quinta-feira, 19 de julho de 2007

CONSTRUÇÕES NA ALBUFEIRA DE MONTARGIL ...[XVIII]

Núcleo Regional de Portalegre

Construções na Albufeira de Montargil

Quercus repudia declarações irresponsáveis

e
exige fiscalização por parte

das Entidades
competentes



A Direcção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – ANCN, reunida ontem, dia 17 de Julho de 2007 decidiu, de forma unânime, repudiar as infelizes declarações que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sôr tem vindo a proferir nas últimas semanas sobre a nossa Associação, Núcleo Regional e respectivos dirigentes.

Com efeito, consideramos inadmissíveis, insultuosas, falsas e totalmente despropositadas algumas das informações que o referido responsável autárquico tem, vindo a veicular publicamente e de forma avulsa, relativas à nossa actuação no caso das construções ilegais na Albufeira de Montargil.


Mais informamos que desde o início do processo tentámos obter de forma totalmente correcta informações junto da Câmara Municipal de Ponte de Sôr (em especial na reunião no dia 22 de Maio), não tendo o mesmo sido possível por total recusa do seu Presidente em connosco colaborar no apuramento da verdade dos factos.


Na mesma reunião, o Sr. Presidente da Câmara manteve sempre para connosco uma atitude extremamente ofensiva e insultuosa, facto que nos levou, em ofício do dia 30 de Maio, a protestar pela forma como fomos recebidos e a comunicar que iríamos restringir ao máximo todos os contactos institucionais com a referida entidade, nomeadamente eventuais projectos ou acções de sensibilização ambiental, enquanto não nos fosse apresentado um pedido formal de desculpas.

Não aceitamos pois de modo algum, que este assunto esteja agora a ser tratado com uma absoluta falta de verdade, distorcendo os factos ocorridos e tentando sobretudo, desviar as atenções das verdadeiras e graves ocorrências na Albufeira de Montargil.


Não aceitamos igualmente quaisquer tipos de conotações da nossa Associação, do nosso Núcleo Regional ou dos seus dirigentes com organizações político-partidárias, como de forma insistente e absurda tem vindo a ser referido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sôr. Relembramos que a nossa Associação é completamente apartidária, e que o Presidente e o Vice-Presidente deste Núcleo Regional não são militantes do partido referido, nem de nenhum outro.


Lembramos também que ao contrário do que alguns pensarão e por muito que lhes custe, a intervenção cívica não se esgota nos partidos políticos, mas diz respeito aos cidadãos e às Associações que também os representam de várias formas. E não temos dúvidas que estas Associações, onde nos incluímos, devem intervir publicamente quando em causa estão importantes valores ambientais, paisagísticos e de ordenamento do território.


E é neste sentido que temos intervido no processo de construções do Monte da Sagolga, Montargil.

Desde a nossa primeira tomada de posição, fomos da opinião que várias normas básicas legais de um correcto ordenamento do território não estavam a ser cumpridas nestas obras. E ao contrário de outros, não perdemos tempo com insultos ou artifícios, preferindo ao invés, a intervenção pública que nos assiste junto das entidades oficiais.



Os resultados da nossa intervenção não se fizeram esperar e a obra foi imediatamente suspensa pelo Ministério do Ambiente, através da CCDR do Alentejo, por falta de licenciamento do Domínio Hídrico, uma das razões por nós apresentadas.

Para além disto, e no local da obra, as vedações que impediam o livre acesso à água (também ilegais) foram retiradas e os pisos inferiores (também ilegais), com uma área superior a 1 000 m2, foram fechadas e aterradas pelo construtor.

