sexta-feira, 4 de maio de 2007

AS FADIGAS DOS DEPUTADOS

Há um preconceito reverencial sobre o Parlamento, em matéria de crítica. Atacar a nobre instituição é ferir o coração da democracia, diz quem julga saber. Mas não sabe, ou oculta o que pretende com esta sistemática recusa da crítica.
O Parlamento não é intocável.
Se censuráveis podem ser Presidentes da República, presidentes da Assembleia, primeiros-ministros e ministros – porque razão obscura o Parlamento ficaria à margem da vistoria?

A confusão é favorável às emboscadas da malícia. Escudados na fortaleza de São Bento, os parlamentares misturam as conveniências pessoais com as nobres exigências do cargo para que foram eleitos. A baralhada começa aí. Quem os elege são os partidos, as máquinas partidárias, que beneficiam o servilismo, as bajulações, a obediência. Os recalcitrantes, os que levantam objecções aos dirigentes partidários são irremediavelmente trucidados.

Pessoalmente, não sei quem é o meu deputado, aquele que propugna pelos interesses do grupo social, profissional e ideológico a que pertenço. Não tenho ninguém a quem pedir contas. Não me reconheço em nenhum daqueles que dizem falar por mim – mas não falam.

Os comentários tecidos em redor das actividades dos deputados são estarrecedores.
O dr. Cavaco, depois do dr. Sampaio, proclama a urgência de se dignificar a política e o Parlamento.
Nada se faz, se tem feito, para a mora
lização de uma actividade que devolve de si mesma a imagem da mais absoluta das inutilidades.

Os parlamentares demonstram uma ociosidade exasperante, são faltosos, falaciosos e fraudulentos: assinam o ponto e escapulam-se para os negócios privados, para os encontros que resultam em postos bem remunerados. Muitos deles servem-se da função para trocar favores, tratar da vidinha, organizar teias reticulares de amizades que, no futuro, irão beneficiá-los.
Não digo nada de novo.
Apenas torno público o que se sussurra.


O lugar de deputado é a base económica do apoio individual. A partir desse vencimento, parte-se para outras aventuras salvíficas da nação. Garante-se, primeira, uma reforma animosa. Há fortunas que se fizeram, fortunas imensas, obscenas, tendo como rampa de lançamento a Assembleia da República. Seria bom e extr
emamente útil saber-se das aposentações dos deputados, de todos eles, a fim de se separar o trigo do joio, desde a Constituinte até agora. Há criaturas que frequentaram o hemiciclo durante duas, três, quatro legislaturas sem jamais formularem uma ideia, apresentarem um protesto – sem nunca terem aberto a boca.

As fotos de Imprensa e as profusas imagens que as televisões nos dão constituem argumentos favoráveis à nossa repulsa.
O Tal & Qual da semana anterior titula Biscateiros da Nação" um texto no qual se diz que mais de uma centena de parlamentares se desdobram entre a Assembleia da República e cargos, funções e actividades privadas. E adianta que Jorge Neto, aplicado militante do PSD, é o campeão dos papa-empregos: tem 13.

Com a minha débil e rouca voz manifesto a Jorge Neto a minha mais rendida e comovida homenagem.

As fadigas por que passa este português ilustre, desdobrando-se, diligente e zeloso, entre a salvação da pátria e a direcção de empresas, companhias, por aí fora, impedem-no, certamente, de ter vida particular, de ler, ir ao teatro, ao cinema; de ouvir e ver, nas televisões, os altivos pronunciamentos do seu chefe, Marques Mendes. Almoça?
Janta?
Vai ao futebol?
Chacina a massa cinzenta com minuciosas leituras de doutrinadores políticos?
Delicia-se com os adoráveis textos de Rita Ferro?
Prefere Saramago a Lobo Antunes?
Que pensa de Marcelo Rebelo de Sousa?
Atende às recomendações semanais do nunca assaz louvado António Vitorino?


Estas dramáticas interrogações assolam o espírito do mais vulgar dos mortais, tendo em conta a informação prestada pelo Tal & Qual. Evidentemente, o caso de Jorge Neto não é único, mas parece-me exemplar. Ele costuma comentar, nas televisões onde a sua opinião é preciosamente escutada, as evanescências éticas de militantes e dirigentes de outros partidos; de criticar, com acerba inclemência, o desregramento do País, a ausência de competitividade dos trabalhadores, os prestígios da globalização como mecânica estruturadora do mundo do trabalho, a flexibilização?


