quinta-feira, 17 de novembro de 2005

OPINIÃO


Manuel Alegre,o presidente que o Alentejo precisa

"Venho dizer-vos que não tenho medo
A verdade é mais forte que as algemas
Venho dizer-vos que não há degredo
Quando se traz a alma cheia de poemas"
Manuel Alegre


Venho falar-vos do homem do país azul.
Venho falar-vos do homem que sabe que o Alentejo é a última utopia.
Venho falar-vos do homem do Atlântico e da Babilónia.
Venho falar-vos do homem da Praça da Canção, do homem do Canto e das Armas, do homem da Senhora das Tempestades, do homem da Alma de ser Português Errante, do homem de Sete Sonetos e um Quarto, do homem da Terceira Rosa, do homem que nasceu no mês de Maio, o mês das rosas e fez da rosa a seu flor, o seu símbolo, a sua bandeira.
Venho falar-vos do homem que tem orgulho de dizer Pátria, de escrever Pátria, de ser Pátria como nós alentejanos sentimos Pátria a nossa terra de silêncio e solidão, de dignidade e altivez.
Venho falar-vos do homem que sabe o exacto sentido do nosso cante, que sabe viver as coisas belas e simples da vida, como nós, como todos nós.
Que não vive numa redoma.
Venho falar-vos do homem que deu a cara por tudo em que acreditou.
Venho falar-vos do homem que dá a cara hoje num acto de cidadania quando era mais cómodo ver a caravana passar.
Venho falar-vos de um homem de Cultura porque a Cultura é uma coisa bela e bonita, porque a poesia é bela e bonita e o nosso povo sabe-o melhor que ninguém.
Venho falar-vos de um homem que assume a sua condição de político como uma entrega à comunidade e não para servir os interesses instalados.
Venho falar-vos do homem que quando estudante não passou ao lado da luta pela liberdade, antes pelo contrário.
Venho falar-vos do homem que não é indiferente às injustiças sociais e não veste o fato de mandatário dos grandes interesses.
Venho falar-vos de um homem corajoso, frontal, solidário que defendeu os interesses dos seus eleitores (por exemplo no caso da co-incineração).
Venho falar-vos dum homem que encara o futuro com equilíbrio e sensatez, dum homem que sabe que modernidade não significa a subserviência da República ao estrangeiro, mas sim lançar os alicerces para possibilitar que os melhores dos nossos jovens não partam.
Venho falar-vos do homem que não abdica dos princípios e da responsabilidade cívica de inverter um situação económica e financeira de pré-ruptura que se iniciou com um primeiro ministro que não gostava de ler jornais e hipotecou o futuro do país, o futuro da agricultura e do Alentejo.

Venho falar-vos do Homem que o País precisa para o pleno exercício da cultura democrática.
Venho falar-vos do Homem que o País precisa para salvaguarda de um Estado democrático com direitos sociais e instituições ao serviço dos cidadãos.
Venho falar-vos a todos vós, a todos os que se revêem nos ideais de Abril.
Venho dizer-vos que Manuel Alegre é o Homem certo que os portugueses merecem, que os portugueses, os alentejanos precisam para lhes ser devolvida a auto-estima. Manuel Alegre na Presidência da República não será apenas uma figura meramente protocolar, de discurso pedagógico e inócuo.
Por isso venho dizer-vos que Manuel Alegre é o Homem certo para ocupar o mais alto cargo da Nação.
O Homem de Cultura, o Homem das Letras, o Homem Lutador que é Manuel Alegre dá-nos a garantia dos valores do Humanismo, da Justiça, da Solidariedade, e também da firmeza, da dignidade que o País precisa para se rever na Presidência da República, com o orgulho de ser português, com o orgulho da Pátria.
Nós alentejanos, que tanto orgulho temos da nossa origem, sabemo-lo bem.
Nós alentejanos confiamos num Homem que sabe sentir o Alentejo, que sabe que o Alentejo é a última utopia, onde nós, os alentejanos, unidos na diversidade possamos construir o futuro, possamos percorrer o caminho da felicidade, saborear o silêncio na harmonia da soleira da porta, moldada no barro milenar desta nossa terra portuguesa, a nossa Pátria Alentejana.
A felicidade, o futuro constrói-se com os sentimentos e com a razão.
Manuel Alegre sabe-o, pratica-o. Manuel Alegre é o candidato que melhor conhece o Alentejo.
Manuel Alegre será o Presidente que mais garantias nos dá a nós, alentejanos, para percorremos o caminho da modernidade mantendo a nossa Identidade.
Manuel Alegre será o melhor Presidente para os alentejanos.
Manuel Alegre será o melhor Presidente para Portugal.


Eduardo Raposo