Não obstante, continuamos a defender a ilegalidade da obra no seu todo, pelos factos já referidos nos anteriores comunicados e pelos seguintes, que se acrescentam, pelos novos factos constatados entretanto:

• A obra (não contando com os pisos inferiores aterrados) apresenta uma área de construção com cerca do dobro do autorizado pelo alvará emitido pela CM de Ponte de Sôr, pelo que toda a área a mais, está certamente ilegal sob o ponto de vista do Plano de Ordenamento da Albufeira de Montargil (POAM);

• A obra não respeita os vários parâmetros urbanísticos (área de construção, volumetria, implantação, etc.) apresentados no projecto de arquitectura aprovado pela Câmara Municipal de Ponte de Sôr e entretanto entregue na CCDR Alentejo;

• A obra, não se tratando de uma “recuperação” ou “beneficiação,” conforme nos foi já atestado por uma entidade oficial, não poderia ter sido nunca autorizada na “zona reservada”, como o definido no ponto 7 do Artigo 8º do POAM.

Na nossa opinião, estas ilegalidades não são passíveis de serem resolvidas com nenhum tipo de projecto de alterações ou alguma outra forma de expediente fácil, que permita posteriormente e de forma lícita, resolver as irregularidades cometidas.

Assim sendo, exigimos desde já que as entidades com maiores responsabilidades na fiscalização dentro da área abrangida pelo POAM (CCDR Alentejo e Câmara Municipal de Ponte de Sôr) exerçam a sua autoridade de imediato, intervindo dentro das competências que lhes são conferidas pelo Estado Português.

Dada a dimensão e gravidade do caso, não só exigimos o embargo definitivo das construções, assim como a reposição da situação anterior às infracções e a consequente minimização dos efeitos decorrentes das mesmas.

O cumprimento das normas legais em vigor não deve ser apenas obrigação de alguns, mas de todos os cidadãos e entidades deste País. Nesse sentido, iremos também continuar a colaborar com o Ministério Público e o respectivo Tribunal competente, na procura do apuramento de todos os factos relativos a este processo.

Portalegre, 18 de Julho de 2007

A Direcção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza



Etiquetas: , , ,

36 Comments:

At 19 de julho de 2007 às 17:05, Anonymous Anónimo said...

Finalmente alguém que começa a travar a furia bimba e nova rica do taveira. ele não está a cima da lei nem pode andar a maltratar instituições que fazem mais pelo nosso futuro e menos pelo o futuro de gananciosos e analfabetos como os taveiras pinto da vida. O taveira não mete medo a ninguém e montargil está a levá-lo ao fundo porque revela as falcatruas da camara com os patos bravos

 
At 19 de julho de 2007 às 17:06, Anonymous Anónimo said...

Então Senhor Dr. Taveira Pinto não manda outro comunicado a responder ao que foi publicado no dia 13 de Julho de 2007, pelo Semanário Económico e a este comunicada da Quercus.
O Senhor Presidente é um troca tintas, não é capaz de desmentir nada do que vai sendo publicado, porque o senhor está enterrado no lamaçal dos licenciamentos dos projectos do Carlos Saraiva até à pontinha dos seus cabelos.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor é um fantoche nas mãos do Carlos Saraiva, mas desta vez vai-se sair muito mal com esta grande amizade com este senhor.

 
At 19 de julho de 2007 às 17:24, Anonymous Anónimo said...

A educação do sr.Pinto foi posta mais uma vez a nu.

 
At 19 de julho de 2007 às 17:30, Anonymous Anónimo said...

É assim que se desmonta, mais uma vez a arrogância do Bugalheira e dos seus apaniguados.Estou cá para ver os processos no que vão dar.A Quercus neste seu comunicado desmonta as ilegalidades cometidas e avança com as soluções. Temos de por fim às ilegalidades todas a Lei não pode ser diferente para uns e outros nada podem construir.

 
At 19 de julho de 2007 às 17:35, Anonymous Anónimo said...

Está na hora da Câmara Municipal de Ponte de Sôr começar a actuar contra as ilegalidades cometidas nestas construções em Montargil.
Lá por as mesmas serem de gente poderosa e amigos do partido que os elegeu, devem ter igual tratamento que os restantes cidadãos.
Se o Presidente não quer actuar e fazer o trabalho para que foi eleito e é pago, ou se demite ou é corrupto!!!