Evidentemente, outros casos são referidos, ou aludidos, na peça publicada naquele semanário. O dr. Matos Correia, admirável presidente da Comissão de Ética da Assembleia da República, declara que todas as actividades dos deputados são susceptíveis de gerar incompatibilidades ou impedimentos. A afirmação, por inócua e desviante, nada diz. Como inócua e confusa é a proposta do extraordinário socialista António José Seguro, ao que parece destinada a criar um documento moralizador da baderna que tem sido embalada na nobre instituição.
Seguro é procedente da Juventude Socialista, alfobre, como todos os agrupamentos juvenis de todos os partidos, de um grupo de ociosos, cuja profissão é a de político. Há anos, o audaz Seguro concedeu uma grave entrevista ao pesado Expresso, que serviu de devastadoras anedotas e de hilariantes comentários. Dizia ele estar cansado da política caseira, mas totalmente disponível a servir a pátria augusta nas canseiras do Parlamento Europeu. E para lá foi, coitado!

Não é por decreto que se estabelece a morigeração das almas nem o rigor das práticas institucionais. Repare-se nas comissões de inquérito, de ética, de isto e de aquilo que povoam São Bento. Servem para alguma coisa de concreto? Dizem que os vencimentos dos deputados são de molde a impedir que os melhores entre os melhores lá estejam. Mas, pergunta-se, e o tal espírito de missão, tão apregoado pelos partidos?

Em consciência, como se pode dar crédito a esta gente que tem desacreditado a acção, presumivelmente vigilante e redentora, do Parlamento?
Obter um lugar de deputado é melhor do que ganhar o Euromilhões. Deste prémio toda a gente fica a saber. As pedinchas são inumeráveis. As tentações externas não param. Assim como assim, estar sentadinho nas bancas da Assembleia dá direito a muitas outras coisas, omissas e dadivosas. E também permite bater-se grandes sonecas.


B.B.

Etiquetas:

7 Comments:

At 4 de maio de 2007 às 18:26, Anonymous Anónimo said...

Basta ver o exemplo dos deputados do círculo eleitoral de Portalegre.
Os ilustres "deputedos" Miranda Calha e Ceia da Silva.
Um é o recordista em gastos em viagens.
O outro é o recordista em intervenções em bares de "meninas"

 
At 5 de maio de 2007 às 12:41, Anonymous Anónimo said...

Mas ja alguem foi capaz de explicar o que fazem estes senhores?
Aumentam-se a si prorios, viajan a nossa custa com cartoes de ponto
picados.
Dormem sestas pagas a peso d eouro, enfim a clase masi improdutiva deste pais.
Para que servem tantos?
O servico que fazem com 0 ja era muito.

 
At 6 de maio de 2007 às 02:51, Anonymous Anónimo said...

A TODOS OS INTERESSADOS

O PRESIDENTE DE CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE SOR, É NESTE MOMENTO ARGUIDO EM PROCESSO DE TRIBUNAL AINDA NÃO REVELADO E ESTÁ NESTE MOMENTO DE ACORDO COM ORDEM JUDICIAL COM TERMO DE IDENTIDADE E RESIDÊNCIA, DEVENDO-SE APRESENTAR ÀS AUTORIDADES REGULARMENTE E IMPEDIDO DE SAIR DO PAÍS.
A JUSTIÇA TARDA, MAS TALVEZ CHEGUE...

 
At 6 de maio de 2007 às 14:04, Anonymous Anónimo said...

Não acredito que o Pinto esteja com TIR. Como vai então continuar a fazer as suas international passeatas?

 
At 6 de maio de 2007 às 16:44, Anonymous Anónimo said...

Uma breve publicada hoje na 1ª página do Expresso revela que o nosso putativo engenheiro - PM Pinto de Sousa - resolveu ser criativo e num acto de abnegação e altruísmo decidiu doar a sua medula. Um acto louvável, se efectuado no anonimato e de acordo com as boas práticas.

No entanto, os seus assessores de imagem na sofreguidão de "implementarem" estratégias de reparação de danos olvidaram um pequeno pormenor: Só são admitidos dadores maiores de 18 anos e menores do que 45 anos. Se a biografia do natural de Vilar de Maçada está correcta, o jovem voluntário já passou o prazo.

Para confirmar os requisitos de dadores de medula basta consultar:
http://www.apcl.pt/PresentationLayer/ctexto_00.aspx?ctlocalid=13

Até breve!

 
At 6 de maio de 2007 às 20:54, Anonymous Anónimo said...

Possivelmente o homem quando nasceu passou logo a ter dois registos diferentes. Nos estudos, de notas de 12 passou para outras bem superiores, na idade certamente passar-se-á o mesmo.´Vão ver que foi mais um lapso de quem passou o registo e que se passou dos 18 anos, foi pouco.

 
At 8 de maio de 2007 às 12:38, Anonymous Anónimo said...

Que masi dados e que este senhor tem adulterados?

 

Enviar um comentário

<< Home