5 Comments:

At 15 de julho de 2005 às 18:38, Anonymous Anónimo said...

Há certos comentários que definem só por si o estado de sanidade mental do seu autor. É verdade que a escola secundária teve, este ano, nalgumas disciplinas resultados excelentes, o que prova quão injustas foram certas críticas aqui nos comentários deste blogue a certos professores... E se é verdade que os bons professores se medem pelos resultados que os seus alunos obtêm nos exames nacionais, há pessoas que escrevem neste blogue que vão ter de alterar os seus critérios se quiserem continuar a agredir certas professores. Quanto às eleições para a escola secundária, também não vi que este blogue tivesse favorecido qualquer candidatura. O que qualquer pessoa inteligente e sensata não poderá deixar de considerar é que a escola secundária teve este ano a sorte de ter duas excelentes listas a concorrerem ao conselho directivo. E se a lista do actual conselho directivo venceu com indiscutível mérito, também é verdade que a lista derrotada obteve um resultado bastante honroso.

 
At 15 de julho de 2005 às 20:31, Anonymous Anónimo said...

Os contrários, ou aparentemente contrários, completam-se. Não é pois insano fazer a apologia da sua integração. Insano será o maniqueísmo, sugerir, por exemplo, que a matéria é má...

 
At 15 de julho de 2005 às 23:38, Anonymous Anónimo said...

como é possível? Olhar esta foto e escrever sobre factos importantes como a Escola,mas que nada tem a ver?

 
At 16 de julho de 2005 às 14:11, Anonymous Anónimo said...

Eu escrevi isto sobre a escola noutro local e no seguimneto dos comentários que aí vinham sobre a escola. Alguém terá copiado para aqui. Nos blogues, pelos vistos, pode-se fazer tudo.. As pessoas que os lêem é que devem ter a inteligência para os ler com algumas reservas e não acreditarem em tudo o que lêem.

 
At 16 de julho de 2005 às 20:46, Anonymous Anónimo said...

sim e a capacidade de engenharia e sistemas para lhe deitar este blog abaixo. Pode retirar alguns post, não pode, sr. administrador?
Faça favor de evitar a psicose. A vida humana - em Londres, Esmirna ou Bagdad vale sempre a mesma coisa. Nas Escolas quem tem bons alunos e bons correctores tem boas notas e o contrário é válido também. Para muitos péssimos alunos chegar ao 12.º já é um sucesso.

 

Enviar um comentário

<< Home