 
At 19 de julho de 2007 às 18:08, Anonymous Anónimo said...

as chamadas eróticas,a fundação, o aeroporto, os mau tratos aos funcionários montargil é muita merda que o taveira vai pagar e muito caro

 
At 19 de julho de 2007 às 18:16, Anonymous Anónimo said...

Mas as ilegalidades não param nesta obra? Já tínhamos antes a Reserva Ecológica, a Rede Natura 2000, o Domínio Hídrico, os aterros, etc, etc,... Ainda mais isto?Será que neste país alguns fazem o querem, sem terem penalizações por isso? Isto não pode ser o 3º Mundo! Força a todos, que tem vindo a ajudar para mais este "caso" de inoperância das nossas entidades públicas ser conhecido de todos. E continuem!

 
At 19 de julho de 2007 às 18:26, Anonymous Anónimo said...

Os senhores da Quercus tem culpa em parte, antes d ese dirigirem ao presidente, ja deviam saber que ele euma especie nao rara mas protegida tipo avis rara, que s edistinhue dos outros papagaios por :
Ter bigode
Ser maleducado
Berrar muito para nao ser pisado
Adorar cambalachos com Brasileiros
Nomera de fiscais de obras que eram venedores d equeijos ou fiscalizavam carros., nomeados sem qualificacoes tecnica sou profissionais so na base da cunha que ate abriram comcurso fora do prazo.
Ja nao falamos nos qrquitectos e engenheiros que aprovam projectos dum pseudo eng brasileiro claro que fugiu depois d eter feito a asneirada do aerodromo, mas nao aceitam plantas do arq. filho do ex presidente(xuxas nao sou nem do partido nem da familia do ex presidente)
Portanto meus senhores temos de correr como estes aldraboes do betao senao fazem o memso que em Cascais no tempo do outro grande xuxalista o judas.
Basta ver a sconstruçoes dos patos bravos que estao agora a migrarem para a barragem.
Se algum xuxa da ponte duvida va a Cascais e veja as obras que se andam a fazer para remediar a sburrices do judas e quejandos

 
At 19 de julho de 2007 às 18:28, Anonymous Anónimo said...

O anonimo anterior, achas que ha seriedade nso departamentos publicos? Devia haver se o nosso belo pais nao fosse goverbado por dirigentes terceiros mundistas e vaidosos.
Ja reparaste qual e o unico pais da Europa a usar titulos d eSr ou Eng(nme que sejam falsos).
So o nosso

 
At 19 de julho de 2007 às 18:32, Anonymous Anónimo said...

O Taveira Pinto já nós sabemos como é. Devia ter vergonha de andar a mentir e tentar enganar as pessoas. A Quercus é uma entidade séria e se não fosse ela não se sabia metade da merda que vai para Montargil. O Taveira Pinto sempre disse que estava tudo legal, o que foi desmentido por várias entidades e a obra foi até mandada parar. O Taveira Pinto devia pedir desculpas a Ponte de Sôr por andar a enganar-nos só para proteger os seus amigos e os seus interesses particulares em Montargil.

 
At 19 de julho de 2007 às 19:40, Anonymous Anónimo said...

De facto Taveira Pinto se fosse serio, honesto,competente, bem educado, pediria deculpa, agora como ele mal educado ofendivo em virtude dos seus conhecimentos serem muito baixos nao pede.
E um sinal dos arrogantes, e a spesoas sao arrogantes quando? Qunado nao sabem falar nem estar socialmente e partem logo para as ofensas e gritaria.
Qume nao se lembra da sua 1ªtomada de posse, foi uma das maiores vergonhas a gritaria
as aseneiras que proferiu tipo Fernando Rocha.
Ele so fala bem quando joga a sueca com o grupo de eleitos que o bajulam para os negocios, quando se reuniam no cafe pas a suecada.

 
At 19 de julho de 2007 às 20:26, Anonymous Anónimo said...

Isto por aqui é só dor de corno vermelha!!!!!
Andaram anos no poder a pastar a vaca e agora andam por aí a mandar bocas. Agora até defendem todos o ambiente. Só falta irem todos para a barragem de Montargil de braço dado a cantar o Grandola Vila Morena. lol.

