terça-feira, 14 de agosto de 2007

PONTE DE SOR, PERDE A PRINCIPAL FESTA RELIGIOSA DA CIDADE

A padralhada de Ponte de Sôr

elimina a festa de

Nossa Senhora dos

Prazeres

em Ponte de So
r

e acaba com uma tradição de

séculos

«Festa de Nossa Senhora da Assunção
É no próximo dia 15 de Agosto que a Igreja Católica Celebra a Festa de Nossa Senhora da Assunção. Maria foi glorificada na Glória. Com Ela é glorificada a Igreja. Esta festa litúrgica tem um significado muito especial para a Igreja. Nossa Senhora da Assunção não pode ser substituída por Nossa Senhora dos Prazeres. É a mesma Mãe de Deus mas com um título diferente e um mistério particular. A Comunidade de Ponte de Sor vai celebrar a Mãe de Deus, na Sua Assunção ao Céu, com o seguinte programa


Dia 14: Vigília da Assunção . A Missa vespertina será no largo da Santa Casa da Misericórdia, às 21h00.
Segue-se uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora da Assunção com a sua bela imagem. O percurso é o seguinte: Santa Casa da Misericórdia, Rua Damião de Góis para a Zona Ribeirinha. Sobe a Av. Marginal até à Rua Luís de Camões. Na Av. da Liberdade, desce pela faixa direita até à Igreja Matriz onde termina.

Dia 15. É feriado e Dia Santo para a comunidade dos crentes. Ao meio dia (12h00) teremos a Eucaristia comunitária. Maria na Glória do Céu é sinal que antecipa a futura cidade celeste. Ela é a base segura da esperança que anima todo o Povo de Deus na sua caminhada para a Pátria celeste. Maria elevada ao Céu em corpo e alma constitui para todos nós garantia da Ressurreição futura e da vitória do bem sobre o mal.»

Ecos do Sor,

7/Agosto/07,
Nº1335

Etiquetas: , ,

9 Comments:

At 14 de agosto de 2007 às 18:41, Anonymous Anónimo said...

Uma vila sem tradições é uma vila morta.
Com esta esta decisão dos párocos da vila, mais uma tradição pontessorense acaba.
Longe vão os tempos em que a Santa era transportada pelo "Tio Ambrósio", empregado da Casa Vaz Monteiro, no carroção desde a ermida à ponte, onde os fiéis à noite aguardavam para ser trazida em procissão até à matriz, como eram fabulosas as festas populares de Nossa Senhora de Prazeres, com a actuação de grandes artistas e um belo fogo de artificio, como era grandiosa a procissão do dia 15 de Agosto em que os fiéis demonstravam a sua fé pelas ruas da vila.

 
At 14 de agosto de 2007 às 21:42, Anonymous Anónimo said...

Não sei de quem e a culpa mas de facto a nossa Cidade tem deixado morrer as grandes tradições, como A festa de Agosto, a feira de Outubro, que eram conhecidas por toda a parte agora com sete sois e fundações ninguem conhece a Cidade.

 
At 14 de agosto de 2007 às 23:26, Anonymous Anónimo said...

Os culpados somos nós, pontessorenses, comodamente sentados no sofá em frente à televisão que nada fizemos ao longo dos anos para incuntir nos nossos filhos e netos essas tradições. Nem a festa da Salgueirinha escapou a este desmoronar de tradições em Ponte de Sor. É pena falarmos tanto e fazermos tão pouco.

 
At 15 de agosto de 2007 às 11:38, Anonymous Anónimo said...

mas afinal quem manda somos nós e enquanto deixarmos esta cambada fazer o que quer não há dignidade. se fossemos unidos e activos a festa realizava-se com padres ou sem padres chega de andarmos ao sabor desta gente que não tem competência para decidir o que é melhor para nós e para ponte de sor. que tal comecarmos a cagar neles e a fazer o que deve ser feito

 
At 16 de agosto de 2007 às 21:09, Anonymous Anónimo said...

Então mas ainda não perceberam?
se a Junta não fosse do Manel João PS,e fosse do Manel João CDU como dantes, havia vontade política para organizar a romaria à Sra. dos Prazeres.

Agora os tempos são outros... o Pinto estala os dedos e o Manel João PS agacha-se! Aguentem-se.

 
At 16 de agosto de 2007 às 21:19, Anonymous Anónimo said...

la tinha de vir uma gosma da CDU fazer campanha. ate estava a estranhar so sobrar pos padrecos

 
At 16 de agosto de 2007 às 21:55, Anonymous Anónimo said...

O senhor(a) anónimo(a) que escreveu isto:
«Então mas ainda não perceberam?
se a Junta não fosse do Manel João PS,e fosse do Manel João CDU como dantes, havia vontade política para organizar a romaria à Sra. dos Prazeres.

Agora os tempos são outros... o Pinto estala os dedos e o Manel João PS agacha-se! Aguentem-se.»

Não sabe do que fala:

1-A festa em causa nada tem a ver com a organizada pela população de Vale de Açor, no 1º Domingo de Maio nem nada a ver com a do 1º Domingo de Setembro organizada por Castelo de Vide;

2- A festa em causa a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecida por Festa de Agosto de Ponte de Sor, era organizada em Ponte de Sor, tendo como dia principal de festejos religiosos o 15 de Agosto;

3- Foi esta festa que se realizou em Ponte de Sor, há mais de dois séculos que a padralhada de Ponte de Sor, acabou com ela.

 
At 27 de agosto de 2007 às 21:33, Anonymous Anónimo said...

Que falta faz por ca o Marques de Pombal.
Volta por favor e poe os jesuitas na ordem

 
At 30 de dezembro de 2010 às 13:08, Blogger Ana Rita said...

Eu Conheci nuito bem o tio Ambrosio ( era meu tio emprestado), Quando eu era crinça dava-me laranjas

 

Enviar um comentário

<< Home