 
At 19 de julho de 2007 às 21:06, Anonymous Anónimo said...

Só há uma coisa que me fode o juízo!...

Se fossem os comunistas a denunciarem a merda que o presidente da câmara anda a fazer, todos assobiavam para o lado, porque isto são políticas e "a gente não se mete em políticas".
Como é a Quercus a alertar para este abuso de poder do presidente da cãmara, primeiro rotula-se de comunistas (para dar o mote), para depois assobiarem para o lado que isto são políticas, e a gente não se mete em políticas.

Em que ficamos?
Caros amigos, será que só agora se deram conta do tipo de gente que está no poder em Ponte de Sor?
Quantos mandatos ainda serão necessários?

 
At 19 de julho de 2007 às 22:11, Anonymous Anónimo said...

O anónimo que escreveu isto:«Isto por aqui é só dor de corno vermelha!!!!!
Andaram anos no poder a pastar a vaca e agora andam por aí a mandar bocas. Agora até defendem todos o ambiente. Só falta irem todos para a barragem de Montargil de braço dado a cantar o Grandola Vila Morena. lol» é que deve ter uns pares e grandes. Porque nem é capaz de desmentir uma palavra.
Palavras para quê, como escreveu o Tonho no seu livro, um Chuchalista...

 
At 19 de julho de 2007 às 22:16, Anonymous Anónimo said...

avante camarada avante...loooool

 
At 19 de julho de 2007 às 22:24, Anonymous Anónimo said...

Andas muito enganado com as cores deves ser daltónico, sabes cresce um pouco, não vejas política onde não há, o que se passa aqui é pura e simplesmente o estrito cumprimento da Lei, que deve ser igual para o António da Tasca e para o Carlos Saraiva.

 
At 19 de julho de 2007 às 22:37, Anonymous Anónimo said...

ups, laranjita podre!!

Afinal também há por aqui laranjinhas!!

Que CÚligação engraçada!!

Já pensaram ir juntos às próximas eleições?!

 
At 19 de julho de 2007 às 22:50, Anonymous Anónimo said...

A verdade incomoda-os muito, cada dia se vai sabendo mais, a população já viu onde isto chegou, eles estão a ficar enterrados até à pontinha dos cabelinhos, já nada os safa, até os advogados pagos a preço do ouro, vão abandonando os processos que decorrem a tribunal.

 
At 19 de julho de 2007 às 23:25, Anonymous Anónimo said...

Oh Pinto Bugalheira foste entalado à força toda, não vale a pena chamares nomes à Quercus, que eles são muito mais responsáveis do que tu.
Só te resta uma coisa, demite-te já antes que vás para a cadeia

 
At 19 de julho de 2007 às 23:40, Blogger O Semeador ao Pó das Obras said...

A Quercus não é como as associações que o Taveira Pinto domina do seu concelho. Ele pobre homem só conhece bem as associações que lhe prestam vassalagem, como o Eléctrico, a seita Brasileira-Caminhar, a banda das Galveias, a orquestra das Harmónicas e outras que tais. Desta vez foi enrabado à força toda, pensava que chamando-lhes nomes e conotandos politicamente os ia dominar, escolheu o alvo errado. A Quercus mostra mais uma vez que é uma associação de gente empenhada na defesa do ambiente e é essa a luta que desenvolvem em Ponte de Sor, em Portugal e conjuntamente com as suas congéneres internacionais no mundo. São pessoas livres e de grande iniciativa.Não sou associado da Quercus mas já hoje pedi a minha filiação para os poder ajudar a defender a causa do ambiente com o meu contributo de associado, porque por falta de tempo é só o que posso fazer por eles.

 
At 20 de julho de 2007 às 00:43, Anonymous Anónimo said...

Só mesmo quem não percebe nada do que está a dizer, nem sabe da missa metade, pode acreditar em super defensores do ambiente.Meus amigos, as aparencias iludem. São só tretas! O problema é simples, quando todos comem corre tudo bem, quando há quem fique sem comer...vejam o que se passou no PNSACV com urbanizações ilegais a passarem a projectos de interesse nacional. Quando saiu essa decisão ainda houve um bocadinho de show off da treta mas depois ficou tudo bem. É que há pessoal que por aí se faz passar por defensor do ambiente mas depois até tem casas nesses sitios "impróprios". Por isso "Semeador..."(essa da filiação foi das coisas mais engraçadas que li ultimamente) e outros que por aqui escrevem, deixem de ser anjinhos. Para além disso, estes atrasos só vão custar mais dinheiro aos portugueses, de uma maneira ou de outra, porque no final isto acaba com palmadinhas nas costas e um brinde num qualquer restaurante.
Mais uma vez voz digo:
ANJINHOS!!!!!!!!!!!!!!!!

 
At 20 de julho de 2007 às 01:26, Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo anterior: não tenho opinião que existam super defensores do ambiente, nem super defensores de nada....
Existem sim, e disso tenho muitos testemunhos, várias pessoas por esse mundo fora, que em nome de várias causas, entre as quais a ambiental, trabalham de forma voluntária por um mundo que querem melhor.
É nessa lógica, que as Associações de Defesa do Ambiente desenvolvem a sua missão em Portugal. Casos recentes de oposição aos chamados "Projectos de Interesse Nacional", inclusivamente com acções interpostas em Tribunal, são facimente comprovadas nos sites das mesmas Associações (Geota, Quercus, LPN, Fapas, etc.)
Quanto às dúvidas que levanta, talvez pudesse apresentar os factos em concreto, senão estaremos a cair no mesmo jogo do Sr. Presidente da Câmara que junta no mesmo saco tudo o que não interessa, mistura e tornar a dar, para ficar tudo igual....
Brindes no restaurante e palmadinhas nas costas, suponho que se refere talvez a alguns empresários e autarcas? Tudo o resto será a brincar???
Sou sócio de uma Associação de Defesa do Ambiente, e acho que é o minímo que posso fazer para os ajudar no seu trabalho. Por isso não vejo onde estará o tão de "engraçado" que diz no comentário do Semeador.
Tenho seguido este caso com interesse e acho justo que se aplique a lei de igual forma a todos. Se a construção está ilegal, então que as instituições actuem e penalizem os responsáveis. Só assim poderemos dizer que temos direitos iguais.

 
At 20 de julho de 2007 às 03:31, Anonymous Anónimo said...

bom..agora pia fino. espero q haja inteligencia e tino para os responsaveis apresentarem novas e novas conclusões

 
At 20 de julho de 2007 às 09:33, Anonymous Anónimo said...

è muito curioso o que escreve aqui no blog e o que se ouve à boca cheia nas ruas da ponte de sor. O taveira anda tao mal visto que toda a gente a proveite qualquer deslized para o achincalhar e ele merece porque estamos fartos da sua burrice e infatilidade e arrogancia na forma e maneira de gerir a terra para a qual foi eleito e vai para a rua assim que o povo quiser

 
At 20 de julho de 2007 às 12:14, Anonymous Anónimo said...

Dá para verificar pelas fotos da Quercus e do Semanário Económinco que aquilo não é nenhuma casa dde habitação, como consta do alvará da Câmara, mas sim um empreendimento turístico!
Dá também para ver que tem uma área bem maior que o alvará permite. Será que só o pessoal da quercus e os jornalistas têm fitas métricas para tirar as medidas do mamarracho? A Câmara e a CCDR não têm fita ou não têm coragem? Deixem-se de politiquisses e actuem! Este caso passou a semana passada num programa da RTP e começa a ser uma vergonha para todos!

 
At 20 de julho de 2007 às 12:31, Anonymous Anónimo said...

O ANÓNIMO QUE DISSE "ANJINHOS" DEVE PENSAR QUE SÃO TODOS COMO ELE, CORRUPTOS... ESTA HISTÓRIA TEM PROVADO QUE O TAVEIRA É QUE TEM ANDADO A MENTIR DESDE O INÍCIO E QUER ENGANAR O PESSOAL PARA TIRAR PROVEITOS PRÓPRIOS.

 
At 20 de julho de 2007 às 15:50, Anonymous Anónimo said...

Há algo que não compreendo.
O barco só chegou a este porto com a conivência/complacência de, pelo menos, uma centena de pessoas, entre autarcas, funcionários autárquicos, residentes no concelho, construtores e trabalhadores civis, etc. Como tal é possível aocntecer não sei explicar.

Osvaldo Lucas
Quanto à Quercus, e certamente uma ou outra organização ambientalista, tenho algumas reservas. Têm uma tendência danada para se porem em bicos dos pés (vulgo 10 minutos de fama), e por vezes sai-lhes o tiro pela culatra. Gostaria de saber, no resultado das N providências cautelares e similares. Será que são maioritariamente indeferidas ou acabam por perder a acção?
Claro que no meio de um ou outro dislate alguma coisa de jeito há-de ser feita.

 
At 21 de julho de 2007 às 17:12, Anonymous Anónimo said...

As vigarices deste grupo são tantas de norte a sul e até nas ilhas. Isto está entregue aos bichos...

 
At 21 de julho de 2007 às 20:48, Anonymous Anónimo said...

Meu Muito Amigo Taveira Pinto: Não gosto nada de ver neste Blog ou nos jornais, seja o que for a dizer mal da tua Pessoa...Mas pá...Tenho-me vindo a inteirar o que na verdade se passa no Concelho de Ponte de Sor e ...Não te posso perdoar...Porque vens tu com mentiras em comunicados,jornais etc.etc. Onde as coisas estão à vista de todos...Não venhas atirar areia aos olhos dos outros pá...Não sejas mal criado,tu ofendes os outros de forma muito pior, usas palavriado pior daquele que usava o ZORBA ndo estava Bêbado.....Não tens razão nenhuma para ofenderes os outros...Tu tens sido:Muito mentiroso,Arrogante e mal criado,Muito mau gestor, muito negativo mesmo,e acredito mesmo em CORRUPÇÃO.
Tens então servido alguns;mas isso fica mal a um Presidente da Câmara SÉRIO...Por Muito que o teu Primo Nuno e outros que tens servido BEM te peçam mais para não dares ouvidos e continuares na Câmara, não os ouças a ELES, porque senão estás a enterrar-te cada vez MAIS...
UM CONSELHO AMIGO : DEMITE-TE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, não tenhas essa metida na cabeça que sendo Presidente será mais difícil ires para a CADEIA, olha que não é...
DEMITE-TE JÁ...Aconselha-te um BOM AMIGO....

 
At 22 de julho de 2007 às 23:07, Anonymous Anónimo said...

Para que não existam duvidas sobre a vigarice deste CS vejam como os licenciamentos são uma mentira pegada e o que realmente vai ser construído completamente na ilegalidade e com a conivencia do DR Pinto
http://www.cs-grupo.com/alentejo.html

 
At 22 de julho de 2007 às 23:09, Anonymous Anónimo said...

è mesmo á descarada, nem tentam esconder nada, eles mandam e fazem como lhes apetece e nós anjinhos a ver passar e eles a encher os bolsos

 
At 23 de julho de 2007 às 16:04, Anonymous Anónimo said...

"À mulher de César, nas basta parecer séria, tem de o ser!"

 
At 23 de julho de 2007 às 19:29, Anonymous Anónimo said...

oh cultura em pessoa, ve la bem se essa frase nao esta ao contrario? deves ser comuna, so pode!

 
At 23 de julho de 2007 às 22:45, Anonymous Anónimo said...

Todos os Homens honestos mataram César. A alguns faltou arte, a outros coragem e a outros oportunidade mas a nenhum faltou a vontade

 
At 24 de julho de 2007 às 22:22, Anonymous Anónimo said...

Caro bloguista que tece comentários à actuação das Associações Ambientalistas,
Se estivesse por dentro do trabalho que é desenvolvido por essas Associações não diria o que disse, pois a maior parte do trabalho dessas Associações diz respeito a projectos de Educação Ambiental e Conservação da Natureza, que não são divulgados por falta de mediatismo. De qq forma, se são essas Associações a virem defender a legalidade em bastantes casos, muitas vezes é porque há falta de coragem de muita gente, que se limita a falar e não actua, ligando para a linha SOS Ambiente p.e.
Quanto às providências cautelares, como no resto, é uma questão de fazer uma pesquisa (na net p.e.) e tirar conclusões. Hoje, nem de propósito, o caso Portucale foi notícia de abertura. Este caso, só para recordar, começou com uma providência cautelar para travar um abate de sobreiros (interposto por uma ONGA)e avançou depois com o Ministério Público para um caso de corrupção, tráfico de influências, falsificação, etc, etc...
Quanto a Montargil, não nos afastemos.. a legalidade deve ser reposta e a Quercus teve um papel fundamental na denúncia do caso. Agora, com todas as outras entidades envolvidas, é preciso acreditar que algumas coisas funcionam neste País e há regras para cumprir, com penalizações para quem não cumpra.

 
At 25 de julho de 2007 às 15:38, Anonymous Anónimo said...

Portugal pinado

José Sócrates foi o primeiro candidato a primeiro-ministro que inscreveu no seu programa eleitoral a intenção de desvincular as receitas das autarquias da cobrança que lhes cabe referente aos impostos sobre a propriedade imobiliária. Na altura, eu saudei efusivamente a sua anunciada intenção, porque finalmente ouvia alguém disposto a terminar com esse incentivo à especulação imobiliária e à devastação paisagística que consiste em uma autarquia ter tanto mais dinheiro quanto mais construção autoriza. Pareceu-me um sinal altamente positivo, vindo de alguém que, aliás, deixara créditos firmados como ministro do Ambiente.

Mas José Sócrates, primeiro-ministro, tratou logo de se esquecer da promessa feita por José Sócrates, candidato a primeiro-ministro. Pior do que isso: sob o seu alto patrocínio e responsabilidade, temos assistido ao assalto final, com requintes de barbaridade e selvajaria jamais vistas, ao que resta da paisagem protegida e ainda não estragada em Portugal. A filosofia em vigor com este Governo pode ser exemplarmente definida por uma frase daquele senhor que usa a alcunha de ministro do Ambiente, referindo-se às autorizações dadas para a construção de milhares de camas turísticas em áreas da Rede Natura na costa alentejana: “Não fazemos dos valores naturais um obstáculo ao desenvolvimento económico”. Está tudo dito: é impossível ser-se mais claro. E aterrador.

E, se assim o pensa o Governo, melhor o faz. Em 24 de Maio de 2005, o Conselho de Ministros aprovou a Resolução nº 95/05, pela qual o Governo se propunha incentivar “mais e melhor investimento” através de “empresas fortes, dinâmicas e ambientalmente sustentáveis”, para o que passaria a apoiar directamente “projectos com especial valia nos planos económico, social, tecnológico, energético e de sustentabilidade ambiental”. E como? “Promovendo a superação dos bloqueios administrativos e garantindo uma resposta célere, sem prejuízo dos mecanismos legais necessários à salvaguarda do interesse público, nomeadamente a nível da segurança e do ambiente”.

Nasciam assim os malfadados Projectos PIN, que estão rapidamente a transformar Portugal num país mais feio, mais degradado e ambientalmente insustentável. Nestas coisas, por mais que a experiência já nos tenha ensinado a não criar ilusões, há sempre uma esperança que as boas intenções que escorrem como água cristalina das páginas do ‘Diário da República’ não sejam apenas um embuste e, por vezes até, como é o caso, capazes de produzirem o efeito exactamente contrário àquele que se apregoa. Eu imaginei, de início, que os projectos PIN se destinavam, realmente, a incentivar investimento criativo, tecnologicamente avançado, inovador, eficiente energeticamente e amigo do ambiente, capaz de fazer renascer a nossa indústria moribunda e ensinar-lhe que existe mais vida para além da mão-de-obra barata. Enfim, acreditei nas boas intenções do Governo.

Alguns projectos PIN, é justo que se diga, vieram ao encontro dessas intenções. Mas um ano e meio de experiência feita mataram quaisquer ilusões. Se se esperava sobretudo investimento estrangeiro, a maioria é agora nacional; se se esperava investimento na indústria, nas áreas tecnológicas, em I&D, a maioria é sim na construção turística de massas e na especulação imobiliária. Por isso, aliás, é que a maioria dos projectos é nacional: porque os especuladores imobiliários do costume viram nos PIN um autêntico ovo de Colombo para - sem estudo de impacte ambiental obrigatório, sem discussão pública prévia e até sem conhecimento público prévio - terem desde logo aprovados pelo Governo, apadrinhados e acelerados por ele, projectos que, de outra forma e em países civilizados, morreriam no papel. Basta que juntem a módica quantia de 25 milhões de euros (e, quanto maior for o projecto, mais fácil chegar lá) e que os serviços dependentes do tal senhor que responde pelo título de ministro do Ambiente atestem que, conforme exige a lei, o projecto tenha “adequada sustentabilidade ambiental e territorial” – coisa ainda mais fácil de conseguir do que juntar 25 milhões: que o diga o Algarve e a costa alentejana, onde os projectos PIN chovem a um ritmo mais frequente do que os dejectos de gaivota.

E basta preencher estes dois requisitos e mais quatro de sete objectivos secundários previstos na lei e facilmente justificáveis para que os projectos PIN consigam o milagre de inverter o ónus da aprovação. Uma vez reconhecido com a chancela PIN pela respectiva comissão de acompanhamento, o projecto já tem o OK do Governo e o seu apoio através de uma chamada “entidade dinamizadora” – que, como o nome indica, vai-se substituir aos interessados, actuando como sua advogada junto da Administração local e central, exigindo imediata obediência e operacionalidade, queimando todos os prazos e dispensando todas as formalidades que um simples cidadão que queira aumentar em dez metros a sua casa não consegue. E, quanto maior for o projecto imobiliário, maior é a sua “sustentabilidade ambiental e territorial”, segundo o Ministério do Ambiente, e maior é o empenho do Governo na sua rápida consumação. Deste modo, um projecto PIN, em rigor, nem chega a ser projecto algum: é um requerimento particular que, uma vez aprovado rapidamente (no máximo, em 30 dias), transforma-se numa espécie de decreto administrativo que não é impugnável nem discutível e que a todos colhe de surpresa, vinculando toda a Administração, derrogando todas as leis e procedimentos administrativos de salvaguarda e fazendo tábua rasa do respeito pelas zonas vedadas à construção – com a consequente realização de fantásticas mais-valias que nem sequer são fiscalmente tributadas. Era exactamente aquilo de que os nossos “dinâmicos” empresários do imobiliário turístico precisavam para poder dar largas ao seu estremado amor ao país. Nem nos seus melhores delírios eles ousaram alguma vez sonhar com uma benesse destas! E ainda lhes dizem que estão ao serviço do “interesse público”!

Escusado será dizer que a miragem dos postos de trabalho sempre anunciados aos milhares e publicitados acriticamente pela imprensa se destinam a ser preenchidos por ucranianos, romenos, brasileiros e angolanos – por quem tenho toda a consideração, mas não ao ponto de sacrificar o que falta do nosso património natural para lhes dar trabalho. Escusado será dizer que morrem assim de vez quaisquer veleidades de levar a sério as declarações habituais sobre a protecção do ambiente e a promoção do turismo de qualidade.

Olhe, dr. Manuel Pinho: tenho muita pena de não poder aceitar o seu amável convite para a inauguração do ‘Allgarve’. Gostava de o ouvir pessoalmente esclarecer que o ‘Allgarve’ significa que desta vez é que o Algarve todo, falésia por falésia, vai ser sepultado em betão. A bem do interesse público.

Miguel Sousa Tavares

 

Enviar um comentário

<< Home